Como Fazer o Cadastro de Bons Motoristas no Detran: Benefícios 2024

De modo a beneficiar aqueles motoristas que não tenham cometido infrações de trânsito nos últimos 12 meses, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) pensou em uma iniciativa. Quer saber mais sobre o que se trata esses benefícios e como fazer o cadastro de bons motoristas no Detran? Estão, continue a leitura desse artigo.

cadastro-de-bons-motoristas-detran 2024

Cadastro de Bons Motoristas no Detran: o que é?

Ainda que a iniciativa já estava prevista no Código de Trânsito Brasileiro desde a atualização feita em abril de 2023, foi somente em outubro desse ano que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentou a iniciativa.

cadastro-de-bons-motoristas-beneficios 2024

O benefício, isto é, o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) já está ativo. Com ele, o motorista que não tiver cometido nenhuma das infrações de trânsito, de qualquer grau, em um período de 12 meses e for cadastrado na plataforma, pode receber alguns benefícios. Dentre esses benefícios, estão:

  • Descontos em produtos
  • Benefícios fiscais
  • Descontos em serviços automotivos
  • Benefícios tarifários
  • Condições especiais para locação de veículos e contratação de seguro veicular
  • Cashback
  • Desconto em combustíveis
  • Desconto em serviços de estacionamento
  • Tags de pagamento automático de pedágios
  • Desconto na renovação da carteira de habilitação

Os benefícios concedidos aos bons condutores estão de acordo com as normas do ministério da infraestrutura. Dessa forma, tanto a União, quanto os Estados, o Distrito Federal e os municípios, tem a capacidade de oferecer recompensas diversas aos motoristas, de modo a reconhecer e a premiar por suas boas práticas no trânsito.

Em outras palavras o cadastro do bom motorista, além de ajudar a evitar os acidentes nas estradas, preservar as vidas e respeitar com mais afinco as leis brasileiras de trânsito, ele também fornece premiações e benefícios aos bons motoristas cadastrados.

Cadastro de Bons Motoristas no Detran: quem pode se cadastrar?

Todos àqueles motoristas que acreditam em suas capacidades de condução e tenham interesse em participar do programa, precisarão realizar um cadastro.

como-fazer-o-cadastro-de-bons-motoristas 2024

Esse cadastro pode ser feito no Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), por meio do aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), ou ainda em qualquer órgão autorizado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Contudo, vale ressaltar que, para que o cadastro seja liberado, o motorista deve informar seus dados pessoais. Sendo assim, é importante ler todas as orientações atentamente, independentemente da plataforma escolhida para se cadastrar.

Em suma, para ter o cadastro ativo no Registro Nacional Positivo de Condutores, o motorista não pode ter cometido nenhuma das infrações de trânsito em um período de 12 meses. Isto é, o motorista não pode:

  • Ter nenhuma atribuição de pontuação por infração
  • Participar do programa destinado aos bons condutores com a CNH cassada ou vencida há mais de 30 dias
  • Ter o direito de dirigir suspenso
  • Participar se estiver cumprindo pena privativa de liberdade

Independente de qual a categoria da CNH, seja destinada aos motociclistas, aos motoristas de veículos comerciais como caminhões, ônibus ou vans, vale ressaltar que o RNPC é válido para todos os condutores com a Carteira Nacional de Habilitação válida no território nacional.

Cadastro de Bons Motoristas no Detran: como fazer o cadastro?

Antes mesmo de acessar o Portal de Serviços da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT), o motorista precisa criar uma conta gov.br clicando aqui, caso não tenha. E atenção, essa conta precisa estar nos níveis ouro ou prata.

Com essa exigência atendida, dentro da plataforma escolhida, o condutor deve procurar uma aba com a opção “consulte sua situação no cadastro positivo de condutores”.

Logo após, basta que o motorista clique em prosseguir e leia atentamente todos os termos dispostos

Para ter o cadastro de bom motorista ativo no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), o condutor precisará autorizar a inclusão do número da sua CNH no programa.

Por fim, a Carteira Nacional de Habilitação do condutor que não tenha tomado multas nos últimos 12 meses, será incluída na base do cadastro positivo RNCP e ele terá direito a uma diversidade de benefícios.

Para verificar quais são os benefícios ativos, o condutor pode visitar a página do programa no portal da Senatran ou no aplicativo da CDT. Geralmente, nessas plataformas terão uma lista coma relação de empresas habilitadas a conceder descontos aos bons motoristas cadastrados.

Cadastro de Bons Motoristas no Detran: os condutores podem ser excluídos da plataforma?

A resposta é sim. Como o objetivo do programa, bem como, o público-alvo é bem preciso, os motoristas que cometerem alguma infração terão seus cadastros excluídos da base do Registro Nacional Positivo de Condutores.

No entanto aquele motorista que perdera os benefícios advindos do programa bom condutor, relativo ao RNPC, poderá realizar um novo cadastro assim que efetuar a regularização da sua CNH. Em alguns casos, para o condutor estar apto a voltar para a base de dados do RNPC, ele pode precisar esperar o período de 1 ano.


Se gostou, curta e compartilhe: