DETRAN-ES Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Para ter certeza que a documentação do veículo está regularizada, é de suma importância pesquisar débitos do veículo. Esse procedimento pode ser realizado tanto pelo proprietário do veículo quanto por um potencial comprador. Embora pareça uma atividade bastante burocrática, é bem simples fazer essa consulta junto ao departamento estadual de trânsito do Espírito Santo. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran ES.

detran-ES-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Como pesquisar débitos do veículo junto ao Detran ES?

Pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran ES é um processo bastante tranquilo. Isso porque, a consulta é feita de forma totalmente remota. Ou seja, basta apenas que o cidadão acesse o site e informe os dados solicitados para saber se qual a situação do seu veículo.

pesquisar-debitos-do-veiculo-detran-ES 2024

Em síntese, para pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran ES, basta que o cidadão:

  • Acesse o site do Detran ES ou clique aqui
    para ser direcionado automaticamente.
  • Na sequência, clique em veículos
  • Depois, procure por consulta de veículos. O cidadão pode escolher entre pessoa física ou jurídica
  • Logo após, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em consultar e siga todas as instruções da plataforma

Vale ressaltar que esse serviço é gratuito. Ou seja, para consultar se existe algum débito pendente vinculado ao veículo, basta que o cidadão tenha uma boa conexão com a internet.

Ao pesquisar débitos do veículo junto ao Detran ES, o cidadão consegue verificar:

  • Se é preciso quitar o IPVA
  • Até quando o veículo está licenciado
  • Se é preciso fazer o pagamento do seguro DPVAT
  • As multas que foram aplicadas e muito mais.

DETRAN-ES: afinal, porque pesquisar débitos do veículo?

Primeiramente, só é permitido transitar pelas vias públicas do território nacional com um veículo regularizado. Ou seja, aquele que conduz um veículo portando irregularidades em sua mecânica ou em sua documentação, pode ter sérios problemas com a lei.

detran-ES-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Para evitar transtornos desnecessários é de suma importância pesquisar os débitos do veículo. A pesquisa pode ser feita pelo próprio proprietário ou por algum interessado que tenha a placa e o RENAVAM do veículo. Mas afinal, quais débitos é preciso pesquisar? O cidadão deve pesquisar, principalmente: IPVA, licenciamento e multas.

Além disso, também é interessante verificar a existência de impedimentos judiciais, financeiros e similares. Somente quando o veículo não possuir quaisquer pendências é o momento de fazer a transferência de propriedade com tranquilidade.

IPVA

O IPVA é um dos principais débitos a serem pesquisados. Isso porque, o não pagamento desse imposto estadual pode causar problemas desastrosos. Quando o imposto sobre a propriedade de veículos automotores não é pago, o
proprietário corre um sério risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa.

Normalmente, o valor do IPVA tende a ser bastante significativo. Contudo, o proprietário pode fazer o pagamento de forma parcelada. Se mesmo assim o imposto não for quitado na data prevista, o proprietário deve quitar a pendência à vista, somado a multa de 0,33% por dia de atraso e à juros.

Vale salientar que, sem o pagamento do IPVA não é possível regularizar o licenciamento do veículo.

Licenciamento

De antemão, conduzir um veículo sem o licenciamento é considerado uma infração de natureza gravíssima. Ou seja, além de multa o condutor é penalizado com 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Para regularizar o licenciamento, antes é necessário quitar o IPVA e todos os débitos vinculados ao veículo. Isso porque, o licenciamento serve para assegurar que o veículo está em conformidade com as normas de segurança vigentes.

Normalmente, o veículo pode ser retido pelas autoridades policiais até que o pagamento da taxa junto de juros reincidentes aconteça.

Multas

Também é de suma importância pesquisar se o veículo possui multas registradas em sua placa. Isso porque, durante a transferência de propriedade as multas também são transferidas. Assim, o novo proprietário precisará se responsabilizar e custear as taxas de guincho e do uso de pátio policial caso queira trafegar novamente pelas vias. Ao apreender um veículo com multa, via de regra, as autoridades o levam para o pátio policial. O proprietário só terá o veículo de volta quando quitar as diárias.

O que é necessário para pesquisar os débitos do veículo?

Como dito anteriormente, qualquer pessoa pode pesquisar os débitos do veículo. No entanto, para executar o procedimento é preciso ter alguns dados em mãos. Por exemplo:

  • Número de CPF do proprietário do veículo, com os onze dígitos válidos
  • Número da placa do veículo com toda a série alfanumérica
  • Certificado de registro do veículo para atestar que o automóvel se encontra em bom estado. E, consequentemente, pode transitar em segurança pelas vias públicas.
  • Licenciamento, atestando que o veículo está em conformidade com as normas vigentes
  • RENAVAM do veículo constando todos os onze dígitos

Se gostou, curta e compartilhe: