DETRAN-GO Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Pesquisar débitos do veículo como IPVA, licenciamento e multas é de suma importância. Isso porque, com uma simples pesquisar é possível corrigir irregularidades ou mesmo evitar ser enganado por um vendedor de má fé. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra.

detran-go-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

Pesquisar os débitos do veículo junto ao departamento estadual de trânsito é muito importante. Com essa simples atitude, o proprietário pode resolver possíveis irregularidades que possam estar vinculadas ao veículo. Além disso, um potencial comprador que faz a pesquisa dos débitos do veículo, evita ser lesado por falta de conhecimento.

detran-go-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Dentre os principais débitos relacionados ao veículo que devem ser pesquisados, estão o IPVA, o licenciamento e as multas. Isso porque, o não pagamento desses débitos podem impedir a transferência de propriedade e causar a detenção do veículo.

IPVA

De antemão, o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Esse é um imposto estadual. Ou seja, o valor do IPVA tende a oscilar de acordo com cada estado.

O dinheiro arrecadado com esse imposto é destinado ao estado e ao município onde o carro é cadastrado. Ou seja, com o recolhimento do IPVA é possível custear a manutenção das vias públicas, a saúde, à educação, a segurança e muito mais.

Pesquisar os débitos do veículo regularmente é importante porque o não pagamento do IPVA, por exemplo, pode causar dores de cabeça ao proprietário do veículo. Além de arcar com o pagamento do imposto à vista, o CPF do proprietário do veículo pode ser inscrito na dívida ativa. Vale ressaltar que o veículo também pode ser detido.
Por fim, o atraso no pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores gera multa e os juros diários.

Licenciamento

Em primeiro lugar, o licenciamento do veículo pode ser regularizado somente quando o IPVA estiver quitado.

Segundo, é proibido trafegar pelas vias públicas sem ter o licenciamento do veículo regularizado e a carteira de habilitação em mãos. Isso porque, a falta desses documentos de porte obrigatório pode colocar em risco a vida do condutor e dos demais usuários da via.

Pesquisar os débitos do veículo e verificar se o veículo está em conformidade com as normas de segurança é responsabilidade do proprietário. Seja este antigo ou recente. Caso o documento esteja irregular, o proprietário terá que arcar com as penalidades cabíveis.

Para regularizar o licenciamento do veículo, o proprietário deve fazer o pagamento do licenciamento junto de juros.

Multas

É de suma importância pesquisar se um veículo possui multas. Um veículo autuações podem ser detido em uma blitz, por exemplo.

Em caso de compra de um veículo com multas, a situação complica ainda mais. Isso porque, o novo proprietário será responsabilizado por elas. Ou seja, ele terá que fazer o pagamento de todas as multas com juros e correção.

Por fim, além de analisar a parte mecânica e pesquisar se existem débitos vinculados ao veículo, também é importante que o proprietário ou mesmo um potencial comprador pesquise sobre:

  • Autuações
  • Restrições financeiras
  • Restrições judiciais ou policiais

Somente com todo o conjunto em conformidade com as regras vigentes, é possível assegurar a segurança do condutor e de todos os envolvidos no trânsito.

Como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran GO?

A princípio, o cidadão interessado em pesquisar sobre os documentos relacionados ao veículo, não precisa mais visitar o departamento de trânsito.

detran-go-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Junto ao Detran GO é possível consultar todos os débitos do veículo em apenas um clique. Isto é, o processo é feito de forma totalmente remota.

Para consultar os débitos do veículo junto ao Detran GO, basta que o cidadão, tenha as informações da placa e do RENAVAM em mãos.

A princípio, a placa tem o objetivo de fazer a identificação dos veículos automóveis. Normalmente, ela é composta por sete dígitos. Isto é, quatro letras e três algarismos.

O RENAVAM, por sua vez, é o Registro Nacional de Veículos Automotores. A princípio, todo o histórico do veículo fica armazenado no RENAVAM.

Normalmente, esse registro é composto por uma sequência numérica de 11 dígitos.

Com ambas as informações, basta que a pessoa interessada:

  • Acesse o site do departamento de trânsito do estado de Goiás. Clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Insira a placa e o número do RENAVAM
  • Clique em “consultar”

Com esse simples procedimento, qualquer pessoa interessada consegue saber quais são os débitos vinculados ao veículo.

Vale ressaltar que, com esse serviço público, além de realizar a consulta de dados, os débitos do veículo e as infrações cometida, é possível emitir um boleto de pagamento.

Com todos os débitos quitados, o proprietário pode conduzir seu veículo em segurança pelas vias públicas. Ou ainda, fazer o repasse do automóvel para alguém que esteja realmente interessado em adquirir um veículo livre de pendências financeiras.


Se gostou, curta e compartilhe: