DETRAN-CE Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

A princípio, pesquisar débitos do veículo junto ao Detran CE é uma inciativa que todo potencial comprador deve ter. Somente ao pesquisar os débitos referentes ao IPVA, ao licenciamento, as restrições financeiras e judiciais e as multas, é possível evitar transtornos desnecessários. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo.

detran-CE-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, Porque é importante Pesquisar Débitos do Veículo?

A compra de veículos usados é bastante comum no território nacional. Isso porque, normalmente, o custo benefício é mais atrativo em detrimento de um veículo 0KM.

detran-CE-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

No entanto, para evitar desgastes com pendências financeiras e burocráticas, é necessário que o potencial comprador verifique o resumo de todas as autuações vinculados ao veículo.

Em outras palavras, o comprador precavido deve pesquisar os débitos do veículo junto ao departamento estadual de trânsito. Somente dessa forma, o comprador terá ciência das responsabilidades que surgirão com o veículo. E, consequentemente saberá se a compra será realmente vantajosa.

Por fim, o potencial comprador precisa verificar, dentre outras coisas, se o IPVA, o licenciamento e as multas estão devidamente quitados. Além disso, é preciso pesquisar sobre o pagamento do seguro DPVAT e se o veículo possui restrições financeiras, judiciais e policiais.

IPVA

A princípio, o IPVA consiste no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Este é um imposto estadual. Ou seja, o valor do imposto tende a oscilar de acordo com o estado. Contudo, os valores costumam ser de 1 a 6% do valor do veículo na Tabela Fipe. O pagamento do IPVA é bastante facilitado. Ele pode ser dividido em até 12 vezes.

No entanto, alguns proprietários escolhem não fazer o pagamento do IPVA. Quando isso acontece e o carro é vendido, o comprador precisa fazer o pagamento do imposto, à vista, juntamente com a taxa de juros. Isso porque, sem o IPVA quitado, o veículo pode ser detido e o proprietário ter o CPF inscrito na dívida ativa.

Por fim, sem o IPVA quitado não é possível regularizar o licenciamento do veículo. E, sem o licenciamento regular, o veículo não pode trafegar pelas vias públicas.

Licenciamento

A princípio, o licenciamento, que deve ser pago anualmente, é um documento de porte obrigatório. Sem o licenciamento e a carteira de habilitação em mãos, não é permitido conduzir um veículo, de forma legal.

O proprietário que estiver sem o licenciamento regular e for parado em uma blitz, por exemplo, pode ter o veículo retido. Além disso, o novo proprietário terá que fazer o pagamento do licenciamento juntamente com os juros para ter o veículo liberado.

Multas

Pesquisar se o veículo possui multas pendentes pode evitar muitos transtornos. O potencial comprador que não executa essa tarefa, precisa fazer o pagamento das multas antigas juntamente com juros.

Vale ressaltar que, o não pagamento das multas também pode causar a retenção do veículo. E, o veículo só pode voltar às ruas quando o proprietário efetuar o pagamento das autuações, dos custos do reboque e do uso de pátio policial.

Restrições devido ao financiamento

Verificar a existência de restrições devido ao financiamento antes de oficializar a compra de um veículo é indispensável. Isso porque, o veículo não pode ser transferido antes do antigo proprietário fazer a liquidação do financiamento e dar a baixa do gravame. Nesse sentido, mesmo que o comprador faça o pagamento do automóvel, não será possível transferir a propriedade do veículo para seu nome.

Restrições judicial ou policial

Pesquisar débitos do veículo junto ao departamento estadual de trânsito também serve para evitar ilegalidades. Por exemplo, se o vendedor estiver negociando um veículo fruto de furto ou roubo ele está cometendo um crime.

Atualmente, a receptação de veículos roubados também é penalizada. Sendo assim, a recomendação é para que o potencial comprador pesquise sobre a existência de quaisquer irregularidades relacionadas ao veículo.

Por fim, quando o comprador encontrar restrições judiciais ou policiais vinculadas ao veículo, é preciso que as negociações sejam imediatamente suspensas e notificadas as autoridades.

Como Pesquisar Débitos do Veículo junto ao Detran CE?

De modo a facilitar ainda mais a vida do cidadão, para pesquisar os débitos do veículo no estado do Ceará, basta que o interessado acesse o site do Detran CE. No site, o cidadão terá acesso à consulta completa dos débitos do veículo.

detran-CE-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

  • Clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Em seguida, insira a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em “consultar”

O site do Detran CE direcionará o cidadão para uma página onde será apresentado todo o extrato de débitos do veículo.

Caso sinta mais confortável com um atendimento presencial, o potencial comprador também pode comparecer ao departamento estadual de trânsito. No entanto, durante o atendimento também é necessário informar a placa e o RENAVAM do veículo.

Para evitar as grandes filas, o cidadão pode agendar um horário para ser atendido. O agendamento prévio pode ser feito junto ao site do departamento estadual de trânsito do Ceará.


Se gostou, curta e compartilhe: