DETRAN-RS Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

No Detran RS também é possível verificar as informações, relacionadas a atual situação do veículo e pesquisar débitos do veículo. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura desse artigo.

detran-RS-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

DENTRAN-RS: como pesquisar débitos do veículo?

A princípio, para verificar a situação do veículo, de forma segura, o Detran-RS exige que o usuário utilize um conta gov.br. Somente com ela é possível se conectar à central de Serviços.

detran-RS-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

O usuário pode clicar aqui para ser direcionado automaticamente.

Em seguida o interessado poderá consultar a situação dos veículos tanto de sua propriedade quanto de outros proprietários. Contudo, é preciso saber o número da placa e qual é o RENAVAM do automóvel.

Tanto o proprietário quanto qualquer outra pessoa podem pesquisar débitos do veículo no Detran RS, desde cumpram os requisitos necessários. Com essa verificação é possível descobrir se existe autuações e multas relacionadas ao veículo.

No site do DETRAN RS também é possível descobrir se o licenciamento, o seguro DPVAT e o IPVA foram pagos. Vale ressaltar que o serviço é gratuito

Afinal, porque pesquisar os débitos do veículo no DETRAN RS?

detran-RS-1 2024

A princípio, transitar pelas vias do território nacional com um veículo portando irregularidades em sua mecânica ou em sua documentação, pode gerar sérios problemas para o condutor e para o proprietário.

Pensando nisso, no momento de adquirir um veículo usado, é de suma importância que o comprador pesquise os débitos do veículo antes de oficializar o acordo. Apenas dessa forma, ele não corre o risco de ser surpreendido pelas autoridades.

Posto que todas as responsabilidades do veículo são transferidas para quem o compra, é preciso analisar com calma todas as pendências financeiras vinculadas ao mesmo. Por exemplo:

IPVA

Não pesquisar os débitos referentes ao Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores pode causar problemas desastrosos. O proprietário que não efetua o pagamento desse imposto corre um sério risco de entrar na dívida ativa ou mesmo perder o veículo.

O pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores pode ser parcelado em até cinco vezes. No entanto, quando o veículo é vendido, ou quando o prazo estipulado para o pagamento do IPVA não é cumprido, o proprietário do veículo precisa quitar a pendência à vista.

Como se não bastasse, ainda é somado ao débito 0,33% por dia de atraso e os juros de mora.

Por fim, pagar o IPVA é importante para o proprietário que deseja regularizar o licenciamento do veículo.

LICENCIAMENTO

Antes de mais nada, vale ressaltar que o licenciamento de um veículo também é um documento de porte obrigatório, junto da Carteira Nacional de habilitação. Em outras palavras, um motorista não pode conduzir o automóvel sem ter esses documentos válidos e regularizados em mãos.

Como dito outrora, é preciso ter o IPVA quitado para solicitar o licenciamento. Sobretudo para assegurar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança atuais.

É importante pesquisar os débitos do veículo pois, trafegar com o licenciamento irregular, pode causar transtornos para o condutor. Por exemplo, dentre as penalidades cabíveis estão a retenção do veículo pela polícia e o pagamento do documento junto de juros reincidentes.

MULTAS

Aquele que não pesquisa sobre os débitos do veículo antes de se responsabilizar por ele, corre o risco de comprar um veículo com muitas multas.

Além de ter que fazer o pagamento dessas autuações com juros e correção, o novo proprietário ainda pode ter o veículo detido.

Vale ressaltar que, quando um veículo é levado pelas autoridades policiais para o pátio, é o proprietário que deve custear as taxas de guincho e do uso de pátio policial.

Por fim, pesquisar os débitos do veículo é imprescindível para quem quer rodar tranquilo e dentro da lei. Somente dessa forma, o condutor garante a própria segurança, bem como, a segurança de terceiros.

Documentos necessários para pesquisar os débitos do veículo

É considerado débito de um veículo tudo o que precisa ser pago pelo proprietário. Por exemplo, taxa de licenciamento, IPVA, seguro DPVAT, multas e similares.

Neste sentido, para oficializar a compra de um seminovo, o potencial comprador precisa conhecer a situação do veículo.

Geralmente, para fazer essa consulta, o interessado precisa ter em mãos alguns dados. Por exemplo:

·         O número de CPF do proprietário: com todos os onze dígitos válidos

·         Certificado de registro: atestando que o veículo se encontra em bom estado e pode transitar pelas vias públicas

·         O número da placa: via de regra, composto de sete dígitos, sendo quatro letras e três algarismos

·         Licenciamento: assegurado que o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes

·         RENAVAM do veículo: atualmente composto de onze dígitos

No entanto, é o departamento de trânsito de cada estado quem vai dizer quais dados deverão ser utilizados no momento da consulta.

Por fim, não deixe de pesquisar sobre os débitos de um veículo antes de se tornar responsável por ele.


Se gostou, curta e compartilhe: