Carro com Placa verde: O que é, para que serve e quem pode usar 2024

A princípio, é muito comum que o carro com placa verde esteja sendo testado. Em outras palavras, as montadoras estão realizando alguns testes com um veículo que será inserido no mercado. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra o que é um carro com placa verde. Além disso, descubra para que serve e quem pode usar o modelo.

quem-pode-usar-carro-com-placa-verde 2024

Carro com placa verde: o que é?

Ainda que não seja tão constante, vez ou outra é possível visualizar um carro com placa verde nas vias públicas do território nacional. No entanto, por ser um fenômeno raro, muitas pessoas não sabem o significado do veículo com a placa dessa cor.

para-que-serve-carro-com-placa-verde 2024

Geralmente, ao avistar um carro com a placa verde, o cidadão pode ter em mente que o veículo em questão, se trata de um teste. Ou seja, de um experimento que está sendo realizado. Isso porque, quando um novo modelo está prestes a ser inserido no mercado, a empresa montadora ou o fabricante de automotores precisa realizar os testes nas cidades. Afinal, é apenas com o teste que o piloto poderá discorrer sobre o desempenho e a segurança do automóvel.

De modo a manter o modelo do automóvel em sigilo pelo maior tempo possível, é muito comum que esses veículos circulem com lataria e com os faróis camuflados. Dessa forma, é possível manter a novidade em segredo até o momento certo de ser lançada no mercado.

Por fim, ainda que seja menos frequente, o cidadão também pode encontrar carros com a placa verde em outra situação. Isto é, quando o veículo está sob os cuidados de uma determinada empresa que realiza a recuperação ou a reforma de automóveis.

Dessa forma, para testar o veículo sem proporcionar mais informações à concorrência, os veículos também rodam camuflados nas cidades.

Afinal, para que serve um carro com placa verde?

Em síntese, a placa verde em um carro possibilita informar, a quem puder interessar, que o veículo em questão está em fase de testes. E, que por ser uma novidade, o automóvel ainda não pode ser exposto com todos os seus detalhes.

o-que-e-carro-com-placa-verde 2024

Por ser utilizada em momentos super específicos, é necessário submeter-se a alguns procedimentos singulares para conseguir o carro com placa verde.

Em primeiro lugar, o proprietário da empresa ou o procurador legal deve procurar pelo Departamento Estadual de Trânsito. Isso porque, apenas os responsáveis pelo veículo podem solicitar a emissão da placa.

Assim como as placas padrão Mercosul, as placas verdes também são colocadas nas unidades de atendimento do DETRAN. Além disso, é necessário que os interessados agendem previamente um horário para o atendimento.

Normalmente, para conseguir a primeira concessão da placa verde, o proprietário da empresa ou o procurador legal deve apresentar alguns documentos comprobatórios. Afinal, a concessão da placa verde está sujeita à análise dos documentos. Dentre os documentos a serem apresentados, estão:

  • Original ou cópia autenticada do alvará da empresa, do ISS do ano anterior e da apólice de seguros com cláusula de responsabilidade civil contra terceiros;
  • Declaração da empresa impresso em papel timbrado e comprovante de poderes;
  • Cópias da CNH do condutor;
  • Cartão do CNPJ;
  • Livro novo com folhas tipograficamente numeradas;
  • Declaração de adesão ao livro digital;
  • Termo de abertura.

Documentos necessários para solicitar a placa verde

Após a apresentação de toda a documentação, o cidadão deve pagar a taxa em qualquer agência bancária credenciada e retornar ao atendimento do DETRAN. Dessa forma, será possível concluir o processo.

Vale destacar que, a concessão deve ser atualizada anualmente. Para solicitar a renovação da placa verde, é necessário apresentar:

  • Original ou cópia autenticada do alvará, do ISS do ano anterior, da apólice de seguros com cláusula de responsabilidade civil contra terceiros;
  • Declaração da empresa feita em papel timbrado;
  • Cópias da carteira de habilitação do condutor;
  • Comprovante de Poderes e o cartão com o CNPJ;
  • Cópia da primeira página do livro, bem como, as páginas preenchidas do ano vigente.

Carro com placa verde: quem pode usar?

Em síntese, a legislação brasileira e o CTB permitem que apenas duas categorias de carros utilizem a placa verde. Isto é:

  • Os veículos que estão em períodos de testes. Normalmente, os fabricantes e as montadoras de veículos automotores precisam utilizar a placa para trafegar pelas vias públicas. Isso porque, embora o veículo seja uma novidade, o carro precisa de uma identificação.
  • Os veículos que se encontram em fase de reforma. Seja para reformas, recuperação, compra, venda, montagem ou desmontagem, os veículos que estão sob a responsabilidade de uma empresa e precisam ser testados, devem ter a placa verde. Afinal, esse modelo de placa permite que os testes sejam efetuados mesmo nas vias públicas.

Por fim, é importante destacar que a placa verde deve ser utilizada somente no território sob jurisdição da autoridade de trânsito que expediu a placa.


Se gostou, curta e compartilhe: