Liberação de Documento Apreendido Detran SP 2024

Documento Apreendido no Detran SP Liberação

Para liberar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), retido por infração durante fiscalização, é necessário que alguns requisitos sejam levados em consideração. Primeiro, o documento CRLV precisa ter sido apreendido por conta de uma infração no trânsito que ocorreu nos arredores da Unidade de Atendimento, ou que o veículo tenha registro naquela Unidade. Confira a seguir o que deve ser feito para a liberação do documento apreendido no Detran SP.

documento-apreendido-detran-sp-3 2024

Para retirar documento apreendido pelo Detran SP devido infrações por irregularidades no veículo é preciso regularizar todas as questões apontadas e passar por uma vistoria em que serão averiguadas se as questões apontadas foram corrigidas.

Vá ao ponto de liberação de CRLV na unidade de trânsito responsável com o CRR original ou recibo de recolhimento entregue pelo fiscalizador.

Se o CRLV foi retido apenas por vencimento do licenciamento, será realizada a efetivação do licenciamento do veículo. Para tanto, é preciso apresentar o próprio CRR (Comprovante de Remoção ou Recolhimento) ou o recibo de recolhimento.

Se o CRLV foi retido por infração de transito ligada às más condições de conservação ou de qualquer falha na segurança do veículo, é necessário seguir algumas etapas:

– Pague a taxa de vistoria em qualquer agência bancária, mediante Gare, com código de receita 403-0, portando CPF do dono ou placa do veículo;

– Depois de regularizar todas as falhas do veículo, será feita uma vistoria com 30 dias de validade. Os locais para a vistoria estão disponíveis no site do Detran SP.

– Volte à unidade de trânsito tenho em mãos o comprovante do pagamento do custo de revistoria e do laudo, o Comprovante de Remoção ou Recolhimento (CRR) ou o recibo de recolhimento, RG e CPF.

Atenção: o serviço de liberação não se enquadra em desbloqueio de cadastro veicular por decisão do Poder Judiciário ou requerimento de Distrito Policial.

Documentos para Liberação DETRAN SP

No momento da solicitação de liberação, alguns documentos são necessários.

– CNH com foto (original e cópia) ou RG e CPF (original e cópia). Documentos de identidade militar fornecidos pelo Exército, Marinha e Aeronáutica também são válidos no lugar do RG, assim como documentos de identificação funcional das Policias Estaduais e Federais; Passaporte; documentos de Conselhos ou Ordens de Classe;

Comprovante de Remoção ou RecolhimentoCRR (original) ou de Auto Recolhimento de Documento – ARD (original). Em caso de extravio desse documento, é necessária a apresentação da Declaração de Extravio;

– Documento comprovando pessoa jurídica, contrato social (cópia) e cartão de CNPJ;

– Comprovante do pagamento de débitos (original e cópia);

Laudo de revistoria (original) e comprovante do pagamento da taxa relativa ao serviço.

É importante lembrar que os documentos devem estar em bom estado e com fotos recentes (para os que têm foto).

Taxa do serviço para liberação de documentos Detran SP

O valor da taxa de revistoria que deve ser paga é de R$ 101,42. Esse pagamento deve ser realizado em qualquer agência bancária, através de GARE, usando o código de receita 403-0, e apresentando o CPF do proprietário ou placa do veículo.

As taxas e demais débitos podem ser pagos na rede bancária credenciada ou internet banking, mas se for do interesse do cidadão é possível parcelar o valor total nas empresas autorizadas.

Você deve sempre consultar no DETRAN SP quais são os valores atualizados, pois eles sofrem correções a cada ano.

documento-apreendido-detran-sp 2024

O que acontece se for reprovado na vistoria do DETRAN SP?

Após passar pela vistoria do Detran SP e ser reprovado, é preciso providenciar a regularização dos itens apontados e somente então submeter o veículo a uma nova vistoria. Os resultados são apresentados em um laudo que aponta as não conformidades e o proprietário do veículo deve se atentar para efetuar todas as regularizações, pois se isso não for feito você não consegue pegar o documento de volta.

Como rastrear documento DETRAN SP?

Rastrear um documento de veículo registrado no Detran SP é um procedimento que pode ser realizado no site do DETRAN SP selecionando a opção “Veículos” e em seguida “Seu Veículo – pesquisas, certidões e vistorias”.

Para realizar a pesquisa é preciso se cadastrar usando o número do CPF ou a conta do Google ou Facebook. A pesquisa retorna com todas as informações referente a um determinado veículo e apresenta registro de autuações, multas, furtos, débitos pagos e em aberto entre outros.

Essa opção também permite verificar se há restrição de compra e venda e o endereço onde o veículo foi registrado.

Como emitir o CRLV DETRAN SP?

A emissão de CRLV de veículos registrados no estado de São Paulo pode ser realizada pela internet no site do Detran SP na opção CRLV digital.

Após consultar e pagar todos os débitos existentes para o veículo é preciso apenas acessar o site e selecionar a opção informada e seguir as instruções, pois atualmente esse documento é obtido somente através de solicitações via internet no site ou no aplicativo do Detran SP.

Como falar com DETRAN SP?

Os cidadãos que precisam falar com o Detran SP podem entrar em contato com o órgão através dos canais de atendimento Fale com o Detran ou com a Ouvidoria do Detran que podem ser acessados através do portal na web.

Ao acessar o site é preciso apenas selecionar a opção “Atendimento” e escolher o canal pelo qual deseja estabelecer o contato.

 

https://detran.blog.br/detran-sp-telefone-unidades-endereco.html

Para saber onde o serviço é prestado na capital e no interior de São Paulo, os postos de entrega, e outros detalhes sobre este procedimento, além de outras informações, acesse o portal do Detran SP – www.detran.sp.gov.br.


Se gostou, curta e compartilhe: