IPVA 2024 atrasado Detran MA: Pagamento e Licenciamento 2024

De antemão, para evitar transtornos administrativos e judiciais, é importante que o proprietário do veículo quite os débitos anualmente. Principalmente o IPVA e a taxa de licenciamento. Normalmente, os departamentos de trânsito liberam um calendário informando as datas onde os pagamentos devem ocorrer. Porém, o proprietário que perde o prazo e não consegue quitar os débitos, pode ter uma segunda chance. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran MA.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-MA 2024

IPVA 2024 atrasado Detran MA

O departamento estadual de trânsito do Maranhão é o responsável por fiscalizar o trânsito dos veículos terrestres em todo o estado. Dessa forma, uma das maiores responsabilidades do órgão é permitir que somente os veículos com a situação regular seja conduzido pelas vias públicas. A princípio, o Detran MA considera que um veículo está com a situação regular quanto este encontra-se com a parte Mecânica revisada e com todos os débitos quitados.

IPVA-2024-atrasado-detran-MA 2024

O valor do imposto da propriedade sobre os veículos automotores não costuma ser fixo. Ou seja, o valor do imposto tende a oscilar de estado para estado. Além disso, o valor desse imposto estadual é calculado de acordo com a tabela FIPE do automóvel.

Embora seja considerado bastante alto, o pagamento do IPVA pode acontecer de forma bastante facilitada. No entanto, alguns proprietários não quitam a pendência mesmo com tamanha facilidade. Nesses casos, o cidadão corre o risco de ter o CPF inscrito na dívida ativa e de ter o veículo apreendido pelas autoridades.

IPVA 2024 atrasado Detran MA: afinal, como fazer o pagamento?

Em linhas gerais, a Secretaria da Fazenda do Maranhão consiste em um órgão governamental cuja principal responsabilidade é gerenciar e fiscalizar a parte financeira do estado.

IPVA-2024-atrasado-detran-MA-licenciamento 2024

Nesse sentido, a SeFaz MA presta serviços de orientação tributária e auto regularização. Dessa forma, junto à secretaria do Maranhão é possível emitir documentos fiscais, boletos de cobrança e similares.

Quando o pagamento do IPVA 2024 está atrasado, o proprietário do veículo deve procurar pela SeFaz MA. Afinal, é junto ao órgão que o proprietário do veículo poderá emitir a guia para o pagamento do imposto.

Em resumo, para que o pagamento do IPVA seja reconhecido pelo Detran MA é necessário acessar o site da SeFaz. Isso porque, a situação do veículo só regulariza quando o proprietário quita a dívida. Para fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado, basta que o interessado:

  • Acesse o site da Secretaria da Fazenda do Maranhão ou clique aqui para ser direcionado automaticamente;
  • Em seguida, procure e selecione a opção “IPVA”;
  • Logo após, informe o número do RENAVAM do veículo e clique em “consultar” para emitir o boleto;
  • Para efetuar o pagamento do IPVA 2024 atrasado Detran MA.

De antemão, o pagamento do boleto emitido por meio do site da SeFaz MA pode ser realizado em qualquer banco conveniado. Nesse contexto, o pagamento do imposto também pode ser feito de forma totalmente remota através do internet banking.

O proprietário do veículo com o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran MA deve quitar a pendência em cota única. Além disso, pode incidir sobre o atraso do imposto, multas e juros.

IPVA 2024 atrasado Detran MA: licenciamento

Para conduzir um veículo de acordo com as regras de trânsito, o condutor deve ter em mãos o documento de habilitação e do veículo. Isto é, a Carteira Nacional de Habilitação e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. Ambos documentos, portanto, são de porte obrigatório.

Para conseguir regularizar a situação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, é necessário que o proprietário quita a taxa de licenciamento dentro do prazo estabelecido. Vale ressaltar que esse documento deve ser pago anualmente.

Via de regra, para trafegar em segurança pelas vias pública, sem pôr em risco a própria vida e a vida dos demais envolvidos no trânsito, o proprietário deve regularizar todas as pendências financeiras vinculadas ao veículo. Somente quando isso acontecer é possível quitar a taxa de licenciamento do veículo.

Dessa forma, após quitar o IPVA 2024 atrasado e os débitos, basta que o cidadão

  • Acesse o site do Detran MA;
  • Na sequência, procure por estatísticas e selecione a opção “veículos”;
  • Em seguida, procure por licenciamento no portal de serviços;
  • Por fim, preencha o formulário com a placa e o RENAVAM do veículo e clique em consultar.

O pagamento do boleto emitido por meio do site do departamento de trânsito do estado do Maranhão pode ser realizado em quaisquer bancos conveniados. Dessa forma, o proprietário pode quitar o licenciamento atrasado presencialmente ou através do internet banking.

Logo que os pagamentos dos débitos atrasados forem reconhecidos pelo sistema do Detran MA, o proprietário pode fazer o download do CRLV digital. Afinal, assim que o documento for salvo no celular ou no computador, o proprietário transita sem infringir quaisquer regras por falta de pagamento.


Se gostou, curta e compartilhe: