IPVA 2024 atrasado Detran RS: Pagamento e Licenciamento 2024

De antemão, é muito importante fazer o pagamento do IPVA e do licenciamento nas datas corretas. Isso porque, o dinheiro arrecadado com os impostos são responsáveis por subsidiar diversos investimentos no estado e no município. No entanto, se o proprietário não conseguir pagar as taxas dentro do prazo, ele pode pagar o IPVA atrasado juntamente. Desde que também pague por multas e juros. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran RS.

IPVA-2024-atrasado-detran-RS 2024

IPVA 2024 atrasado Detran RS

Antes de tudo, o IPVA consiste no imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Esse é um imposto estadual que precisa ser pago anualmente. Normalmente, o valor do IPVA oscila entre 1% e 6% do valor do veículo.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-RS 2024

Embora o valor seja bastante significativo, a forma de pagamento do IPVA tende a ser bastante facilitada. No estado do Rio Grande do Sul, por exemplo, é possível que o proprietário parcele o valor em até seis vezes sem juros.

Mesmo com tamanha facilidade, alguns proprietários não fazem o pagamento dessas taxas obrigatórias. Dessa forma, além de cometer uma infração de natureza gravíssima e prejudicar a arrecadação estadual, o proprietário inadimplente corre o risco de ter o veículo retido pelas autoridades policiais e também de ter o CPF inscrito na dívida ativa.

Vale ressaltar que, muitas vezes é necessário fazer o pagamento do IPVA atrasado junto de multas e juros.

IPVA 2024 atrasado Detran RS: como fazer o pagamento?

Antes de mais nada, é necessário que o proprietário tenha em mãos o número do RENAVAM e a placa do veículo. Isso porque, será necessário fazer uma consulta para saber quais débitos estão vinculados ao automóvel.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento-1 2024

A princípio, a placa serve para fazer a identificação do veículo. Normalmente, ela contém quatro letras e três números.

Já o RENAVAM é o Registro Nacional de Veículos Automotores, ou seja, no RENAVAM está contido tudo aquilo que já foi cadastrado pelo Detran. O número do RENAVAM é facilmente identificado no Certificado de Registro de Veículo ou no Certificado de Registro de Licenciamento. Ele é composto por 11 dígitos.

Junto ao Detran RS é possível fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado de forma totalmente remota. A princípio, basta que o proprietário:

  • Acesse o site ou o aplicativo IPVA RS, da Secretaria da Fazenda
  • Na sequência, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Depois, clique em “consultar”
  • Em seguida, escolha qual valor pendente será quitado
  • Logo após, emita o boleto para pagamento ou gere um código Pix para pagamento

Vale ressaltar que, cada valor em aberto deverá ser pago separadamente.
O proprietário pode fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado em quaisquer bancos conveniados.

O proprietário que, por algum motivo, não queria usufruir desse pagamento facilitado, pode ir diretamente à um banco conveniado e utilizar um dos caixas eletrônicos.

Os bancos Banco do Brasil, Banrisul, Sicredi e Bradesco são os mais procurados para essa finalidade.

Por fim, o proprietário que estiver desprovido de capital, pode fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado de forma parcelada. No entanto, serão algumas taxas e juros ao pagamento.

IPVA 2024 atrasado Detran RS: Licenciamento

O licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório, ou seja, é ilegal conduzir um veículo sem o licenciamento regular e sem a carteira de habilitação.

A princípio, o licenciamento só pode ser regularizado junto ao Detran RS quando o proprietário quitar o IPVA atrasado. Isso porque, o licenciamento é um documento que atesta a segurança do veículo. Ou seja, quaisquer anomalias podem ameaçar essa segurança.

Após realizar o pagamento do IPVA 2024 atrasado, é importante fazer o pagamento da taxa de licenciamento. Junto ao site do Detran RS, o proprietário consegue efetuar o pagamento do licenciamento. Para isso, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran RS
  • Na sequência, faça o login na plataforma digital com a conta Gov.br
  • Logo após, clique em “Consulta de veículos”
  • Em seguida, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em consultar

O proprietário pode fazer o pagamento do licenciamento em quaisquer bancos conveniados.

Assim que o pagamento dos débitos listados no sistema acontecer, a informação será repassada automaticamente ao sistema do Detran RS. Somente assim será possível realizar a confirmação do licenciamento.

Com todos os pagamentos devidamente realizados e aprovados, o proprietário do veículo poderá baixar o CRLV digital no celular, no computador ou mesmo imprimir o documento. E, consequentemente, trafegar legalmente pelas vias públicas sem pôr em risco a própria vida ou a de terceiros.

Por fim, cabe dizer que tanto a Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul quanto o Departamento Estadual de Trânsito só consideram que um veículo está regularizado quando este tem as taxas quitadas.


Se gostou, curta e compartilhe: