IPVA 2024 atrasado Detran RN: Pagamento e Licenciamento 2024

O proprietário que efetua o pagamento, de taxas e impostos, nas datas corretas, evita transtornos administrativos e judiciais. A princípio, o IPVA tanto quanto a taxa de licenciamento, devem ser pagos anualmente. Afinal, o dinheiro é empregado, sobretudo, na manutenção e expansão das vias estaduais e municipais. Embora os Detrans emitam um calendário para que os pagamentos aconteçam, alguns proprietários perdem o prazo. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran RN.

IPVA-2024-atrasado-detran-RN-licenciamento 2024

IPVA 2024 atrasado Detran RN

O Detran RN é o responsável por fiscalizar o trânsito dos veículos terrestres em todo o estado. Dessa forma, uma das maiores responsabilidades do Detran é liberar apenas os veículos com a situação regular para o trânsito.

IPVA-2024-atrasado-detran-RN 2024

A princípio, o Detran RN considera que um veículo está com a situação regular quando o automóvel se encontra com sua mecânica revisada e com todos os débitos quitados.

O IPVA é um dos principais débitos a ser quitado junto ao Detran RN. No entanto, o valor do imposto da propriedade sobre os veículos automotores não é o mesmo para todos os veículos. Isso porque, o valor desse imposto é calculado de acordo com a tabela FIPE do veículo.

Ainda que o valor do IPVA 2024 seja considerado bastante alto, é possível pagar a pendência de forma bastante facilitada. Afinal, quando o pagamento acontece dentro do prazo, o valor total pode ser dividido em várias parcelas.

Contudo, quando o proprietário não faz o pagamento do débito, ele corre o risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa. E ainda, o veículo apreendido pelas autoridades, por exemplo.

IPVA 2024 atrasado Detran RN: afinal, como fazer o pagamento?

Em linhas gerais, a Secretaria de Tributação do Rio Grande do Norte consiste em um órgão governamental. A principal responsabilidade da SET RN é gerenciar e fiscalizar a parte financeira de todo o estado.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-RN 2024

 

Nesse sentido, a SET RN presta serviços de orientação tributária e auto regularização aos cidadãos do estado. Dessa forma, junto à secretaria de tributação do Rio Grande do Norte é possível emitir documentos fiscais, boletos de cobrança e equivalentes.

Quando o pagamento do IPVA 2024 está atrasado, o proprietário do veículo deve procurar pela SET RN. Afinal, é junto ao órgão que o proprietário do veículo poderá emitir a guia e, consequentemente, fazer o pagamento do imposto.

Em resumo, é possível que o pagamento do IPVA 2024 atrasado seja reconhecido pelo Detran RN apenas por intermédio do site da Secretaria de tributação. E, esse procedimento só acontece quando o proprietário quita a pendência financeira.

Em outras palavras, para fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran RN, basta que o interessado:

  • Acesse o site da Secretaria de tributação do Rio Grande do Norte ou clique aqui para ser direcionado automaticamente;
  • Em seguida, procure por “IPVA” no menu superior da página inicial;
  • Logo após, encontre a opção “menu IPVA”;
  • Depois, selecione a opção “consulta de veículos”;
  • Na sequência, informe o RENAVAM e a placa do veículo e clique em “consultar”;
  • Por fim, emita o boleto para realizar o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran RN.

De antemão, o pagamento do boleto emitido por meio do site do SET RN pode ser realizado em qualquer banco pagamento. Além disso, o pagamento do imposto estadual também pode ser feito de forma totalmente remota. Isto é, através do internet banking.

É importante ressaltar que, o proprietário do veículo com o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran RN deve quitar a pendência em cota única. Além disso, é normal incidir sobre o atraso do imposto, multas e juros.

IPVA 2024 atrasado Detran RN: licenciamento

Para que um veículo esteja de acordo com as regras de trânsito ele deve estar com a situação regular. Além disso, o condutor não pode sair sem ter em mãos o documento de habilitação (CNH) e o CRLV do veículo. Isso porque, esses documentos são de porte obrigatório.

Para conseguir emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é necessário que o proprietário faça o pagamento da taxa de licenciamento dentro do prazo estabelecido. Assim como o IPVA, o licenciamento deve ser pago anualmente.

Por fim, depois de quitar o IPVA 2024 atrasado e os demais débitos, é necessário pagar a taxa de licenciamento. Para isso, basta que o cidadão:

  • Acesse o site do Detran RN;
  • Na sequência, procure por “veículos” e, na sequência, clique em licenciamento;
  • Por fim, preencha o formulário com as informações solicitadas, isto é, a placa e o número do RENAVAM do veículo e clique em consultar.

O pagamento do boleto emitido por meio do site do departamento de trânsito do estado do Rio Grande do Norte também pode ser realizado em quaisquer bancos conveniados.


Se gostou, curta e compartilhe: