IPVA 2024 atrasado Detran RJ: Pagamento e Licenciamento 2024

Fazer o pagamento do IPVA nas datas corretas é muito importante. Isso porque, os valores arrecadados com o imposto servem para subsidiar diversos investimentos no estado e no município. No entanto, alguns proprietários não realizam os pagamentos nas datas estipuladas e precisam pagar o IPVA atrasado. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran RJ.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-RJ 2024

Afinal, o que é IPVA?

Em síntese, o IPVA é o imposto sobre a propriedade de veículos automotores. Este é um imposto brasileiro estadual. Dessa forma, o valor do IPVA tende a variar de acordo com cada estado.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento 2024

Nesse contexto, cada departamento de trânsito possui autonomia para determinar quais as datas de pagamento do imposto. Normalmente, o recolhimento é feito considerando o número final da placa.

A princípio, o valor arrecadado com o pagamento do IPVA é dividido entre o estado e o município onde o veículo é registrado. Nesse sentido, a quantia é empregada na manutenção e na recuperação das rodovias, bem como, na saúde pública, na infraestrutura, na segurança e na educação.

Vale ressaltar que, esse imposto anual deve ser pago por todos os proprietários de veículos. O valor do imposto sobre a propriedade de veículos automotores é calculado considerando o valor do veículo. Frequentemente, o valor oscila entre 1% e 6% do preço do veículo que consta na tabela Fipe.

Sem o IPVA quitado, é impossível regularizar o licenciamento do veículo. E, como todo condutor deve saber, trafegar com o licenciamento irregular é uma infração gravíssima.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a multa para quem é pego nessa condição é de R$ 293,47. Além disso, o condutor tem 7 pontos adicionados em sua carteira de habilitação. E, pode ter o veículo apreendido até que a situação do veículo seja regularizada.

Por fim, o proprietário não efetuar o pagamento do IPVA dentro do prazo estipulado, terá que quitar todo o montante remanescente à vista. Além disso, serão acrescidos uma multa de 0,33% por dia de atraso e juros. O proprietário também corre o risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa e pode ter o veículo retido pelas autoridades policiais. Geralmente, o veículo que foi retido pelas autoridades, é leiloado.

Como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran RJ

Como dito anteriormente, o pagamento do IPVA nas datas corretas é de suma importância. No entanto, se por algum motivo o proprietário não o fez, é possível fazer o pagamento do IPVA atrasado. Normalmente, é possível pagar o IPVA 2024 e também os dos anos anteriores.

IPVA-2024-atrasado-detran-RJ 2024

De modo a facilitar ainda mais a vida do cidadão, o pagamento do IPVA atrasado pode ser feito em cota única ou em até 3 parcelas. Elas devem ser quitadas mensalmente e seus valores tendem a serem iguais e sucessivos.

Para emitir a guia de regularização de taxas, é necessário que o proprietário tenha uma boa conexão com a internet.

Em seguida, é preciso acessar a página do Banco Bradesco.

Nessa página será possível agendar e pagar os boletos com segurança e praticidade. Após entrar com a conta, basta que o proprietário siga o passo a passo:

  • Procure por “Pagamentos”
  • Selecione a opção “Tributos”
  • Clique em “Débitos de Veículos”

Vale ressaltar que, é importante que o proprietário verifique se o veículo foi inscrito em dívida ativa. Para isso, é necessário consultar o site da PGE.

IPVA 2024 atrasado Detran RJ: como fica o licenciamento?

O licenciamento é responsável por assegurar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes. Dessa forma, com o licenciamento é possível que o condutor trafegue pelas vias públicas de forma segura.

Ao contrário do IPVA que é um imposto estadual, o licenciamento é um documento de porte obrigatório. Ou seja, o motorista não pode conduzir um veículo sem o licenciamento regular em mãos. Além disso, esse certificado de emissão anual deve ser pago por todos os proprietários de veículos dentro do território nacional.

A princípio, somente com o IPVA quitado é possível regularizar o licenciamento do veículo. E, atualmente, a emissão do licenciamento anual também é digital. Ou seja, não existe mais a necessidade de uma vistoria presencial.

Vale ressaltar que, ônibus, micro-ônibus e veículos para transporte escolar e de carga ainda precisam passar pela vistoria.

Por fim, os proprietários dos veículos que não precisam se submeter a vistoria, precisam apenas quitar todos os débitos. Ou seja, quitar os débitos relativos ao IPVA e a taxa do licenciamento anual. Feito isso, o Detran RJ será responsável por enviar a emissão do CRLV-e.

O tempo estimado para que o licenciamento seja regularizado é de 2 à 6 dias. Para verificar o andamento do procedimento, o proprietário pode acessar a página do DENATRAN e fazer o download do PDF em A4.


Se gostou, curta e compartilhe: