Como Converter Multa de Trânsito em Advertência? Requerimento 2024

Requerimento Converter Multa em Advertência DETRAN

Se você teve uma multa leve ou média pode não precisar pagar a multa e nem ter pontos na carteira. Se você está nessa situação veja abaixo como você pode realizar isso. Veja também quais as regras para que isso ocorra. Abaixo iremos falar das regras e qual requerimento você precisa. Assim se você está precisando dessa informação agora pode utilizar e se um dia venha a precisar já sabe como pode proceder nessa situação.

conversao-de-multas-em-advertencia 2024

Infração média ou leve para conversão por escrito

As multas médias e leves quando aplicadas podem virar advertência sem multas e pontos. Porém para isso tem algumas regras. Veja agora quais as multas que você pode optar por essas conversões. A primeira e única regra é que você não tenha sido multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Multas leves podem ser três pontos na carteira ou multa por valor de cerca de R$ 90. Os motivos para ter levado essa multa são vários. Você pode entender quais esses motivos no código de trânsito. Já as multas médias o valor passa dos R$ 130 e mais pontos na carteira. Os motivos para essas multas também são vários.

E se você foi multado em uma dessas duas pode realizar conversão em advertência. Assim não irá precisa ter pontos na carteira ou ter que pagar qualquer valor.

Quem Pode Fazer o Requerimento de Multas em Advertência?

Abaixo explicamos melhor através da imagem:

requerimento-conversao-multas-detran 2024

Conversão de multas em advertência DETRAN

Como dito acima algumas multas podem ser convertidas em advertência. Assim você não irá precisar pagar ou levar pontas. Uma das regras é ser multa média ou leve e não ter sido multado pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.

Para ter essa conversão você precisa ter algumas atitudes como entrar com um processo administrativo no DETRAN por meio de um requerimento. Quem decide se essa conversão será feita ou não será autoridades na instituição não a pessoa que te aplicou a multa. Ainda não é uma certeza essa conversão. É uma possibilidades sendo decidida apenas pelo órgão. O que você fazer é entrar com o processo e esperar a resposta. Não sendo certeza o resultado.

Requerimento para conversão de multa em advertência por escrito

Se você quer entrar com processo administrativo para isso o primeiro passo a fazer é solicitar o requerimento para conversão de multas. O requerimento que você precisa preencher é de acordo com o artigo 289 das leis de trânsito. A entrega do requerimento deve ser entregue antes da entrega da multa. Se esperar a multa chegar não irá funcionar entrar com o requerimento.

Na hora de entrar com o processo administrativo lembre-se de levar os documentos pessoais como CNH e outros. O local em que tem que levar é na primeira instância. Ou seja na JARI da sua região. Se informe do tempo de resposta no local pois pode ser diferente em cada região. Agora é só esperar a resposta da instituição.

E se o DETRAN negar a conversão?

Se você entrou com requerimento na JARI e eles negaram a conversão a resposta não é muito boa. Como dito acima na lei está previsto a possibilidade dessa conversão. Se a resposta do órgão é negativa não há muito a se fazer. Você irá precisar pagar a multa e continuar a infração.

Se você está com uma dúvida pode acessar o site do DETRAN para mais informações. Além das leis de trânsito nas qual você pode se embasar no site do DETRAN você tem todas as informações que precisa e pode inclusive ter acesso a serviços.

Para ter acesso a essas informações e serviços você precisa acessar o site do DETRAN do seu estado. Por lá você terá um menu inicial com as informações de leis, e serviços físicos. Além de documentos que você pode precisar para esses serviços. Já os serviços você também terá acesso a serviços online. Para isso vá à opção de serviços. Você irá precisar informar alguns dados do veículo e da CNH em alguns casos. Pelo site você poderá ter acesso a documentos, agendamento de serviços físicos e serviços online.

converter-multa-detran-em-advertencia 2024

Contato com o DETRAN

Se você ficou com alguma dúvida de como a conversão funciona no seu estado pode entrar em contato. Você tem várias opções de como entrar em contato. Será preciso entrar em contato com o DETRAN do seu estado específico. Para ter acesso às formas de contato dele pode ser pelo site do mesmo. No site você tem acesso ao horário de funcionamento. Geralmente é das 8h às 18h de seg. a sex. Mas pode variar de acordo com seu estado. Além de pessoalmente pode ter acesso a telefones do DETRAN para contato. Em alguns casos pode inclusive ter números para whatsapp. Por e-mail ou enviando mensagem pelo site também pode ser uma opção. Isso irá depender da forma de atendimento disponível para seu estado. Para ter acesso a quais as opções do seu estado acesse o site.

Modelo de Requerimento de Advertência Por Escrito

Abaixo selecionamos um modelo de requerimento, se você for de São Paulo, poderá também usar o modelo em PDF abaixo:

ADVERTÊNCIA POR ESCRITO
REQUERENTE
 Proprietário
 Condutor
Eu,_____________________________________________________,
Nome Social (opcional) – Decreto 55.588/2010:__________________________________________________,
Endereço,________________________________________________,
N°___________Complemento__________ Bairro__________________________________________,
Município: ______________________________________ UF: ______ CEP: __________________,
Telefone: (___)______________.
PLACA DO VEÍCULO________________________
AUTO DE INFRAÇÃO DE TRÂNSITO (AIT)
AIT nº________________________________.
Local da Infração: ____________________________________________________.
Data:____/____/____Hora:____:_____ Enquadramento do CTB, Lei 9.503/97___________________.
O requerente acima qualificado solicita a aplicação da penalidade de advertência por escrito, nos
termos do artigo 267 do CTB, Lei 9.503/97.
_________________________________,_______ de _________________________ de20_______.
__________________________________________________
(assinatura do requerente)

Gostou da dica? Depois deixe nos comentários se obteve sucesso no requerimento.


Se gostou, curta e compartilhe: