Detran Cidadão Manaus: CNH Grátis 2024 Cadastro 2024

Agora, o cidadão de Manaus que possui uma baixa renda ou que estejam desempregados, pode conseguir tirar sua carteira Nacional de habilitação (CNH). De forma gratuita. Dentre outras regras, para conseguir a CNH Grátis 2024 o cidadão de Manaus precisa realizar o cadastro demonstrando interesse. Ficou interessado? Então, continue a leitura desse artigo para saber tudo sobre o assunto.

detran-cidadao-manaus-CNH-gratis 2024

CNH Grátis 2024 para o Cidadão de Manaus

Talvez seja para realizar um sonho ou ainda para se profissionalizar, fato é que, conseguir tirar a CNH ainda é uma grande conquista. Contudo, devido aos preços elevados, nem todo mundo consegue adquirir a sua habilitação.

detran-cidadao-manaus-CNH-gratis-cadastro 2024

O diretor-técnico do Detran AM disse em certa ocasião que a habilitação é um direito do cidadão de ir e vir. Por isso, o governo do estado resolveu conceder essa oportunidade para as pessoas de baixa renda. Principalmente para as que não dispõem de condições de pagar por uma carteira de motorista.

Pensando nas pessoas que não tem condições financeiras para pagarem pela Carteira Nacional de Habilitação, em meados de novembro de 2023, o Detran AM, também conhecido como Detran cidadão, criou o projeto CNH Social.

Este projeto, bem como, o projeto Motociclista Legal e CNH na Escola, fazem parte de um combo de benefícios. Todos oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas.

Contudo, o projeto CNH Social Manaus, foi o de maior adesão dentre eles. Certa de 170 mil candidatos em todo o estado do Amazonas se candidataram cara concorrer a tão sonhada CNH.

Vale ressaltar que o projeto atende a todos amazonenses, ou seja, todas as 62 cidades do Estado.

O Detran AM é o responsável por realizar e administrar as inscrições e todo o processo da CNH Social em Manaus.

Ainda que o foco seja ajudar as pessoas, que se encontrem em vulnerabilidade social a obter sua primeira carteira de habilitação. Isto é, a Permissão para Dirigir, o projeto também atende os cidadãos que precisam fazer a renovação da sua carteira de habilitação, que desejam mudar a categoria da CNH ou mesmo adicionar uma nova categoria.

As vagas são muitas. O Detran Cidadão Manaus pretende atender mais de 300 mil pessoas até o final de 2024 com este projeto.

Detran Cidadão Manaus: requisitos para a CNH

O cidadão de Manaus que deseja tirar sua CNH Grátis 2024 precisa:

detran-cidadao-manaus-CNH-gratis-2024 2024

  • Ser maior de 18 anos
  • Ter o CadÚnico, ou seja, o Cadastro Único para Programas Sociais, ativo e atualizado
  • Saber ler e escrever
  • Se encontrar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, isto é, ter nenhum acesso ou acesso limitado aos recursos econômicos e sociais
  • Estar desempregado
  • Ter sua carteira de trabalho expedida a mais de um ano
  • Receber o Auxílio Brasil
  • Ter uma única fonte de renda, cujo valor não ultrapasse meio salário mínimo mensal
  • Viver no estado do Amazonas por, no mínimo, dois anos.
  • Ter uma renda familiar com até dois salários mínimos mensais

Nesse sentido, toda e qualquer pessoa que deseja obter a CNH de forma gratuita dentro do projeto CNH Social Detran AM precisa se encaixar nesses requisitos

Detran Cidadão Manaus: inscrição para a CNH Grátis 2024

O cidadão de Manaus que se mostrou interessado em conseguir obter a CNH Grátis 2024, precisa fazer a inscrição no site do Detran AM, clicando aqui a partir do dia 9 de outubro.

O interessado também pode fazer o download do aplicativo do governo do estado Amazonas e escolher fazer o cadastro para conseguir a CNH Social Manaus por ele.

O candidato que quiser concorrer a uma vaga para conseguir a CNH Grátis 2024, precisa apresentar os seguintes documentos:

  • Documento pessoal original com foto
  • Documento pessoal original com foto do cônjuge
  • Número do CPF do interessado e do cônjuge
  • Comprovante atualizado de residência
  • Certidão de nascimento, de casamento ou de união estável
  • Carteira de trabalho do interessado e de dos demais componentes do núcleo familiar
  • Certidão de nascimento de filhos ou a guarda tutelar

Vale ressaltar que é responsabilidade do interessado preencher corretamente as informações solicitadas na plataforma digital e também de acompanhar o resultado do seu processo.

Caso seja aprovado, o candidato precisa comparecer pessoalmente ao Detran AM na data e no horário agendado. Ou ele deve verificar pela internet um local onde poderá realizar a entrega dos documentos, caso não existam postos do Detran AM, em seu município.

É importante que o candidato apresente todas os documentos solicitados de modo a comprovar a veracidade das informações prestadas.

Em resumo, o projeto CNH grátis 2024, do Detran Cidadão Manaus consiste em um programa de habilitação social gratuito. O cidadão, maior de 18 anos e que se encontre em situação de vulnerabilidade econômica e social pode fazer a inscrição pelo site no Detran AM.

Após preencher corretamente os dados, ele precisa acompanhar o resultado. Caso seja aprovado, ele deve apresentar os documentos comprobatórios em uma unidade designada pelo Detran no dia e horário marcados para não perder a oportunidade.


Se gostou, curta e compartilhe: