DETRAN-MS Pesquisar Débitos do Veículo (IPVA, Licenciamento e Multas) 2024

Junto ao departamento estadual de trânsito do Mato Grosso do Sul, isto é, DETRAN-MS, também é possível pesquisar débitos do veículo. Com a pesquisa, o proprietário do automóvel pode evitar diversos problemas futuros. Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como e porque pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran MS.

detran-MS-como-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

DETRAN-MS: como pesquisar débitos do veículo?

Primeiramente, para pesquisar débitos do veículo junto ao Detran MS, e necessário ter uma boa conexão com a internet. Em seguida, basta que o interessado:

pesquisar-debitos-do-veiculo-detran-MS 2024

 

  • Acesse o site do departamento de trânsito do Mato Grosso do Sul ou clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Depois, clique na opção “veículos”
  • Na sequência, basta clicar em “portal de serviços”
  • Logo após, clique novamente em “veículos”
  • Em seguida, selecione no menu lateral, a opção “consulta débitos do veículo”
  • Por fim, basta inserir a placa e o RENAVAM do veículo, clicar em “consultar” e seguir as orientações da plataforma

Ao pesquisar débitos do veículo junto ao site do Detran MS, o proprietário consegue descobrir se existe alguma pendência vinculada ao seu automóvel. O proprietário também tem a opção de procurar exclusivamente pela existência de multas vinculados ao seu veículo. O procedimento também é bastante simples. Basta que o proprietário:

  • Acesse o site do DetranMS
  • Na sequência, basta clicar em “portal de serviços”
  • Logo após, clique em “infração”
  • Em seguida, informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Por fim, clique em “consultar” e siga as instruções da plataforma eletrônica

É importante que o proprietário faça o pagamento da pendência logo que o débito for descoberto. Isso porque, conduzir um veículo com multas não pagas pode gerar uma série de transtornos para o condutor e para o proprietário.

DETRAN-MS: afinal, porque pesquisar os débitos do veículo?

A princípio, todo proprietário ou potencial comprador deve pesquisar débitos do veículo. Isso porque, com a consulta dos débitos é possível descobrir se está tudo certo com o automóvel. E, consequentemente, ajuda a evitar que dívidas e juros se acumulem desnecessariamente.

detran-MS-pesquisar-debitos-do-veiculo 2024

Vale salientar que, as contas atrasadas podem ter juros significativos. Além disso, quem compra um veículo, também se responsabiliza pelas dívidas. Normalmente, ter um veículo requer muita responsabilidade. Qualquer pequeno detalhe pode colocar em risco a vida do condutor e de outras pessoas envolvidas no trânsito.

Nesse sentido, é importante transitar pelas vias do país somente quando o veículo estiver com a situação regular. Isto é, em sua parte mecânica, tanto quanto em sua documentação. Ao escolher comprar um veículo já usado, devido a boa relação entre custo e benefício, é necessário muito cuidado para que o barato não saia caro.

Dessa forma, antes de oficializar a compra e fazer a transferência de propriedade, é importante pesquisar débitos do veículo. Dentre os principais débitos a serem pesquisados, estão o IPVA, o licenciamento e as multas.

IPVA

É de suma importância pesquisar débitos do veículo e descobrir qual o último ano em que o IPVA foi quitado. Isso porque, o proprietário que não faz o pagamento desse imposto estadual pode, inclusive, ter o número do CPF inscrito na dívida ativa.

É importante que o potencial comprador saiba que, ao transferir a propriedade de um veículo com o IPVA atrasado, ele pode ter sérios prejuízos. Além do CPF inscrito na dívida ativa, o veículo pode ser detido e só poderá voltar às ruas quando a pendência for quitada junto de juros e multas.

Por fim, somente depois de efetuar o pagamento do IPVA é possível imprimir a taxa de licenciamento e regularizar a situação do veículo

Licenciamento

Como todos sabem, o licenciamento de um veículo é um documento de porte obrigatório que precisa ser pago anualmente. Ou seja, não é permitido trafegar pelas vias públicas sem o documento assegurando que o veículo se encontra em conformidade com as normas de segurança vigentes. Via de regra, só é possível quitar a taxa do licenciamento depois de fazer o pagamento do IPVA e das demais pendências financeiras.

Ainda que o licenciamento tenha data estipulada para ser quitado, o proprietário que perder o prazo pode fazer o pagamento da taxa, atrasado, com juros e multas.

Multas

Também é muito importante pesquisar se existem multas vinculadas ao veículo. Isso porque, assim como os outros débitos, as multas são transferidas junto com a propriedade do veículo. Então, para evitar ser surpreendido pelas autoridades policiais, ter o automóvel apreendido e levado para o pátio policial, precisar quitar essas autuações com juros e custear as taxas de guincho e do uso de pátio policial, é necessário pesquisar débitos do veículo e verificar a existência de multas e demais impedimentos.

Por fim, após pesquisar os débitos do veículo junto ao Detran MS e descobrir todas as pendências financeiras vinculadas ao veículo, o cidadão pode tomar as melhores decisões.


Se gostou, curta e compartilhe: