Fui reprovado no exame de vista do DETRAN, o que fazer? 2024

O exame de vista do DETRAN é um fator decisivo no momento de conquistar a carteira nacional de habilitação. Afinal, com a visão comprometida, é impossível que o cidadão conduza um veículo em segurança. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra o que fazer quando for reprovado no exame de vista do DETRAN.

exame-de-vista-DETRAN 2024

Exame de vista do DETRAN: como funciona?

Como o próprio nome sugere, o exame de vista do DETRAN consiste em uma avaliação oftalmológica realizada pelos departamentos estaduais de trânsito. O exame é de grande importância. Afinal, com a visão comprometida o condutor não consegue garantir a segurança no trânsito.

como-funciona-exame-de-vista-DETRAN 2024

A princípio, a visão é considerada o sentido mais importante no momento de conduzir um veículo automotor. Dessa forma, todo candidato à habilitação deve realizar a avaliação oftalmológica.

O exame de vista do DETRAN também deve ser realizado pelos motoristas que planejam renovar a Carteira Nacional de Habilitação.

No decorrer da avaliação oftalmológica são realizados vários testes a fim de descobrir qual o campo de visão do condutor. Nesse sentido, o médico analisa a visão central, periférica e tridimensional.

Visão central

Em síntese, no teste de visão central o médico analisa como é formado as imagens da mácula do condutor. Em outras palavras, o médico verifica o ponto da retina onde o motorista enxerga os objetos com detalhes. E, consequentemente, como o cidadão vai enxergar as placas de trânsito, os semáforos, os pedestres e afins.

Visão periférica

A princípio, a visão periférica permite que o condutor enxergue ao redor do seu campo visual. Normalmente, durante o exame de vista do DETRAN o médico analisa como é formado a imagem na área periférica da retina.

Ao contrário da visão central, a visão periférica não proporciona riqueza de detalhes. No entanto, as imagens observadas com a visão periférica permitem, inclusive, que o motorista dirija durante a noite.

Visão tridimensional

Em resumo, é graças a visão tridimensional que o motorista consegue uma boa noção de espaço, distância, tamanho e profundidade. Dessa forma, ter a visão tridimensional bem avaliada no exame de vista do DETRAN é imprescindível para obter a carteira nacional de habilitação. Por fim, o exame de vista do DETRAN funciona na seguinte forma:

  • Primeiro, o médico avalia a mobilidade ocular e a acuidade visual do candidato;
  • Na sequência é analisado o campo visual, o fundo de olho, a visão cromática e a visão estereoscópica;
  • Por último, o médico descobre se o condutor tem uma boa visão para conduzir um veículo automotor.

Quando o condutor é reprovado no exame de vista do DETRAN?

De antemão, não é necessário que a visão do condutor seja perfeita para que ele seja aprovado exame de vista do DETRAN. Afinal, para cada categoria de habilitação é considerado uma porcentagem específica de visão central e periférica. Por exemplo:

reprovado-exame-de-vista-do-DETRAN 2024

Para as categorias A e B

De modo a ser aprovado no exame de vista do DETRAN para as categorias de CNH’s A e B, o condutor precisa ter a visão:

  • Central: igual ou maior que 50%;
  • Periférica: igual ou maior que 60º nos dois olhos;
  • Total: equivalente a 66% da visão central e 120º de visão periférica no melhor olho.

Para as categorias C, D e E

Só serão aprovados no exame de vista do DETRAN para as categorias de CNH’s C, D e E, os condutores que tiverem a visão:

  • Central: igual ou melhor que 66%;
  • Periférica: maior ou igual a 120º em ambos os olhos;
  • Total: visão central melhor ou igual a 50% no pior olho e 120º de visão periférica nos dois olhos.

Normalmente, o condutor é reprovado no exame de vista do DETRAN quando não tem as visões central e periférica necessárias. Se, por ventura, o cidadão não for aprovado no teste limiar de visão noturna e de reação ao ofuscamento, comprovando que pode enxergar bem mesmo com baixa luminosidade e se recuperar rapidamente após o ofuscamento direto, também é possível que ele seja reprovado no exame de vista do DETRAN.

O que fazer ao ser reprovado no exame de vista do DETRAN?

Ainda que o condutor pense que o médico do Detran está agindo de má fé apenas para conseguir mais dinheiro, a reprovação no exame visual é um alerta e deve ser usado em benefício do motorista. Afinal, algo em seu campo de visão precisa ser tratado.

Dessa forma, ao ser reprovado no exame de vista do DETRAN, é importante que o cidadão procure por um oftalmologista. Afinal, esse profissional vai ajudar no diagnóstico do problema e na resolução da dificuldade visual.

Grande parte das reprovações nas avaliações oftalmológicas do Detran acontecem em virtude de erros refrativos. Dessa forma, é importante fazer a solicitar a receita de novos óculos para os casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo ou providenciar os óculos.

O condutor deve ter em mente que existem muitas situações onde a perda definitiva da visão acontece. E, por esse motivo é necessário providenciar ajuda médica e resolver o problema de vez.


Se gostou, curta e compartilhe: