Comunicação de venda de veículo DETRAN PR: Como Fazer e Consulta 2024
Fazer a comunicação de venda de veículo junto ao DETRAN PR é imprescindível para todo proprietário que deseja fugir de problemas futuros. Isso porque, ao comunicar a venda, o antigo proprietário se isenta de quaisquer responsabilidades com o veículo. Caso não faça o comunicado, ele pode ser considerado um responsável solidário. Quer saber mais sobre o assunto e como fazer o comunicado? Então, continue a leitura desse artigo e descubra, inclusive, como consultar se a comunicação foi efetivada.
Porque fazer a comunicação de venda do veículo?
De antemão, fazer a comunicação de venda do veículo é uma obrigação contida no código de trânsito brasileiro.
De acordo com o artigo 134 apenas com esse comunicado é possível isentar o vendedor de quaisquer responsabilidades com o veículo após sua venda.
Em outras palavras, para o antigo proprietário ser absolvido de futuras ocorrências cíveis e criminais, ele precisa comunicar o departamento de trânsito do seu estado que o veículo já não se encontra mais em sua responsabilidade.
Geralmente, esse comunicado deve ser feito em até trinta dias, a contar da assinatura do CRV. Se o vendedor optar por não fazer esta comunicação, ele se torna automaticamente um responsável solidário.
Em síntese, é melhor e causa menos transtornos fazer a comunicação de venda do veículo. Além disso, este não é considerado um processo burocrático. Ao contrário, é bastante simples fazer a comunicação. Geralmente, o procedimento não gera nenhum custo para o vendedor.
Afinal, como fazer a comunicação de venda de veículo junto ao DETRAN PR?
Como dito anteriormente, é de suma importância que o vendedor faça a comunicação de venda do veículo junto ao Detran. No departamento de trânsito do estado do Paraná, tanto o proprietário vendedor quanto seu representante legal podem fazer esse comunicado.
A princípio, essa comunicação de venda pode ser feita por meio dos Correios, via despachante ou pessoalmente em um posto de atendimento do Detran PR. Para comunicar:
Via Correios
A princípio, para fazer a comunicação de venda do veículo via Correios, o vendedor precisa preencher corretamente o formulário disponível no link: http://www.detran.pr.gov.br/servicos/comunique-a-venda.
Em seguida, este formulário deve ser enviado junto com uma cópia do CPF e de um documento com foto para o Detran. Além disso, o cidadão também precisa anexar uma cópia do Certificado do Registro do Veículo (CRV) em frente e verso, preenchido, assinado, datado e com firma reconhecida pelo vendedor e comprador.
Tanto o formulário quanto os documentos devem ser enviados por AR (correspondência registrada). O endereço para onde os documentos deve ser enviado é a Avenida Victor Ferreira do Amaral, número 2940, em Capão da Imbuia. O CEP é 82.800-900, Curitiba – PR.
Via despachante
Em suma, um despachante é um profissional encarregado por resolver problemas burocráticos. Ele está autorizado a fazer requerimentos e encaminhamentos em nome de um contratante. Além disso, ele também pode resolver pendências junto aos órgãos da administração pública.
Nese sentido, para fazer a comunicação de venda do veículo junto ao Detran PR, por meio de um despachante, é preciso:
- Cópia do Certificado do Registro do Veículo (CRV) autenticada e em frente e verso. Além disso, este documento precisa estar devidamente preenchido, assinado, datado e com firma reconhecida pelo vendedor e comprador
- Documento de identificação oficial com foto, por exemplo RG, CNH ou passaporte, do vendedor
- Cadastro de Pessoa Física do vendedor, isto é, o CPF do vendedor
- Documentos pessoais como RG e CPF do representante legal
- Apresentar a procuração de acordo com as normas do Detran-PR
Geralmente, o despachante cobra um valor para realizar a comunicação de venda do veículo. No entanto, este valor oscila de acordo com cada profissional.
Pessoalmente
Antes de tudo, o vendedor precisa separar todos os documentos solicitados para o atendimento. Isto é:
- Documento de identificação oficial com foto, por exemplo RG, CNH ou passaporte
- Cadastro de Pessoa Física do vendedor, isto é, o CPF
- Cópia do Certificado do Registro do Veículo (CRV) autenticada e em frente e verso. Além disso, este documento precisa estar devidamente preenchido, assinado, datado e com firma reconhecida pelo vendedor e comprador.
Em seguida, basta que o vendedor do automóvel:
- Acesse o site do Detran PR ou clique aqui para encontrar o posto de atendimento mais próximo
- Em seguida, faça um agendamento prévio
- Por fim, compareça na unidade de atendimento escolhido no dia e horário marcados, com toda a documentação em mãos.
Vale ressaltar que o Detran não cobra nenhuma taxa para efetivar a comunicação de venda do veículo.
Comunicação de venda de veículo DETRAN PR: consulta
Em síntese, a comunicação de venda do veículo feita junto ao Detran Paraná é efetivada em poucos dias. Para consultar o proprietário pode voltar a agência onde foi atendido, ou entrar em contato com seu despachante.
O Detran PR também tem o costume de enviar uma carta, via Correios, para comunicar ao vendedor que a comunicação está ativa.
Mais sobre o DETRAN
Se gostou, curta e compartilhe: