IPVA 2024 atrasado Detran BA: Pagamento e Licenciamento 2024

A princípio, fazer o pagamento do IPVA e do licenciamento nas datas corretas é muito importante. Somente assim, é possível subsidiar uma série de investimentos no estado e no município. Caso o prazo não seja cumprido, o proprietário pode pagar o IPVA atrasado, desde também efetue o pagamento de multas e juros. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran BA.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento 2024

Afinal, porque efetuar o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran BA?

O imposto sobre a propriedade de veículos automotores é um imposto brasileiro e estadual. Frequentemente, o valor varia entre 1% e 6% do preço do veículo que consta na tabela Fipe.
pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-BA 2024
O valor do IPVA tende a variar de estado para estado. Além disso, o estado, junto com o departamento de trânsito possui total autonomia para determinar quais as datas em que os proprietários devem fazer o pagamento do imposto. Via de regra, o recolhimento do IPVA é feito considerando o número final da placa do veículo.

O IPVA tanto quanto o licenciamento deve ser pago anualmente. Além disso, é impossível quitar o licenciamento sem antes quitar o IPVA. E, sem esses documentos regularizados, o condutor comete uma infração gravíssima.

O proprietário que não realiza o pagamento desses documentos dentro do prazo estipulado, precisa quitar todo o montante remanescente à vista junto de multas e juros. Além disso, é possível que o veículo retido pelas autoridades policiais e o CPF do proprietário do veículo inscrito na dívida ativa.

Em síntese, a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia e o Departamento Estadual de Trânsito alertam que somente com as taxas quitadas é possível considerar que o automóvel estará regularizado. E, consequentemente, seguro para trafegar pelas vias públicas sem pôr a vida de ninguém em risco.

Como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran BA?

De modo a facilitar ainda mais a vida do cidadão, o governo da Bahia oferece 10% de desconto ao proprietário que quitar o IPVA em cota única até 10 de fevereiro. Caso o pagamento não seja feito, o cidadão tem mais uma chance. Isto é, 5% de desconto se o pagamento à vista for realizado até a data do pagamento da primeira parcela. Além disso, o valor do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores pode ser parcelado.
IPVA-2024-atrasado-detran-BA 2024
Se ainda assim o IPVA não for quitado dentro do prazo, é necessário fazer o pagamento do IPVA atrasado para trafegar legalmente. Para fazer o pagamento do IPVA atrasado, o proprietário deve acessar o site da Secretaria da Fazenda da Bahia.

  • Clique aqui Clique aqui para ser direcionado automaticamente.
  • Em seguida, clique na opção “Emissão de DAE – IPVA sem licenciamento”
  • Depois, clique em “IPVA veículos cadastrados no Detran”
  • Logo após, insira o número do RENAVAM e siga as demais orientações da plataforma
  • Por fim, clique em avançar e imprima a guia de pagamento

A princípio, o pagamento do IPVA atrasado deve ser feito em quaisquer um dos bancos conveniados.

Quitei o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran BA: como emitir o licenciamento?

De antemão, apenas com o IPVA quitado é possível realizar o pagamento da taxa de licenciamento e, consequentemente, regularizá-lo.

Feito o pagamento do IPVA atrasado, basta que o proprietário do veículo vá até à agência, ao caixa eletrônico de algum banco conveniado e informe o número do RENAVAM.

O pagamento da taxa de licenciamento também pode ser feito via internet. Para isso, basta que o proprietário tenha o número do RENAVAM em mãos e acesse o aplicativo:

Banco do Brasil

  • Procure, no menu principal por “pagamentos”
  • Em seguida, selecione a opção “impostos e taxas”
  • Após, clique em “débitos de veículos”
  • Logo após, selecione a opção “Bahia”
  • Escolha, dentre as opções disponíveis, a que melhor atende as necessidades do proprietário. Isto é, se o pagamento do licenciamento será feito em cota única, parcelado ou mesmo quitar o licenciamento de exercício anterior
  • Por fim, efetue o pagamento da taxa

Vale ressaltar que o licenciamento só será regularizado se não existir multas ou quaisquer outros débitos que impeçam a emissão do documento do veículo.

Bradesco

  • Encontre no menu principal, a opção “pagamentos”
  • Em seguida, clique em “débitos de veículos”
  • Logo após, selecione a opção “Bahia”
  • Depois, clique em “débitos de RENAVAM”
  • Na sequência, escolha a melhor forma de quitar o licenciamento

Vale ressaltar que o licenciamento só será regularizado se não existir multas ou quaisquer outros débitos que impeçam a emissão do documento do veículo.

Sicoob

  • Encontre a opção “conta corrente” no menu principal
  • Depois, selecione a opção “pagamentos”
  • Logo após, clique em “IPVA e taxas do Detran”
  • Por fim, escolha a melhor forma de quitar o licenciamento

Vale ressaltar que o licenciamento só será regularizado se não existir multas ou quaisquer outros débitos que impeçam a emissão do documento do veículo.


Se gostou, curta e compartilhe: