DETRAN-PB Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

De antemão, pesquisar os débitos do veículo como o IPVA, o licenciamento e as multas é uma atividade que deve ser feita com frequência. Isso porque, com essa simples atitude é possível evitar uma série de transtornos desnecessários. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran PB.

detran-pb-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

Conduzir um veículo que possua muitas pendências financeiras e mecânicas pode ser um grande problema. Isso porque, ele pode colocar em risco a vida do condutor e a vida das demais pessoas envolvidos no trânsito.

detran-pb-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

A princípio, o departamento estadual de trânsito só pode assegurar que um veículo está seguro quando este possuir toda a documentação necessária quitada e regularizada. Dessa forma, é importante pesquisar os débitos do veículo e garantir que essa questão não seja negligenciada.

Pesquisar Débitos do Veículo: IPVA

IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores e deve ser pago anualmente. O não pagamento desse imposto pode acarretar na detenção do automóvel, na inscrição do CPF do proprietário do veículo na dívida ativa e em uma infração de natureza gravíssima.

detran-pb-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Isso porque, sem o pagamento do IPVA não é possível regularizar o licenciamento do veículo.

O cidadão que faz uma compra sem pesquisar os débitos do veículo precisa arcar com os custos da nova aquisição. Isso inclui o IPVA. Via de regra, o IPVA atrasado precisa ser pago à vista, junto de multas e os juros. Dessa forma, a melhor alternativa é realizar a pesquisa com antecedência. Para pesquisar débitos do veículo referentes ao IPVA, basta que o cidadão:

  • Acesse o site do departamento estadual de trânsito da Paraíba ou clique aquipara ser direcionado automaticamente
  • Na sequência, clique em “consultar débitos”
  • Depois, acesse a plataforma digital com o número do CPF, placa e RENAVAM do veículo

Caso exista algum débito pendente, o proprietário pode emitir um boleto para pagamento e quitá-lo. Vale lembrar que, a pendência emitida por DAR deve ser quitada exclusivamente no Banco do Brasil. Já a pendência emitida por ficha de compensação, pode ser quitada em qualquer instituição bancária.

Pesquisar Débitos do Veículo: licenciamento

O licenciamento é um documento de porte obrigatório. Conduzir um veículo sem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos em mãos é considerada uma infração de natureza gravíssima. A princípio, não é possível quitar o licenciamento do veículo sem antes fazer o pagamento do IPVA. Dessa forma, o licenciamento tende a ser emitido junto com a última parcela do imposto. Sem o licenciamento é impossível garantir que o veículo trafega em conformidade com as normas de segurança vigentes.

Quem compra um veículo sem pesquisar os débitos do veículo relacionados ao licenciamento, precisa fazer o pagamento de todo o valor do licenciamento atrasado juntamente com os juros reincidentes. Para pesquisar débitos do veículo referentes ao licenciamento, junto ao Detran PB é bem simples. Basta que o cidadão:

  • Acesse o site do departamento estadual de trânsito da Paraíba ou clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Na sequência, informe a placa do veículo e o CPF do proprietário
  • Em seguida, escolha um ano para ser consultado
  • Depois, selecione a opção ” visualizar extrato”
  • Por fim, basta clicar em enviar

Caso exista algum débito pendente, o proprietário pode emitir um boleto para pagamento e quitá-lo. Para isso, basta clicar em ” emitir guia de pagamento”. A princípio, a pendência pode ser quitada em qualquer instituição bancária conveniada. Normalmente, o prazo para que o pagamento seja reconhecido pelo sistema do departamento estadual de trânsito é de 48 horas. Assim que isso acontecer, o proprietário pode fazer o download do CRLV digital e trafegar em segurança pelas vias públicas.

Pesquisar Débitos do Veículo: multas

Pesquisar os débitos do veículo relativos às multas é de suma importância. Isso porque, um veículo com multas não pagas pode ser detido a qualquer momento por uma autoridade competente.

Nesse sentido, para evitar transtornos desnecessários, é importante consultar se junto ao veículo existe essa pendência. Para pesquisar débitos do veículo referentes às multas, junto ao Detran PB é bem simples. Basta que o cidadão:

  • Acesse o site do departamento estadual de trânsito da Paraíba ou clique aquipara ser direcionado automaticamente
  • Em seguida, informe o CPF do proprietário do veículo
  • Logo após, clique em continuar
  • Por fim, basta seguir as instruções da plataforma

Caso exista alguma multa com o pagamento pendente, o proprietário pode emitir um boleto para pagamento e quitá-lo. Para isso, basta clicar em ” emitir guia de pagamento”. A princípio, a pendência pode ser quitada em qualquer instituição bancária conveniada.

Por fim, com todas as multas quitadas, o proprietário não precisa se preocupar em pagar as multas com juros e correção, e tampouco em pagar as taxas de guincho e do uso de pátio policial.


Se gostou, curta e compartilhe: