Detran RJ Renovação da Habilitação (CNH) 2024

De antemão, solicitar a emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação, quando a anterior estiver vencida ou prestes a vencer é a obrigação de todo condutor. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como funciona o processo de renovação da habilitação junto ao Detran RJ.

renovar-habilitacao-detran-RJ 2024

Qual a importância de renovar a habilitação?

Renovar o documento de habilitação consiste na emissão de uma nova Carteira Nacional de Habilitação. Esse procedimento deve acontecer quando a via anterior estiver vencida ou prestes a vencer. É de suma importância que todo condutor se atente a data de validade da CNH.

renovacao-habilitacao-detran-RJ 2024

Afinal, conduzir um veículo com a habilitação vencida é considerada uma infração gravíssima. Neste sentido, o condutor pode ser penalizado com uma multa, 7 pontos na carteira nacional de habilitação e também com a retenção do veículo.

A princípio, a carteira nacional de habilitação ainda é considerada válida para fins identificação e realização do serviço até 30 dias após a data do vencimento.

É importante destacar que a habilitação que estiver fora da validade não pode ser utilizada nem mesmo como documento de identificação. Essa norma está prevista na Resolução número 789 de 2020 do CONTRAN.

De acordo com o texto, o documento de habilitação só pode produzir os efeitos quando apresentada de forma original e dentro do prazo de validade. Isso porque, a CNH deve conter as verdadeiras condições e especializações de cada condutor.

Além disso, a habilitação deve ter um prazo de validade que precisa ser acatado por todo o território nacional. Por fim, o condutor deve saber que para apresentar a CNH como documento de identificação é preciso apresentar sempre a via mais recente emitida pelo DETRAN RJ.

Também é responsabilidade do condutor informar ao departamento estadual de trânsito toda alteração que for feita em seus dados cadastrais. Além disso, os habilitados de estados deverão solicitar o serviço de transferência/averbação de prontuário, antes fazer a renovação da habilitação.

Por fim, todas as categorias de CNH’s devem ser renovadas. Os condutores que renovarem ou mudarem para as categorias C, D e E precisam realizar o exame toxicológico. Essa regra já existe desde 02 de março de 2016.

Documentos necessários para renovar a habilitação junto ao Detran RJ?

Para renovar a habilitação junto ao Detran RJ é necessário que o condutor separar toda a documentação exigida no procedimento. Isto é:

detran-RJ-renovacao-habilitacao 2024

  • Documento de identificação oficial que contenha foto, filiação e naturalidade do condutor;
  • Comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas físicas (CPF);
  • Comprovante de residência ou declaração de residência original;
  • Carteira Nacional de Habilitação, se houver;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Centro de Medicina Aeroespacial (CEMAL) ou equivalente se o condutor for tripulante de aeronave.

Para prosseguir com a renovação, o condutor precisa ter o Documento Único do Detran de Arrecadação (DUDA) devidamente pago. Atualmente, essa taxa de serviço é R$ 183,24. Vale salientar que, quando o DUDA é pago em dinheiro, o procedimento só pode ser agendado após 24 horas.

No entanto, quando o documento é pago via cheque, o procedimento só pode ser agendado após seis dias. Esses prazos são necessários para que a instituição bancária reconheça e informe ao Detran RJ sobre os pagamentos. Conforme a lei estadual 7.916, as pessoas idosas com mais de 65 anos não precisam efetuar o pagamento da taxa.

Como renovar a habilitação junto ao Detran RJ?

Após reunir toda a documentação necessária para a renovação da habilitação junto ao Detran RJ, o condutor deve:

  • Fazer o pagamento da taxa de serviço;
  • Agendar um horário para entregar a documentação exigida;
  • Comparecer ao Detran ou ao posto de atendimento escolhido no dia marcado.

No dia em que a documentação for apresentada, o condutor receberá o nome da clínica credenciada onde deverá fazer o exame de aptidão física e mental. Normalmente, a clínica é escolhida considerando a região onde o condutor mora. O procedimento é automatizado.

Via de regra, o endereço, o telefone e o horário de funcionamento serão anotados no verso do formulário de exames. Como dito anteriormente, o motorista precisa pagar uma taxa para o médico no dia do exame na clínica.

Por fim, depois que o motorista for aprovado em todos os exames ele deve aguardar. No dia agendado, será necessário retornar ao posto onde o serviço de renovação teve início e retirar a carteira de habilitação renovada.

Com a carteira de habilitação em mãos, o condutor pode conduzir novamente o veículo em segurança e sem riscos de ser surpreendido por autoridades policiais.

Em outros tempos, o condutor precisava quitar a taxa e submeter-se ao exame médico de cinco em cinco anos. No entanto, de acordo com as novas normas do Código de Trânsito Brasileiro, a renovação da habilitação deve ser feita de dez em dez anos. Exceto, em casos específicos já estipulados pela legislação ou pelo médico avaliador.


Se gostou, curta e compartilhe: