DETRAN-MT Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

A princípio, pesquisar se um veículo possui débitos como IPVA, licenciamento e multas é uma atividade que precisa ser feita com frequência. Dessa forma, é possível fugir de uma série de transtornos. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran MT.

detran-mt-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Afinal, qual a importância de pesquisar débitos do veículo?

A princípio, o departamento de trânsito do estado de Mato Grosso é responsável por administrar mais de três milhões de pessoas que fazem uso do trânsito todos os dias, de forma direta e indireta, como condutores ou pedestres.

detran-mt-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Com tamanha responsabilidade, é importante que o cidadão também faça sua parte para que o trânsito funcione da melhor forma. Para evitar transtornos desnecessários, é de suma importância que o proprietário ou um potencial comprador pesquise os débitos do veículo. Assim, as pendências financeiras relacionadas ao veículo não serão um grande problema.

Além de avaliar a parte mecânica de um automóvel, é importante verificar a parte burocrática. Apenas com ambas regularizadas é possível trafegar sem colocar em risco a vida do condutor e a vida das demais pessoas envolvidas no trânsito. Isso porque, um veículo é considerado seguro, de acordo com o departamento estadual de trânsito, quando este possuir toda a documentação necessária quitada e regularizada.

Além de pesquisar os débitos do veículo como IPVA, licenciamento e multas, é importante pesquisar sobre as restrições e bloqueios que podem existir. Por exemplo:

  • Restrições devido a financiamento: é muito comum que um veículo que tenha restrições devido ao financiamento não possa ser transferido até que o proprietário faça a liquidação do financiamento e dê a baixa do gravame.
  • Restrições judicial ou policial: é importante verificar se existe registros de furto, roubo ou quaisquer irregularidades relacionadas ao veículo. Afinal, o comprador pode ser considerado como o receptor do roubo.

DETRAN-MT Pesquisar Débitos do Veículo: IPVA

O IPVA, isto é, o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores é um tributo estadual. Esse débito deve ser pago todos os anos pelo proprietário do veículo. Isto é, caso o proprietário não tenha intenção de ter o CPF inscrito na dívida ativa ou mesmo correr o risco de perder o veículo.

detran-mt-porque-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Quem pretende comprar um veículo já usado também precisa pesquisar os débitos do veículo e verificar se existe alguma pendência nesse sentido. Isso porque, ao transferir a propriedade do veículo, o pagamento do IPVA passa a ser de responsabilidade do novo proprietário. Junto com o valor do imposto, que é feito com base no valor do veículo como consta na tabela Fipe, o comprador também precisa quitar as multas e os juros.

Para consultar se existe algum IPVA não pago junto ao Detran MT é bem simples. Basta que o interessado acesse o site do Detran e procure por IPVA.

  • Clique aqui para ser direcionado automaticamente. Em seguida:
  • Informe o chassi do veículo ou o RENAVAM
  • Digite o código da imagem
  • Clique em consultar

Se existir algum débito ativo, é possível emitir um boleto para pagamento no mesmo site. Após o pagamento do boleto, pode demorar até dois dias úteis para que o sistema reconheça e regularize a situação. Vale ressaltar que, efetuar o pagamento do IPVA é um requisito para regularizar o licenciamento.

DETRAN-MT Pesquisar Débitos do Veículo: licenciamento

O certificado de registro e licenciamento de veículo de um veículo é um documento de porte obrigatório. Além disso, trafegar pelas vias públicas sem o CRLV é considerada uma infração de natureza gravíssima.

Somente com a taxa de licenciamento quitada é possível emitir o CRLV e conduzir um veículo de forma segura.
O potencial comprador que não pesquisa os débitos do veículo podem ter que efetuar a taxa do licenciamento juntamente com os juros. A princípio, todo esse valor deverá ser quitado à vista.

Para verificar se o licenciamento do veículo está regularizado junto ao Detran MT, basta:

  • Acessar o site do Detran MT
  • Clique em “consulte seu veículo”
  • Informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em “consultar”

Se existir alguma taxa de licenciamento ainda não paga, é possível emitir um boleto para pagamento no mesmo site. Após o pagamento do boleto, pode demorar até dois dias úteis para que o sistema reconheça e regularize a situação.

DETRAN-MT Pesquisar Débitos do Veículo: multas

As multas são de caráter punitivo. Isto é, ela é aplicada por alguma autoridade e deve ser paga como punição por um crime ou uma infração. Ao adquirir um veículo com multas, o novo proprietário também precisa se responsabilizar por elas. Ou seja, o montante deve ser pago com juros. Para pesquisar os débitos do veículo relacionados às multas, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran MT
  • Clique em “consulta de infração”
  • Procure novamente por “consultar infração”
  • Digite a placa e o RENAVAM

Caso exista alguma multa a ser paga, é possível emitir o boleto para pagamento no mesmo site. Após o pagamento do boleto, pode demorar até dois dias úteis para que o sistema reconheça e regularize a situação.


Se gostou, curta e compartilhe: