O que é uma vistoria é reprovada por km? 2024
A princípio, quando uma vistoria é reprovada por km significa que houve uma adulteração da quilometragem original. É possível descobrir a anomalia ao observar a quilometragem coletada na vistoria anterior. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra o que é uma vistoria é reprovada por km.
Vistoria veicular junto ao Detran
A princípio, a vistoria consiste no ato de avaliar um veículo. Ou seja, durante o procedimento é verificado se o veículo está em boas condições de conservação e manutenção. Dessa forma, o principal objetivo da vistoria é permitir que apenas os veículos legítimos e autênticos circulem pelas vias públicas.
Em linhas gerais, a vistoria veicular serve para analisar se todos os itens de segurança e equipamentos obrigatórios estão em conformidade com as normas vigentes. Por exemplo, o vistoriador observa se a numeração de chassi, o motor, a carroceria e os itens externos e visíveis. Dentre os principais itens observados, estão:
- Faróis e faroletes: normalmente, são verificados a integridade dos equipamentos e se as luzes de freio, de setas, de ré, da placa, dos faróis alto e baixo estão em bom estado de funcionamento;
- Espelhos retrovisores:no decorrer da vistoria o avaliador observa se os espelhos retrovisores exteriores e o central do interior do veículo estão em boas condições;
- Limpadores de para-brisa:analisar esse item é de grande importância pois a visibilidade não pode ser comprometida em dias de chuva ou de neblina;
- Itens de segurança:são observados os cintos de segurança, o extintor de incêndio, o triângulo, o macaco e a chave de fenda;
- Pneus: o avaliador verifica se os pneus estão íntegros e em bom estado de conservação. Afinal, pneus carecas prejudica a frenagem e a estabilidade do veículo;
- Buzina:para ser aprovado na vistoria veicular a buzina precisa estar funcionando adequadamente;
- Vidros:os vidros do veículo não podem estar trincados ou rachados;
- Suspensão: a suspensão do veículo também precisa estar em boas condições de uso;
- Quilometragem: para que a vistoria não seja reprovada por km esse item não pode estar muito discrepante a última vistoria realizada. Além disso, o painel do veículo não pode conter sinais de violação.
Afinal, é possível que a vistoria seja reprovada por km?
Como dito anteriormente, a vistoria veicular do Detran observa se todos os itens do veículo estão em bom estado de conservação e em conformidade com as normas vigentes.
Dessa forma, a quilometragem original é um fator de grande importância. Afinal, de acordo com o tempo de rodagem é possível ter uma boa noção sobre o desgaste das peças. E, consequentemente, a necessidade de fazer uma manutenção.
De modo a tentar enganar um possível comprador ou mesmo os avaliadores do departamento de trânsito, algumas pessoas escolhem alterar a quilometragem original. No entanto, essas pessoas não sabem que essa prática é considerada um crime.
Muitas vezes é bem simples identificar quando a quilometragem original foi alterada. Além da discrepância que existe em detrimento da quilometragem coletada na última vistoria, o painel tem sinais de violação, arranhões, rachaduras e outras evidências de que algo fora do normal aconteceu.
Por fim, quando a vistoria é reprovada por km significa que a quilometragem foi adulterada. Será necessário, portanto, que o proprietário entre na Justiça para resolver a situação.
Vistoria reprovada por km: como resolver?
Antes de tudo, o cidadão deve saber que tanto o proprietário do veículo quanto seu representante, procurador ou despachante pode resolver a questão da vistoria reprovada por km. Além disso, o procedimento pode ser feito em qualquer Unidade de atendimento do DETRAN.
Quando o agente do Detran encontra alguma disparidade na quilometragem do veículo, o profissional deve reprovar o veículo por km. Afinal, muito provavelmente houve uma adulteração que pode pôr em risco a vida do condutor e de terceiros.
Normalmente, é possível resolver o problema junto ao próprio departamento estadual de trânsito ou junto à justiça. Em ambas as esferas, é relativamente simples resolver a pendência. Isto é, se o proprietário tem certeza que não adulterou a quilometragem.
Por fim, para regularizar a situação da quilometragem do veículo, será necessário que o proprietário apresente o laudo cautelar bloqueado comprovando que houve um erro na coleta do laudo anterior ou no reinício da contagem da quilometragem.
Se o DETRAN aceitar as novas evidências, o laudo bloqueado será desbloqueado. Além disso, o laudo anterior será cancelado. Afinal, foi comprovado que houve erro na aferição do hodômetro.
Na sequência, o procedimento será reiniciado. Ou seja, será preciso que o cidadão retorne à Empresa Creditada de Vistoria e realize uma nova vistoria.
Se na nova avaliação não for detectado nenhuma outra anomalia, o veículo será liberado para circular pelas ruas e rodovias do país. Afinal, sua condição não põe em risco a vida do condutor e nem dos outros usuários das vias.
Mais sobre o DETRAN
Se gostou, curta e compartilhe: