DETRAN-DF Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Junto ao departamento estadual de trânsito do Distrito Federal, isto é, DETRAN-DF também é possível pesquisar débitos do veículo. Com a consulta, o proprietário pode evitar muitos problemas futuros. Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como e porque pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran DF.

detran-DF-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

DETRAN-DF: como pesquisar débitos do veículo?

Primeiramente, para pesquisar débitos do veículo junto ao Detran DF, e necessário ter uma boa conexão com a internet. Na sequência, basta que o interessado:

pesquisar-debitos-do-veiculo-detran-DF 2024

  • Acesse o site do departamento de trânsito do Distrito Federal ou clique aqui
    para ser direcionado automaticamente
  • Depois, clique em veículos
  • Na sequência, basta clicar em Consulta de veículo – Nada Consta
  • Por fim, basta inserir os dados solicitados e seguir as orientações da plataforma

Com essa simples consulta o proprietário consegue descobrir se existe alguma pendência vinculada ao seu automóvel.

O proprietário também pode procurar exclusivamente pela existência de multas. O procedimento também é bastante simples e pode ser feita de forma totalmente remota. Basta que o proprietário acesse o site do Detran DF e selecione a opção infrações.

DETRAN-DF: afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

Ter um veículo requer muita responsabilidade. Isso porque, um pequeno detalhe pode colocar em risco a vida do condutor e dos demais envolvidos no trânsito. Dessa forma, transitar pelas vias do país com um veículo irregular, seja na parte mecânica ou em sua documentação, pode gerar sérios problemas para o proprietário.

detran-DF-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Grande parte dos brasileiros escolhem comprar um veículo já usado. Normalmente, a relação entre custo e benefício é muito atraente.  No entanto, é necessário muito cuidado no momento oficializar essas compras. Isso porque, na transferência de propriedade do veículo, os débitos também são transferidas e passam a ser responsabilidade do novo proprietário.

Para não correr o risco de ser surpreendido pelas autoridades, o potencial comprador também deve pesquisar débitos do veículo. Como já dito, o procedimento é bastante simples. Além disso, o potencial comprador precisa ter em mãos somente a placa e o RENAVAM do veículo.

Com uma simples consulta, o interessado pode verificar a existência de autuações, impedimentos policiais e judiciais, multas e restrições financeiras. O cidadão também consegue descobrir qual o ano em que aconteceu o último pagamento do seguro DPVAT, da taxa de licenciamento e do IPVA.

Por fim, já que todas as pendências do veículo são transferidas junto com a propriedade, é preciso analisar com calma todas os débitos. Por exemplo:

IPVA

Conduzir um veículo sem o IPVA quitado pode ser um transtorno. Isso porque, o não pagamento desse imposto estadual pode inscrever o CPF do proprietário na dívida ativa. Além disso, o veículo pode ser detido.

Para regularizar a situação do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o proprietário do veículo precisa quitar a pendência à vista.

Vale ressaltar ainda que, o não pagamento do IPVA dentro do prazo estipulado é passível de multa e juro. Além disso, sem que o IPVA seja pago, é impossível regularizar o licenciamento do veículo.

Licenciamento

O licenciamento veicular é um documento de porte obrigatório que precisa ser pago, pelo proprietário do veículo, anualmente. Como dito outrora, o pagamento do licenciamento só é liberado após o pagamento do IPVA.

Assim como ou demais débitos, a obrigatoriedade de quitar o licenciamento também é transferido para o novo proprietário. É importante deixar claro que, conduzir um veículo com o licenciamento irregular é passível de penalidades como a retenção do veículo pela polícia.

Para que o veículo volte para a ruas com a garantia que está em conformidade com as normas de segurança atuais, o proprietário deve fazer o pagamento do documento com juros.

Multas

Embora poucas pessoas saibam, as multas também são transferidas junto com a propriedade do veículo. Dessa forma, o novo proprietário que for surpreendido pelas autoridades policiais terá o automóvel apreendido e levado para o pátio policial.

Além disso, terá que fazer o pagamento dessas autuações com juros. Por fim, o proprietário também será o responsável por custear as taxas de guincho e do uso de pátio policial.

Outros débitos a serem pesquisados pelo interessado

O IPVA, o licenciamento e as multas são os principais débitos a serem pesquisados. No entanto, eles não são os únicos. Antes de oficializar a compra de um veículo usado, por exemplo, o cidadão deve pesquisar:

  • Se o seguro obrigatório, DPVAT, já foi quitado
  • A existência de restrições financeiras
  • Se há alguma autuação
  • A existência de impedimentos policiais e judiciais
  • Qual o ano em que aconteceu o último pagamento do seguro DPVAT, da taxa de licenciamento e do IPVA.

Por fim, ao pesquisar débitos do veículo, o interessado consegue descobrir se o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes. E, consequentemente, se pode trafegar em segurança pelas vias públicas.


Se gostou, curta e compartilhe: