DETRAN-RJ Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Antes de tudo, pesquisar débitos do veículo antes de realizar oficialmente a compra é muito importante. Com esse simples procedimento o comprador consegue evitar diversos transtorno. O Detran-RJ pode auxiliar o cidadão a realizar essa atividade. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre o assunto.

DETRAN-RJ-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, porque pesquisar os débitos do veículo?

A princípio, o potencial comprador precisa fazer a pesquisa dos débitos do veículo antes de fechar o negócio. Somente dessa forma, ele garante que todos os documentos estejam em ordem perante a lei. Logo, com todos os documentos de acordo com a lei, o novo dono garante a sua segurança e a de terceiros.

DETRAN-RJ-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Além de pesquisar sobre o IPVA, o comprador também precisa averiguar sobre o licenciamento e as multas. Pesquisar sobre esses principais itens, são importantes porque:

IPVA

Somente com o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores regularizado, o proprietário pode rodar tranquilo. Se o vendedor não realizar o pagamento desse imposto, o novo comprador que arcará com os custos. Em outras palavras, para quitar o valor, o comprador que não pesquisou sobre os débitos do veículo precisará pagar à vista. Existe uma incidência de multa equivalente a 0,33% por dia de atraso e ainda, os juros de mora. É importante ressaltar que, somente com o IPVA pago é possível realizar o licenciamento do veículo.

Licenciamento

Tão importante quanto pesquisar se o IPVA está quitado, é pesquisar se o veículo está licenciado. Vale ressaltar que o licenciamento é um documento de porte obrigatório pelo motorista, bem como, a carteira de habilitação. Logo, o licenciamento consiste em um processo de regularização obrigatório. Ele precisa ser feito anualmente. Apenas esse processo consegue atestar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança. Em outras palavras, o licenciamento é exigido para que o veículo circule sem nenhum problema com os órgãos fiscalizadores. Também é necessário fazer o pagamento desse documento. Se o comprador não pesquisar os débitos do veículo referentes ao licenciamento do carro, ele pode ter transtornos como:

  • Multas de trânsito
  • Juros sobre o valor da taxa
  • Pontos na carteira de motorista
  • O veículo pode ser retido pela polícia.

De acordo com o artigo 284 do CTB, os juros reincidentes são equivalentes à taxa Selic acumulada mensalmente.

Multas

Sempre que um comprador não pesquisa os débitos do veículo antes de realizar a compra, ele pode ser surpreendido com a apreensão do veículo. Nesse meio tempo, o proprietário precisa arcar com as taxas de guincho, bem como, com o uso de pátio policial. Contudo, mesmo com a apreensão, o proprietário ainda precisa pagar a multa. A multa paga fora do prazo está sujeita a juros.

DETRAN-RJ: como pesquisar débitos do veículo?

No Departamento Estadual de Trânsito do estado do Rio de Janeiro, é possível pesquisar os débitos do veículo de duas maneiras. Ambas são super práticas e tendem a proporcionar ainda mais facilidade e tranquilidade para o condutor.

DETRAN-RJ-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Nesse sentido, o proprietário de um veículo do Rio de Janeiro pode pesquisar Débitos do Veículo pelo site ou WhatsApp. E, assim, saber quais pendências estão vinculadas ao veículo.

Site

Para realizar a consulta via internet, o interessado precisa acessar o site do Detran-RJ ou clicar aqui para ser direcionado automaticamente.

  • Logo após, o proprietário deve identificar, no menu, a opção “veículos” e selecioná-la
  • Em seguida, clique em “consultas”
  • Escolha a opção “nada consta”
  • Em seguida, informe o Renavam no campo de formulário e o CPF
  • No quadro seguinte, clique no reCAPTCHA. Se solicitado digite o código de segurança. Ele deve ser digitado conforme as informações contidas na imagem.
  • Por fim, clique em consultar

WhatsApp

Os proprietários de veículos do estado do Rio de Janeiro podem utilizar o WhatsApp para contatar o Detran-RJ. Tanto o vendedor quanto o comprador podem consultar, parcelar ou pagar débitos pela plataforma. Dessa forma, pesquisar débitos do veículo como multas, IPVA, DPVAT e taxa de licenciamento nunca foi tão simples.

Para conseguir realizar a consulta pelo WhatsApp, o interessado precisa ter em mãos o CPF do proprietário e o Renavam. Com essas informações em mãos, basta enviar uma mensagem para o número (11) 4949 – 5983.
Segundo informações do governo do estado, o processo é automático. Isto é, o processamento acontece sem intervenção manual

O pagamento das pendências também pode ser realizado por meio destas plataformas.

Em resumo, é recomendado sempre pesquisar os débitos do Veículo. Somente com essa prática, o proprietário do veículo ou o comprador conseguem ser assegurados que está tudo correto perante a lei.

Por fim, a consulta dos débitos ainda pode ser realizada nas agências presenciais. Contudo, o cidadão precisa agendar a visita com antecedência

O Detran-RJ fica na Av. Pres. Vargas, 817 – Centro, Rio de Janeiro.


Se gostou, curta e compartilhe: