IPVA 2024 atrasado Detran MG: Pagamento e Licenciamento 2024

A princípio, todo proprietário de veículo deve arcar com os custos envolvidos na aquisição do automóvel. Além disso, existem documentos que devem ser pagos anualmente pelo proprietário do veículo. O IPVA é a taxa de licenciamento são bons exemplos. Quer saber como efetuar o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran MG? Então, continue a leitura desse artigo e descubra.

ipva-2024-atrasado-detran-mg 2024

O que é o IPVA e qual sua importância?

Antes de mais nada, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Este é um imposto estadual que deve ser pago anualmente. Uma vez que o recolhimento do imposto seja de responsabilidade estadual, seu valor tende a oscilar de acordo com as normas de cada Estado. Porém, os valores normalmente variam entre 1 e 6% do valor do veículo na Tabela Fipe.

O valor arrecadado com o IPVA é empregado na educação, na segurança, na saúde e na manutenção das vias públicas. Nesse sentido, é de suma importância efetuar o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Caso contrário, todo investimento nos pontos críticos dos municípios pode ser comprometido.

Quando o proprietário não faz o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ele pode ser penalizado. Por exemplo, quando for parado em uma blitz, o veículo pode ser detido. Além disso, o CPF do proprietário do veículo pode ser inscrito na dívida ativa.

O não pagamento do IPVA pode prejudicar também na venda do veículo. Isso porque, nenhum potencial comprador se responsabilizará por fazer o pagamento do imposto, à vista, juntamente com a taxa de juros.

Por fim, se o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores não for quitado, o licenciamento do veículo não poderá regularizado. E, consequentemente, sem o licenciamento regularizado, o veículo não pode trafegar com segurança pelas vias públicas.

Como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran MG?

O IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse é um imposto estadual. Em Minas Gerais, o estado oferece um desconto de 3% para quem efetua o pagamento do IPVA à vista.

pagamento-ipva-2024-atrasado-detran-mg 2024

No entanto, para que não dispõe dessa condição, o estado permite que o IPVA seja parcelado em até 3 vezes sem juros. Caso o prazo ainda não atenda às necessidades do proprietário, é possível dividir o débito em mais vezes.

Contudo, nessa última opção, o proprietário precisa pagar as taxas extras. As taxas são impostas pelas organizações bancárias, de acordo com suas realidades.

Vale ressaltar que, para conseguir ser contemplado com o parcelamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o proprietário precisa estar dentro do prazo. Caso o IPVA esteja atrasado, o pagamento deve acontecer em cota única.

Por fim, para fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao departamento de trânsito do estado de Minas Gerais, o proprietário do veículo precisa:

  • Acessar o site do Detran MG
  • Clicar em Veículos
  • Selecionar a opção ” TAXAS / IPVA / SEGURO DPVAT”
  • Ler atentamente as orientações
  • Clicar no link e ser direcionado para o site da Fazenda  site da Fazenda
  • Informar o RENAVAM
  • Emitir a Guia de Arrecadação de IPVA

De antemão, a Guia de Arrecadação de IPVA deve ser paga nos bancos credenciados. Por exemplo: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Mercantil do Brasil e similares.

Pagamento do Licenciamento junto ao Detran MG

O licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório. Ou seja, todos os proprietários e condutores de veículos devem trafegar apenas quando o documento estiver regularizado. Caso contrário, o proprietário e o condutor estarão sujeitos a receber as penalidades cabíveis. Isto é, multa em e 7 pontos na carteira de habilitação.

ipva-2024-atrasado-detran-mg-licenciamento 2024

A princípio, o licenciamento deve ser pago anualmente. E, como dito anteriormente, é impossível pagar o licenciamento sem quitar o IPVA antes.

O valor do licenciamento estabelecido pelo departamento estadual de trânsito, deve ser pago nas datas previstas. Normalmente, o prazo para pagamento tende a considerar o final da placa do veículo. A princípio, o proprietário pode fazer o pagamento do documento na modalidade cota única ou parcelada.

Para regularizar o licenciamento do veículo, é necessário que o proprietário:

  • Acesse o site do Detran MG
  • Clique em veículos
  • Selecione a opção “taxa de licenciamento”
  • Leia atentamente as orientações
  • Insira os dados solicitados
  • Emita a guia de pagamento

É possível que o proprietário faça o pagamento em algum dos bancos conveniados. Isto é, Bradesco, Banco do Brasil, Itaú, Correios, Caixa, Mercantil, Sicoob ou Santander.

Normalmente, o processamento do pagamento é feito em até 3 dias. Logo após o sistema reconhecer o pagamento do licenciamento, o proprietário pode ter de consultar o CRLV atualizado na modalidade eletrônica.

É recomendado que o proprietário faça o download desse documento. Dessa forma, ele terá o licenciamento consigo sempre que for necessário. Isto é, de modo simples e prático.


Se gostou, curta e compartilhe: