Detran RS Atendimento: WhatsApp, Tirar Dúvidas e Telefone 0800 2024

Agora, o cidadão do Rio Grande do Sul pode usufruir de mais um serviço digital oferecido pelo departamento estadual de trânsito. O cidadão pode contatar o Detran Rio Grande do Sul diretamente pelo WhatsApp. Através desse aplicativo de mensagens instantâneas é possível sanar diversas dúvidas e resolver uma série de pendências. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra quando o número do WhatsApp do Detran RS.

Detran-RS-Atendimento-whatsapp 2024

Detran RS Atendimento: qual o número do WhatsApp?

Com o advento do aplicativo WhatsApp, o Detran RS entendeu que alguns serviços poderiam ser otimizados. Dessa forma, o Detran Rio Grande do Sul criou uma conta no canal que efetua a troca de mensagens instantâneas. O número de WhatsApp do Detran RS é o 800-905-5555.

tirar-duvidas-Detran-RS-whatsapp 2024

Através do WhatsApp, o cidadão do Rio Grande do Sul consegue esclarecer dúvidas gerais, de segunda a Sexta, das 08h às 20h.

Afinal, quais serviços oferecidos no WhatsApp do Detran RS?

Logo após enviar uma mensagem para o WhatsApp do Detran RS, a Inteligência Artificial, orienta o cidadão como deve acontecer o diálogo. A plataforma informa que, ao digitar a palavra “voltar” o cidadão é redirecionado para o menu anterior. Quando a palavra “menu” é enviada, o cidadão será encaminhado para o menu principal. Por fim, ao enviar a palavra “encerrar”, o atendimento junto ao WhatsApp do Detran RS é finalizado.

telefone-whatsapp-Detran-RS-1-1 2024

Depois de enviar uma mensagem inicial o cidadão pode escolher entre as opções disponíveis para prosseguir com o atendimento. Isto é, veículo, habilitação, infração, depósito e outros.

Veículo

Ao enviar o número 1, o cidadão deve escolher uma das alternativas disponíveis. Isto é:

  1. Licenciamento de veículo: emissão de documento, informações e débitos do veículo, e formas de pagamento;
  2. Pagamentos e restituições:Consulta de débitos, formas de pagamento e restituição de valores;
  3. Restrições: administrativa, financeira e judicial;
  4. Registro e transferência: comunicação de venda, ATPV, Venda Digital, procedimento para transferência, documento eletrônico de propriedade e guia de pagamento de serviços;
  5. Infrações: consulta por placa, notificação de infrações de trânsito e guias de pagamento e como pagar.

Habilitação

Para conseguir atendimento relativo a habilitação junto ao WhatsApp do Detran RS, o cidadão deve escolher a opção 2:

  1. Consulta Habilitação: consulta CNH, consulta pontuação e de autenticidade de CNH;
  2. 1ª habilitação, Renovação, 2ª via, categorias, reciclagem e reabilitação: primeira habilitação, renovação da CNH, segunda via da CNH, adição ou mudança de categoria, reciclagem para condutores infratores, reabilitação para condutores infratores e transferência de prontuário;
  3. CNH Digital: como obter a CNH Digital, obter a CNH Digital antes do recebimento da CNH física, posso dirigir portando a CNH Digital impressa;
  4. Suspensão e Cassação: consulta à Processos de suspensão e cassação, solicitação de cópia de processos de suspensão ou cassação, como fazer a minha defesa, cumprimento de penalidade, reabilitação ou curso de reciclagem e transferência de prontuário;
  5. Provas e cursos: consulta resultado exame teórico e prático, recurso do resultado do exame (prático ou teórico), cursos especializados, reabilitação e curso de reciclagem.

Infração

Ao enviar o número 3, o cidadão deve escolher uma das alternativas disponíveis. Isto é:

  1. Consulta de infração: consulta de infração e de pontuação, apresentação de condutor, defesa da autuação e recurso de infração;
  2. Notificações, pagamentos e restituições: notificação de infrações de trânsito, guias de pagamento e como pagar e restituição de multas;
  3. Apresentação de condutor:Detran RS, DAER, Brigada e municípios do RS, EPTC, outros órgãos e de outros Estados da federação;
  4. Sistema de Notificação Eletrônica- SNE: como aderir e obter o desconto, é possível cancelar a adesão ao SNE.

Depósito

Para conseguir atendimento relativo ao depósito junto ao WhatsApp do Detran RS, o cidadão deve escolher a opção 4:

  1. Consulta de veículo em depósito: o cidadão poder consultar se um veículo está em depósito no link: https://www.detran.rs.gov.br/veiculos/servicos/69;
  2. Pagamentos e restituições: taxas dos serviços de remoção e depósitos, guia de pagamento para retirada de veículo e restituição de taxas;
  3. Leilão: calendário dos próximos leilões, calendário de entrega de lotes de leilões já realizados, lista dos leiloeiros cadastrados, sites falsos de leilão e consulta aos editais de Leilão (desde 2010).

Outros

Ao enviar o número 5, o cidadão deve escolher uma das alternativas disponíveis. Isto é:

  1. Central de Serviços: como me cadastrar no Gov.br? (Pessoa Física – cidadão), cadastro de empresa (Pessoa Jurídica – PJ) e recuperação de conta;
  2. Credenciados: locais e contatos dos CFCs (habilitação), dos CRVAs (registro de veículos), dos CDVs (desmanches de veículos) e dos CRDs (depósitos de veículos);
  3. Atendimento Tudo Fácil: agendamento, consulta e cancelamento de agenda e endereços;
  4. Envio de Correspondência: de acordo com o atendimento do Detran RS, o endereço para envio de correspondência (via Correios) é a Rua Washington Luiz, número 904, no Centro Histórico de Porto Alegre – RS.
  5. Falar com um atendente: normalmente é solicitado CPF e e-mail.

Por fim, se o cidadão não encontrar respostas para suas perguntas através do WhatsApp, ele pode acessar o site do Detran RS. Além disso, o cidadão pode ir presencialmente ao ponto de atendimento do Detran mais próximo.


Se gostou, curta e compartilhe: