Alterar Endereço de Veículo – Detran SP 2024
Como alterar o endereço de veículo no Detran SP
A alteração de endereço do veículo na mesma cidade é um procedimento importante caso seja preciso fazê-lo, pois irá manter seus dados atualizados no DETRAN de seu estado, no BIN (Base Índice Nacional), no Registro Nacional de Veículos Automotores (RENAVAM), consequentemente você precisará emitir um novo CRV (Certificado de Registro de Veículo). Veja como fazer a alteração do endereço do veículo no Detran SP.
No estado de São Paulo o serviço é prestado em algumas unidades no DETRAN na capital do estado. Já no interior, a alteração deve ser feita nas CIRETRAN ou Seções de Trânsito.
Documentos para Alterar Endereço no DETRAN SP
Os documentos que devem ser apresentados na alteração de endereço do veículo no Detran de São Paulo são:
RG e CPF, tanto as cópias quanto os originais. Na ausência de carteira de identidade pode-se também ser usados documentos emitidos pelo Ministério de Defesa, a Carteira de Identidade Militar, também como tantas outras carteiras de identificação como de Polícia Federal e Estadual, Ordens de Classe e Conselhos.
Comprovante de residência tanto o original quanto a cópia também precisa ser apresentado, sendo que ele deve ter no máximo ter três meses de idade até o dia de seu uso para alterar o endereço. Ele pode ser comprovante de água, energia, telefone, internet, entre muito outros. Os comprovantes de residência devem estar com o nome do dono do carro ou parente mais próximo, e for casado, deve trazer além desses documentos, a Certidão de Casamento. Se mora na casa dos pais, precisa mostrar a Certidão de Nascimento.
O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), e o CRV também devem ser levados, tanto os originais quanto as cópias.
Devem estar quitados todos os débitos que por ventura você ainda possua, como o pagamento da taxa de emissão do novo CRV. É preciso estar com o decalque do chassi legível. Outro decalque que também deve estar legível é o do motor, ou então um laudo fotográfico do mesmo.
Como cadastrar veículo no DETRAN SP?
Para fazer o cadastro do veículo no Detran SP e ter direito o seu emplacamento e CRLV é necessário passar por 2 etapas que envolvem os seguintes procedimentos:
- Etapa 1 – O proprietário do veículo ou seu procurador solicita o serviço através do site do Detran SP no endereço www.detran.sp.gov.br e posteriormente paga as taxas e entrega a documentação e os comprovantes de pagamento do IPVA, DPVAT e taxa de registro.
- Etapa 2 – Etapa na qual ocorre efetivamente o registro e o emplacamento do veículo.
O pagamento da taxa do 1º registro do veículo custa R$$ 307 e pode ser pago em agências bancárias conveniadas. Quanto ao emplacamento e seu pagamento devem ser realizados em uma empresa que estampe placas já no padrão Mercosul. O IPVA e Seguro DPVAT também deve ser pago na rede bancária credenciada.
Após a finalização desses procedimentos o download e impressão do licenciamento é liberado para ser feito no site do Detran SP. O licenciamento deve ser impresso em papel A4 e requer pena que seja informado o número do CPF ou CNPJ do proprietário do veículo, Renavam e placa.
Se deseja saber mais sobre esse serviço acesse o site do DETRAN de São Paulo. Assim poderá encontrar respostas para todas as suas dúvidas.
Mais sobre o DETRAN
Se gostou, curta e compartilhe:
acho mito de macartio
quero ver troca de outro municipio
Cobrar para fazer alteração apenas de endereço, é simplesmente um roubo, um assalto como já vários praticados neste país……vergonhoso as coisas que acontecem neste país….!
concordo!
sinceramente isso e um roubo,euuuuuuuuuuuuu nao sou mao de vaca,por que tenho dinheiro seus ladoes
Que contradição, o próprio site do DETRAN, indica que a solicitação do novo CRV é apenas para casos de furto,roubo ou perda do documento e não para casos de alteração de endereço.
Lembrando, nós brasileiros sofremos com corrupção e claro roubo, mas neste caso, esta explícito !!!!
A burocracia para quem quer corrigir o endereço leva o mesmo a não corrigi-lo, é um absurdo o numero de documentos exigidos e ainda cobrar uma taxa para isso.
Se alguem cadastrar um veiculo com endereço incorreto que sofra as consequencias da lei, mas volto a afirmar, o que o Detran faz é obrigar todos a manter o endereço errado.
ABSURDO!!!
obviamente se vc nao pagar algo que teoricamente venha pelo correio por conta de um endereço desatualizado, logicamente ou vc perde o carro ou paga o que eles pedirem, mais uma vez a conta e toda sua!!!!!!!!!!!!!
Mudei de endereço, vou dar meu jeitinho ratileiro que eles tem e não vou transferir meu carro, na minha opinião esse país é de fila da puta mesmo.
Não dá para entender e aceitar a necessidade de emitir outro documento, sendo que o endereço não aparece no documento de circulação, apenas no de transferência!!
Fui ao Detran do Shopping Aricanduva e fiz a transferência de propiedade, fui atendido por um funcionário em treinamento que errou o endereço da minha casa… conclusão, o IPVA não foi entregue no local certo, vou ter que voltar lá e fazer tudo de novo. Quem vai pagar o meu dia de trabalho, não tive culpa do erro do Detran, e agora ? Você faz de tudo para andar certinho e uma instituição pública pisa na bola e sobra para a gente, acho que deveria ser acertado o endereço com um simples telefonema, afinal compro geladeira, fogão e televisão pela internet e o Detran não quer saber, faz você ir lá tomar uma canseira…
é realmente um absurdo roubarao uma moto minha ja a uns 4 anos e até hoje nada porq nao resolvem isso?