Quais Serviços Digitais do Detran? Agendamento 2024

Agendamento Detran Digital

Quem possui pendências com seu veículo e deseja saber quais serviços digitais do Detran são possíveis de serem solicitados pela internet podem ficar tranquilo, pois atualmente o órgão permite que muitos assuntos sejam resolvidos sem sair de casa.

detran-digital 2024

DETRAN Digital Online

Detran é como é comumente chamado o Departamento Estadual de Trânsito que é um órgão existente em todos os estados e também no Distrito Federal. Cada estado possui uma unidade deste órgão e as regras podem ser diferentes entre as localidades devido os decretos e leis estaduais que obedecem um regimento próprio.

Até pouco tempo atrás para solicitar um serviço ao Detran era necessário que o cidadão se dirigisse até uma unidade de atendimento munido de documentos pessoais, pegasse uma senha no setor desejado e aguardasse ser chamado para realizar a sua solicitação.

Mas isso mudou, pois em face das grandes demandas atribuídas ao órgão e com a crescente popularização da internet existe a possibilidade de requerer diversos serviços através do computador, tablet ou até mesmo um celular.

Mas quais serviços digitais do Detran é possível solicitar sem sair de casa? Para que todas as suas dúvidas sejam sanadas esclarecemos os principais tópicos referentes a esse importante assunto.

Agendamento Serviços Digitais do Detran

Existem várias opções que requerem agendamento serviços digitais do Detran, pois dessa forma o cidadão acessa o portal do órgão, solicita o atendimento de que necessidade e na data definida se apresenta no local e hora marcada.

  • CNH – Os cidadãos que necessitam tratar de assuntos relacionados com a sua CNH podem utilizar o agendamento para os temas Primeira Habilitação, Renovação de CNH, CNH Para Habilitados no Exterior e Adição ou Mudança de Categoria.
  • Veículos – Os proprietários de veículos que necessitam pagar multas, solicitar a CRLV, realizar consultas sobre restrições de venda ou solicitar o registro do seu carro ou moto podem acessar o portal e selecionar a opção desejada para efetuar a sua solicitação através de agendamento.
  • Infração – Cidadãos que receberam multas ou que desejam se defender de alguma autuação podem efetuar sua defesa, acompanhá-la e inclusive recorrer da decisão utilizando os serviços digitais do Detran.

Importante mencionar que os serviços digitais do Detran podem ser solicitados pelo do Detran de cada estado ou ainda pelo aplicativo que permite acessar as mesmas informações obtidas através do endereço eletrônico. Quase todos os estados possui o serviço digital, para saber mais acesse o Detran de Seu estado:

detran-digital-agendamento 2024

Serviços Digitais do Detran

A maior parte dos serviços digitais do Detran nem ao menos requerem agendamento, pois o próprio cidadão pode efetuar a solicitação, acompanhamento e obtenção dos documentos que deseja através da internet.

Esse é o caso da consulta e pagamento de multas, pois para consulta-las é preciso apenas acessar o aplicativo ou site do órgão, informar o renavam e placa do carro ou moto e clicar para pesquisar.

A pesquisa retorna com todas as informações sobre multas em aberto e autuações, valores das multas, IPVA do ano vigente e anos anteriores em aberto, DPVAT do ano vigente e anteriores em aberto, licenciamento a ser pago ou vencido, informações sobre impedimento de venda e vários outros dados de interesse do condutor.

Consultas relacionadas a Carteira Nacional de Habilitação também são facilmente acessadas pelo site ou aplicativo e um exemplo disso é a consulta aos pontos na CNH, acompanhamento da emissão do documento de novos condutores, consulta de processos referentes a cassação de CNH, processos de reabilitação de CNH cassada entre outros.

Além disso, o condutor pode emitir boletos e guias para pagamentos referente a taxas e tributos anuais a vencer ou já vencidos. Após realizar a impressão é possível realizar o pagamento pelo internet banking, casas lotérica e todos os bancos credenciados pelo órgão.

servicos-digitais-detran 2024

A possibilidade de acessar inúmeros serviços digitais do Detran pela internet permite que pessoas que estão efetuando transações de compra e venda possam consultar todos os registros de determinado automóvel de forma muito fácil, pois nesses casos é importante conhecer detalhadamente tudo que está direcionado para o veículo em questão.

O interessado em um carro pode verificar se há débitos vencidos, impedimentos para realizar compra e venda, algum impedimento para que o veículo circule entre vários outros.

O serviços digitais do Detran também englobam ações educativas do órgão tais como programas permanentes, eventos, campanhas e escola pública de trânsito. Esses serviços visam contribuir com a sociedade através da educação voltada para o trânsito uma vez que ao obter informação é possível que os cidadãos repensem e melhorem sua atuação enquanto condutores de veículos.

A escola de trânsito oferece cursos gratuitos de reciclagem, atualização e capacitação através de aulas presenciais e a distância, apostilas gratuitas e eventos públicos que são amplamente divulgados para a comunidade em geral.

Como cada estado pode possuir diretrizes diferentes é interessante que os interessados em saber quais serviços digitais do Detran estão sendo ofertados no momento entrem em contato com o posto de atendimento da sua localidade.


Se gostou, curta e compartilhe: