Multa por pneu careca: Valor e pontos na carteira 2024

De antemão, o condutor que conduz o veículo enquanto o pneu do veículo está careca está cometendo uma infração de trânsito. E, de acordo com o CTB, o condutor infrator deve ser penalizado com multa e pontos na carteira. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra qual o valor da multa por pneu careca. Veja também quantos pontos são somados na carteira nacional de habilitação do motorista infrator.

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É permitido andar com o pneu do veículo careca?

Em síntese, o pneu de um veículo consiste em mais um acessório de segurança. Afinal, quando o pneu se encontra em bom estado de conservação, ele promove mais segurança ao condutor e aos mais usuários da via.

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Normalmente, quando o pneu fica careca ele perde automaticamente suas características originais. E, consequentemente, não garante o atrito da borracha com o solo.

A princípio, é possível saber se o pneu está careca através do marcador TWI que indica o desgaste do pneu. Dessa forma, quando o desgaste do pneu atinge a marca indicada, significa que o ciclo de vida do pneu chegou ao fim. E, consequentemente, deve ser trocado para não gerar problemas causados pela perda de atrito dos pneus.

De acordo com o artigo 4 da Resolução 558/80 do Conselho Nacional de Trânsito, é proibido que um veículo automotor circule pelas vias públicas com o pneu desgastado. Isto é, quando a banda de rodagem tenha atingido os indicadores. Afinal, os riscos ao conduzir um veículo nessa situação são muitos. Por exemplo:

  • Agrava o risco de aquaplanagem;
  • Prejudica o alinhamento do veículo;
  • Aumenta o tempo de resposta ao frear;
  • Resulta em uma infração de trânsito.

Nesse sentido, o motociclista que for surpreendido enquanto conduz um veículo com o pneu careca pode ser penalizado. Afinal, o motorista está ciente da infração de trânsito.

Afinal, qual o valor da multa por pneu careca?

Como já dito anteriormente, um motorista não pode conduzir quaisquer veículos enquanto o pneu tiver careca. Afinal, ao realizar essa atividade, o condutor coloca em risco a própria vida e a vida dos demais usuários da via.

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A princípio, o motorista que for surpreendido infringido o artigo 230 do código de trânsito responderá por suas ações. Afinal,o candidato à habilitação já é informado que essa prática configura infração de trânsito. Isto é, logo na parte de mecânica, no início do curso de legislação,

Por ser uma infração de natureza grave, uma das penalidades previstas no artigo 230 do CTB é a aplicação da multa. A multa para quem é surpreendido dirigindo um veículo com o pneu careca é de R$ 195,23. Além disso, a autoridade pode fazer a retenção do veículo para regularização como uma medida administrativa.

Por fim, é importante dizer que o responsável pela infração é o motorista do veículo. Dessa forma, é importante que o condutor observe a situação dos pneus do veículo antes mesmo de retirar o automóvel da garagem.

Pneu careca: pontos na carteira de habilitação

De acordo com o código de trânsito brasileiro é considerado infração de natureza grave conduzir um veículo com o pneu careca. Afinal, o pneu desgastado compromete a segurança do motorista do veículo e das outras pessoas da via.

Por ser uma infração de natureza grave, o condutor que for surpreendido nessa situação deve arcar com a multa de R$ 195.23. Além disso, serão somados 5 pontos na carteira de habilitação do piloto.

É importante ressaltar que, o condutor também terá que arcar com as medidas administrativas. Dessa forma, o veículo pode ser retido até o momento que condutor efetue a regularização do veículo.

De modo a evitar ser penalizado tão duramente por uma infração de trânsito, o proprietário do veículo deve evitar trafegar com os pneus carecas. Para prolongar a vida útil dos pneus, o proprietário deve:

  • Sempre realizar o alinhamento e balanceamento do veículo;
  • Calibrar os pneus sempre que necessário e acompanhar a pressão;
  • Fazer o rodízio dos pneus de acordo as orientações do calendário do fabricante;
  • Evitar transitar por estradas em más condições de uso;
  • Observar e identificar os pneus de melhor custo-benefício para cada rota e conforme cada tipo de estrada;
  • Analisar a profundidade dos sulcos e, consequentemente, manter os padrões que indiquem a previsão de troca da peça, bem como, a hora ideal para um processo de recapagem.

Conclusão

Por fim, quando nenhuma desses cuidados forem suficientes, o proprietário pode enviar os pneus para uma revisão de carcaça. Em muitos casos é possível fazer a recapagem a fim de aumentar o tempo de uso da peça.

No entanto, se o pneu já estiver muito desgastado, o proprietário deve descartar o pneu careca e adquirir uma nova peça. Isso porque, embora o valor do pneu não seja tão baixo, as multas e as demais penalidades podem ser mais caras e desgastante para o condutor.


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