Detran RJ Atendimento: WhatsApp, Tirar Dúvidas e Telefone 0800 2024

Agora, o cidadão do Rio de Janeiro pode usufruir de mais um serviço digital oferecido pelo Detran RJ. O cidadão pode contatar a instituição pelo WhatsApp para sanar diversas dúvidas e resolver uma série de pendências. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra tudo sobre o telefone 0800 do Detran RJ.

tirar-duvidas-Detran-RJ-whatsapp 2024

Detran RJ Atendimento: qual o número do WhatsApp?

A princípio, o Detran RJ procura sempre se renovar e tornar a vida dos condutores menos burocráticas. Dessa forma, além de oferecer os serviços presenciais, a instituição também oferece os serviços digitais.

telefone-whatsapp-Detran-RJ- 2024

De antemão, o site do Detran RJ é bem didático e intuitivo. Ou seja, mesmo que o condutor não possui muita afinidade com a internet, ele consegue resolver suas pendências pela plataforma. É importante destacar que, os serviços digitais são seguros. Além disso, podem ser feitos rapidamente.

Com o advento do WhatsApp, a instituição entendeu que alguns procedimentos podem ser realizados ainda mais rapidamente. Por exemplo, junto ao aplicativo, o cidadão consegue fazer consultas, pagar ou parcelar multas, quitar o IPVA, verificar o DPVAT ou taxas de licenciamento e muito mais.

Por fim, o número de WhatsApp do Detran RJ é o 55-11-4949-5983.

Afinal, quais serviços oferecidos no WhatsApp do Detran RJ?

Assim que o cidadão enviar uma mensagem para o WhatsApp do Detran RJ, a Zoe, isto é, a Inteligência Artificial da Zapay, irá iniciar a conversa. A Zapay é uma empresa credenciada pelo DETRAN e pelo SENATRAN. O principal objetivo da parceria é facilitar as consultas e o parcelamento de débitos. A princípio, o ambiente é 100% seguro.

Detran-RJ-Atendimento-whatsapp 2024

Por fim, para que o sistema possa auxiliar o cidadão, ele deve escolher uma das opções disponíveis. Isto é:

  • IPVA 2024: ao escolher essa alternativa, o cidadão precisa informar a placa do veículo para continuar o procedimento. Para que o sistema eletrônico consiga identificar a placa do veículo, a informação deve seguir um dos padrões existentes. Isto é, 3 letras, 4 números se for o Padrão Antigo ou 3 letras, 1 número, 1 letra, 2 números se a placa já estiver no Padrão Mercosul.
  • Débitos Veiculares: para verificar a existência de débitos veiculares também é necessário informar a placa do veículo. Vale ressaltar que a placa deve seguir um dos padrões existentes. Ou seja, uma sequência alfanumérica de 3 letras e 4 números, quando o padrão for antigo e 3 letras, 1 número, 1 letra, 2 números se a placa já estiver no Padrão Mercosul.
  • Dúvidas: dentre as principais dúvidas, estão: parcelamentos, prazo de baixa, emissão de CRLV, comprovantes, serviços, segurança. Por fim, se o proprietário tiver outras dúvidas além dessas, ele pode optar por falar com um atendente. Nesse caso, a conversa será transferida para o time de atendimento da empresa.

Como fazer consultas e pagamentos através do WhatsApp do Detran RJ?

A princípio, fazer consultas e pagamentos através do WhatsApp do Detran RJ é bastante simples. Primeiro o proprietário do veículo informa a placa e o sistema realiza uma consulta dos débitos relacionados a placa do veículo informado. Depois, o sistema apresenta ao cidadão todos os débitos que se encontram em aberto.

Em seguida, o proprietário pode escolher, entre as formas de pagamento disponíveis, a que melhor atende suas necessidades. Normalmente, é possível escolher pagar os débitos via PIX ou em parcelas no cartão de crédito em até 12 vezes

Por fim, o proprietário do veículo será direcionado para o site, onde realizará o checkout e o pagamento. Segundo as informações da plataforma, o site é muito seguro.
Depois de entender como é fácil conseguir atendimento via WhatsApp pelo Detran RJ, basta que o proprietário siga o passo a passo a seguir:

  • Primeiramente, é necessário enviar uma mensagem diretamente para o número 55-11-4949-5983 ou acesse o site do Detran-RJ.
  • Na sequência, o cidadão deve selecionar a opção “Infrações”
  • Depois, é necessário escolher o item “Pagamento de Débitos”
  • Logo após, o cidadão deve clicar em “Parcelamento de Multas (cartão)”
  • Em seguida, é necessário informar os dados pessoais do proprietário e do veículo.
  • Por exemplo, CPF do proprietário e a placa e o RENAVAM do veículo
  • Na sequência, a plataforma irá apresentar todos os débitos que podem ser parcelados pelo proprietário
  • Por fim, basta selecionar os débitos que serão pagos e, na sequência, fazer o pagamento das pendências via cartão de crédito ou Pix.

Reconhecimento do pagamento

Logo que a pendência for quitada, é necessário esperar que o sistema do departamento estadual de trânsito do Rio de Janeiro reconheça os devidos pagamentos.

Por fim, com esse procedimento o proprietário do veículo não precisa mais ir ao site da Secretaria da Fazenda do Estado do Rio de Janeiro e nem mesmo ao site do Detran apenas para consultar e efetuar o pagamento dos débitos ativos que estiverem vinculados à placa do veículo automotor.


Se gostou, curta e compartilhe: