Como consultar placa de moto pela online 2024

Em linhas gerais, o cidadão que consulta a placa de sua moto descobre se tudo está regularizado com seu automóvel. Dessa forma, com uma simples pesquisa online é possível evitar transtornos futuros e desnecessários. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como consultar placa de moto pela online.

como-consultar-placa-de-moto-pela-online 2024

Qual a importância de consultar a placa de uma moto?

Dentre as principais vantagens encontradas ao consultar a placa de uma moto, está a possibilidade de verificar se tudo esta devidamente regularizado. Nesse sentido, a pesquisa é muito importante para o atual proprietário da moto e também para um potencial comprador.

consultar-placa-de-moto-online-1 2024

Isso porque, ao adquirir um veículo usado, é necessário ter muita atenção e cuidado para não sair com um prejuízo. Geralmente, antes de dar início a uma negociação para efetuar a compra de um veículo, o potencial comprador deve analisar:

  • Se o veículo está com documentação irregular;
  • Se existem multas, IPVA atrasado e outros débitos.

Afinal, esses fatores podem inviabilizar a transferência, e, consequentemente, causar um grande transtorno com is processos burocráticos. Com o advento da internet, é possível consultar placa de moto de forma online.

Dessa forma, o interessado evita perder muito tempo se deslocando até uma unidade de atendimento do DETRAN para descobrir as informações necessárias. Normalmente, a pesquisa é realizada por meio do site do Detran onde o veículo está registrado.

Placa e RENAVAM

A princípio, para consultar a situação do veículo, junto ao site do departamento estadual de trânsito, o interessado precisa ter em mãos a placa e o número do RENAVAM no veículo. Normalmente, a placa de um veículo possui uma sequência alfanumérica única.

Isso porque, a placa é utilizada para realizar a identificação de veículos automotores. Via de regra, a sequência composta por 7 números e letras, é uma chapa de metal afixada a um veículo.

Em síntese, o RENAVAM é tão importante para um veículo quanto a placa. Isso porque, o RENAVAM consiste no Registro Nacional de Veículo. Dessa forma, o registro é uma espécie de identificador do veículo similar ao CPF de uma pessoa física. Vale destacar que, existem outros órgãos que podem informar ao cidadão sobre o histórico da moto. Por exemplo:

  • Polícia Rodoviária Federal;
  • Registro Nacional de Veículos Automotores;
  • Departamento Nacional de Trânsito.

Afinal, como consultar placa de moto online?

De antemão, para consultar placa de moto pela online, o interessado precisa ter em mãos a placa e o RENAVAM do veículo. Na sequência, o cidadão deve acessar o site do departamento estadual de trânsito onde o veículo está registrado.

como-consultar-placa-de-moto-online 2024

Ainda que existam algumas diferenças entre as plataformas, o procedimento online é muito similar em todas elas. Por norma, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran onde o veículo está registrado;
  • Na sequência, procure por “veículos”;
  • Logo após, clique em “situação de veículo”;
  • Depois, insira a placa e o RENAVAM do automóvel;
  • Por fim, clique em consultar e verifique se existe alguma pendência a ser resolvida.

É importante destacar que, caso o cidadão suspeite que o veículo tenha sido roubado, é possível consultar placa de moto através da Secretaria Nacional de Segurança Pública. De modo a facilitar a vida do cidadão, a Secretaria desenvolveu o aplicativo Sinesp Cidadão.

Esse aplicativo permite que as consultas sejam feitas de forma gratuita. Normalmente, basta que o cidadão faça o download do aplicativo, clique em “carros”, preencha as informações solicitadas e clique em “Checar Situação”.

Riscos ao não consultar placa de moto

Como já dito anteriormente, é de suma importância consultar placa de moto. Isso porque, com esse simples procedimento, o cidadão evita alguns riscos. Ao consultar a placa de sua moto com frequência, o proprietário evita infringir o artigo 230 do código de trânsito brasileiro (CTB).

Isso porque, de acordo com o artigo, o motorista que conduz um veículo com a documentação atrasada ou vencida está cometendo uma infração de trânsito. A princípio, a infração é de natureza gravíssima.

Dessa forma, ao ser surpreendido nessa situação, o proprietário da moto é penalizado com multa e pontos em sua CNH. Quando parado em uma blitz, o proprietário corre o risco de ter o veículo apreendido até que tudo seja regularizado.

O potencial comprador que consulta a placa da moto antes de oficializar a negociação, evita transtornos e prejuízos. Afinal, a transferência de propriedade não pode ser efetuada até que todas as pendências sejam resolvidas. Nesse sentido, ao consultar a placa da moto, o cidadão verifica se existe:

  • IPVA atrasado;
  • Restrições policiais e judiciais;
  • Restrições financeiras;
  • Outros tipos de irregularidades.

Em resumo, para evitar uma grande dor de cabeça, por exemplo, antes de finalizar a negociação de uma moto usada ou seminova, o interessado deve consultar se existem pendências na documentação ou relativas à placa. Afinal, a transferência só é permitido pelo Detran quando tudo estiver regularizado.


Se gostou, curta e compartilhe: