Licenciamento RS 2024 – Valor, Calendário, Pagamento 2024

Valor do Licenciamento RS 2024

O licenciamento de veículos está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) que é uma taxa obrigatória que deve ser feita anualmente e cujo mês de vencimento é determinado pelo final da placa do veículo. Através desta taxa, o dono de veículo fica autorizado a circular com o veículo. Confira o valor do licenciamento RS 2024 e saiba as datas para fazer o pagamento.

detran-rs-licenciamento 2024

O licenciamento RS, diferente que se pode imaginar é diferente do IPVA e é pago separadamente deste imposto, que é o Imposto sobre Propriedade de Veículos automotores. O que é parecido entre a taxa e o imposto é que ambos têm punição semelhante. Se o motorista, por exemplo, for parado em uma blitz e tiver tanto com o licenciamento atrasado como o IPVA recebe uma multa de R$ 191,45, além de ter o carro guinchado e pontos na carteira.

Para renovar de forma correta o licenciamento de veículos 2024 RS, o motorista deve se dirigir a uma agência bancária com o número do RENAVAN de seu veículo e realizar o pagamento no caixa eletrônico ou no caixa se assim preferir.

Para calcular ou consultar o valor do licenciamento 2024, principalmente para os motoristas do Rio Grande do sul, estes devem acessar o site do DETRAN RS (www.detran.rs.gov.br) ou o site do Ministério da Fazenda do Rio Grande do Sul com o número do RENAVAN e do CPF do proprietário do veículo.

Quanto ao calendário ou vencimento do Licenciamento do RS 2024 este acontece de acordo com o final da placa do veículo. Sendo que veículos de passeio, caminhões e veículos de carga tem tabelas de vencimentos diferentes. No caso de veículos de passeio: as placas finais um, tem vencimento em abril; final da placa dois, vencimento em maio; placa final três, vencimento em junho; final quatro, vencimento em julho; placa final cinco e seis, vencimento em agosto; final placa em sete, vencimento em setembro; e assim segue demais finais. Mais informações acesse o site oficial do DETRAN RS.


Se gostou, curta e compartilhe: