CRVA Detran RS: O que faz, Serviços, Endereços e Telefone 2024

CRVA Detran RS é o Centro de Registro de Veículos Automotores localizado no Rio Grande do Sul. Em outras palavras, o CRVA é responsável por realizar todos os serviços relacionados à atualização dos veículos. Quer saber mais sobre o tema? Então continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre o assunto.

CRVA-detran-RS-esderecos 2024

CRVA Detran RS: O que é?

À princípio, o CRVA Detran RS é o Centro de Registro de Veículos Automotores. Seu principal objetivo é facilitar o acesso da popularização à regularização, com agilidade, segurança e praticidade.

CRVA-detran-RS-servicos 2024

Vale destacar que desde meados de 1998, o Centro de Registro de Veículos Automotores é licenciado pelo DETRAN-RS.

Dessa forma, o CRVA Detran RS funciona vinculado ao cartório de registro civil. E, ainda sob a supervisão e a fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran/RS). A Corregedoria Geral da Justiça do Estado também supervisiona e fiscaliza o Centro de Registro de Veículos Automotores.

CRVA Detran RS: quais serviços são prestados e como solicitar tais serviços?

O cidadão que se desloca até o CRVA Detran RS, encontra na responsabilidade do órgão, todos os serviços relacionados ao Registro de Veículos Automotores. Por exemplo:

CRVA-detran-RS-o-que-e 2024

  • Solicitação de vistoria
  • Inserção de novos dados registrais no sistema
  • Transferência de propriedade de veículos
  • Autorização para fabricação de placas
  • Emplacamento de veículo automotor
  • Mudança de placa
  • Liberação de restrições financeiras
  • Renovação do licenciamento
  • Segunda via do licenciamento
  • Segunda via do certificado de registro
  • Liberação de arrendamento mercantil
  • Alterações de dados cadastrais
  • Mudança de endereço ou município
  • Alteração das características do veículo
  • Baixa definitiva de veículo como sucata

O procedimento feito pelo CRVA é o mesmo realizado pelo Detran/RS. Ou seja, os serviços são prestados por meio de um sistema desenvolvido e implantado pela instituição. Esse sistema é responsável por interligar as serventias conveniadas à Companhia do PROCERGS.

Para solicitar a análise de documentação, bem como, a realização de qualquer um dos serviços, o cidadão pode comparecer pessoalmente ao CRVA Detran RS ou solicitar os serviços por intermédio de um Representante Legal.

Vale ressaltar que, o Representante Legal, precisa apresentar alguns documentos comprobatórios. Por exemplo:

Procurador

Deve apresentar procuração por instrumento particular ou público. Atendendo as especificações de cada uma. Isto é, nos casos de apresentar procuração por instrumento particular, ela precisa ser individualizada para cada veículo, terá o prazo de validade máximo de até 12 (doze) meses e, de forma alguma, pode ser substabelecida.

Já a procuração por instrumento público não precisa ser individualizada para cada veículo. Basta conter as especificidades do veículo e os poderes específicos para a transferência de propriedade. Nos casos de procuração por instrumento público será aceito o substabelecimento por veículo, contudo, apenas uma vez.

Companheiro

Tanto o cônjuge, o companheiro ou parente do proprietário até segundo grau em linha reta podem solicitar o serviço no CRVA. Desde que apresentem documento de identificação, documento comprovando a condição do casal e o documento de identificação do proprietário

Despachante credenciado

A princípio, um despachante credenciado também pode representar um cidadão no Centro de Registro de Veículos Automotores. Porém, ele precisa apresentar a credencial do DETRAN-RS e a Guia de Responsabilidade Técnica – GRT.

Representante judicial: tanto o curador, o tutor, ou o representante por alvará judicial também podem representar um cidadão junto ao CRVA. No entanto é preciso apresentar um documento comprobatório de sua condição. Isto é, a certidão de curador/tutor ou o alvará judicial.

Inventariante

Nos casos onde o proprietário for falecido, o inventariante pode requerer serviços relativos à administração e circulação do veículo, até a conclusão do inventário. Contudo, somente a Certidão de Óbito não delega poderes para requerer serviços no DETRAN-RS.

Dessa forma, a condição do inventariante será comprovada por meio de certidão expedida legalmente por decisão judicial ou por meio de um cartório.

CRVA Detran RS: endereços e telefones

Dentre as formas de contatar o CRVA Detran-RS, estão:

E-mail: [email protected]

Telefone: (51)32257900, (51)32861690, (51)32246149

Endereço do CRVA Detran-RS: RUA Comendador Coruja, 246 – Floresta, Porto Alegre – RS, 90220-180

Existem ainda outros CRVA em Porto Alegre:

  • BELEM NOVO: localizado na Rua Dr. Cecílio Monza, 10950. Telefone: (51)32423687
  • BUENO– Na Rua Moura Azevedo, 364 – São Geraldo. Telefone: (51)33954504 ou (51)33954550
  • IPIRANGA– Avenida Ipiranga, 7895 – Vila Intercap. Telefone: (51)33183666, (51)33183700 e (51)33183720
  • ZONA SUL– Rua Doutor Campos Velho, 1893 – Cristal. Telefone: (51)32668448 ou (51)32668216
  • POSTO AVANCADO ZONA NORTE– Avenida Sertório, 5950 – São Sebastiao. Telefone:(51)23122000

O cidadão também pode visitar os canais oficiais disponíveis no site do DETRAN-RS. Ou clicar aqui para saber a localização de outros centros de registros.

Em resumo, para simplificar a vida do cidadão em meio à tantas burocracias, surgiu o CRVA Detran RS. No Centro de Registro de Veículos Automotores localizado no Rio Grande do Sul as pessoas conseguem realizar diversos serviços. E, além de tudo, tem a taxa de pagamento com mesmo valor dos serviços prestados pelo Detran-RS.


Se gostou, curta e compartilhe: