CNH Social 2024 Detran MT: Inscrições 2024

Agora, o mato-grossense de baixa renda pode ter a chance de adquirir a primeira habilitação de forma totalmente gratuita. Isso é possível graças ao programa CNH Social 2024 Detran MT que visa, principalmente, ajudar na formação, educação, qualificação e habilitação profissional desse jovem. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como se inscrever para o programa CNH Social 2024 Detran MT.

cnh-social-2024-detran-MT-como-participar 2024

O que é o projeto CNH Social 2024 Detran MT?

Primeiramente, o projeto CNH Social 2024 Detran MT é uma iniciativa do governo de Mato Grosso em parceria com o departamento estadual de trânsito. Com essa iniciativa, as autoridades visam ajudar na educação, formação, habilitação profissional e qualificação dos jovens de baixa renda. Isto é, dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade econômica e social.

cnh-social-2024-detran-MT 2024

Mato Grosso é um grande estado brasileiro que fica localizado no centro-oeste do país. O nome do estado é originário de uma grande extensão de mato alto e espesso perto das margens do rio Galera. Ainda hoje, o estado é coberto por grande parte da floresta tropical amazónica, por zonas húmidas e por planícies da savana.

Mato Grosso tem uma econômica focada na agropecuária. No entanto, o setor industrial, de turismo e comércio vêm trabalhando arduamente para se destacar. Embora o PIB do estado apresente a segunda maior taxa de crescimento do Brasil, algumas pessoas ainda se encontram situação de vulnerabilidade econômica e social.

Pensando em ajudar na qualificação dessas pessoas, surgiu o projeto CNH Social 2024 Detran MT. Com o programa, o jovem terá a chance de conseguir a primeira habilitação de forma gratuita.

CNH Social 2024 Detran MT: quem pode participar?

Grande parte dos empregos ofertados em Mato Grosso exige que o candidato seja habilitado. Porém, nem todos podem arcar com os custos envolvidos no processo de habilitação, que geralmente, são bastantes consideráveis. No Mato Grosso os valores podem facilmente chegar à marca dos três mil reais.

inscricoes-cnh-social-2024-detran-MT 2024

Com o programa CNH Social 2024 junto ao Detran MT, todo o processo de habilitação será isento de custos. No entanto, para pleitear uma vaga é preciso cumprir uma série de exigências. Por exemplo:

  • Ser inscrito no CadÚnico. Como o objetivo do projeto é ajudar na formação e habilitação do jovem de baixa renda, ter a inscrição no CadÚnico é um requisito obrigatório. Antes mesmo de iniciar as inscrições o jovem deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social mais próximo de sua residência e solicitar a inscrição. Normalmente, é necessário apresentar CPF, RG, comprovante de renda e residência.
  • Ter mais de 18 anos de idade
  • Residir em uma das cidades do estado de Mato Grosso por, no mínimo, dois anos
  • Não ter nenhum emprego registrado no regime CLT
  • Ter documentos pessoais como RG, carteira de habilitação e CPF
  • Ser inscrito em algum programa social do governo federal

Documentação

Após realizar a pré-inscrição junto ao site do Detran MT o candidato deve apresentar uma série de documentos para comprovar a veracidade das informações. Sendo assim, é importante já providenciar:

  • CPF, CNH e RG em bom estado de conservação e com menos de 10 anos, do candidato e dos familiares
  • Certidão de nascimento de todos os que residem na mesma casa e que não possuem RG
  • Histórico escolar, declaração ou similar
  • Comprovante de endereço emitido a, no máximo, 90 dias
  • Carteira de trabalho ou número do NIS do candidato e de todos os integrantes do núcleo familiar

CNH Social 2024 Detran MT: afinal, como participar das inscrições?

Primeiramente, o candidato precisa saber que as inscrições para o projeto CNH Social 2024 junto ao Detran MT é feita de forma totalmente remota. Dessa forma, pessoas de todo o estado podem pleitear uma das vagas oferecidas. Para se inscrever no projeto é bem simples. Basta que o candidato:

  • Acesse o site do Detran MT ou clique aqui  para ser direcionado automaticamente
  • Na sequência, é preciso encontrar a opção CNH Social 2024
    Depois, o candidato precisa preencher o formulário eletrônico com todas os dados solicitados pela plataforma
  • Logo após, o interessado em conseguir a CNH grátis, deve escolher a categoria da CNH, isto é, A, B ou inclusão
  • Por fim, basta concluir a inscrição para o programa CNH Social 2024 Detran MT

Após a inscrição para o projeto social ser feita pelos canais digitais, o candidato precisa aguardar. O Detran MT vai analisar o perfil do requerente, a veracidade das informações prestadas no momento da inscrição e decidir se o jovem pode prosseguir com o processo.

As pessoas selecionadas deverão comparecer à sede do Detran MT ou em algum endereço indicado pelo órgão, para levar os documentos comprobatórios. Assim que a documentação for aprovada, o jovem poderá conseguir sua habilitação de forma totalmente gratuita.

Próximos passos

Depois de ter a documentação aprovada pelo Detran MT, o candidato à CNH gratuita deverá:

  • Abrir o processo de habilitação junto ao órgão de trânsito ou Centro de Formação de Condutores indicado
  • Coletar a biometria
  • Ser aprovado na avaliação psicológica e no exame de aptidão física e mental
  • Cumprir a carga horária no curso teórico sobre Legislação de Trânsito
  • Ser aprovado no exame teórico sobre Legislação de Trânsito
  • Cumprir o curso prático
  • Ser aprovado na prova prática de direção veicular

Ao fim de todo o processo, o jovem de Mato Grosso terá finalmente conseguido sua habilitação de forma totalmente gratuita. O documento poderá ser usado tanto para fins pessoais quanto profissionais.


Se gostou, curta e compartilhe: