IPVA 2024 atrasado Detran AM: Pagamento e Licenciamento 2024

Antes de mais nada, é importante que o proprietário do veículo faça o pagamento do IPVA e da taxa de licenciamento. A princípio, nas datas previamente estipuladas. Afinal, o dinheiro dos impostos é utilizado para subsidiar investimentos nos estados e municípios onde o veículo está registrado. Contudo o proprietário que não conseguiu quitar as taxas no prazo pode fazer o pagamento IPVA 2024 atrasado junto a Sefaz. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran AM.

IPVA-2024-atrasado-detran-AM-licenciamento 2024

IPVA 2024 atrasado Detran AM

O departamento estadual de trânsito do Amazonas é o responsável por fiscalizar o trânsito de veículos terrestres de todo o estado. Nesse sentido, uma das maiores responsabilidades da instituição é permitir que apenas os veículos regulares trafeguem pelas vias públicas. Afinal, somente quando nessas condições é possível evitar que grandes tragédias aconteçam.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-AM 2024

Normalmente, um veículo é considerado regular quando está com sua parte mecânica em ordem e com todos os débitos quitados. O IPVA é considerado um dos mais importantes débitos que precisam ser pagos. Afinal, com o dinheiro arrecadado do imposto é possível fazer manutenção nas vias. E em outras áreas de expansão do estado e do município.

Geralmente, o valor do IPVA não é fixo. Isso porque, o valor do imposto tende a oscilar de estado para estado. Além disso, o valor do IPVA 2024 é calculado de acordo com a tabela FIPE do automóvel. De modo a proporcionar um alívio ao proprietário, o pagamento desse imposto estadual pode acontecer de forma bastante facilitada.

Mesmo com a facilidade, com o risco iminente de ter o CPF inscrito na dívida ativa e de ter o veículo retido pelas autoridades policiais, alguns proprietários não realizam o pagamento do imposto sobre a propriedade de veículos automotores.

De modo a evitar cometer uma infração de natureza gravíssima e prejudicar de forma significativa toda a arrecadação estadual, o proprietário deve evitar conduzir o veículo. E, na sequência providenciar o pagamento do IPVA 2024 atrasado para regularizar a situação do veículo.

IPVA 2024 atrasado Detran AM: afinal, como fazer o pagamento?

Em linhas gerais, a Secretaria da Fazenda do Amazonas consiste em um órgão governamental que tem como principal responsabilidade a função de gerenciar e fiscalizar a parte financeira de todo o estado.

IPVA-2024-atrasado-detran-AM 2024

Geralmente, a SeFaz AM presta serviços de orientação tributária e auto regularização. Ou seja, junto à secretaria é possível emitir documentos fiscais, boletos de cobrança e equivalentes.

Quando o IPVA não é pago nas datas corretas, o proprietário do veículo deve procurar pelo SeFaz. Isso porque, é junto ao órgão responsável por fiscalizar os pagamentos de tributos estaduais, que o condutor poderá emitir a Guia para o pagamento do imposto.

Em síntese, é possível que o pagamento do IPVA 2024 atrasado seja reconhecido pelo Detran AM somente por intermédio do site da Secretaria da Fazenda do AM. Para realizar esse procedimento, basta que o proprietário interessado em quitar a dívida:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Amazonas ou clique aqui para ser direcionado automaticamente;
  • Em seguida, procure por “áreas” e clique em “IPVA”
  • Logo após, selecione a opção “consulta lançamento e impressão DAR”;
  • Na sequência, informe o número do RENAVAM do veículo;
  • Depois, clique em “consultar” e emita os boletos para fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran AM.

A princípio, o pagamento do boleto emitido por meio do site da SeFaz AM pode ser realizado em qualquer banco conveniado.

O pagamento do imposto pode, inclusive, ser feito de forma totalmente remota através do internet banking.

A princípio, o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran AM deve ser feito em cota única, ou seja, à vista. Além disso, o proprietário do veículo também pode ter que arcar com multas e juros devido ao atraso do imposto.

IPVA 2024 atrasado Detran AM: licenciamento

Assim como todo condutor sabe, o licenciamento de um veículo é considerado um documento de porte obrigatório. No entanto, o CRLV só pode ser emitido quando o proprietário quita todos os débitos existentes, bem como, a taxa de licenciamento. Vale ressaltar que a taxa do licenciamento deve ser paga anualmente, bem como, o IPVA.

Para fazer o pagamento da taxa de licenciamento do veículo depois que o pagamento do IPVA 2024 atrasado acontecer, basta que o interessado:

  • Acesse o site do Detran AM;
  • Na sequência, procure e clique em “veículos”;
  • Em seguida, clique em :licenciamento de veículos”;
  • Logo após, preencha o formulário com placa e o número do RENAVAM;
  • Por fim, clique em consultar e imprima o boleto para efetuar o pagamento.

A princípio, o boleto do licenciamento pode ser pago em quaisquer bancos conveniados. Dessa forma, o proprietário pode escolher entre quitar a pendência por meio do internet banking ou por meio de algum caixa eletrônico.


Se gostou, curta e compartilhe: