CNH Social 2024 Detran SP: Inscrições 2024
Antes de tudo, a CNH Social consiste em uma maneira de ajudar o jovem de baixa renda a conseguir adquirir a tão sonhada carteira de habilitação. Isso porque, via de regra, nenhum dos custos envolvidos no processo, são arcados pelo cidadão. Quer saber se finalmente a CNH Social 2024 chegou ao Detran SP? Veja como é possível fazer as inscrições.
CNH Social 2024: o que é?
A princípio, conseguir a Carteira Nacional de habilitação é o sonho de muitos brasileiros.Alguns desejam adquirir o documento devido a questões pessoais, outros, no entanto, precisam para questões profissionais. Fato é, que grande maioria dos jovens de São Paulo, pretendem fazer a aquisição do documento em um futuro próximo.
No entanto, o processo de habilitação na capital paulista tem o valor bastante elevado. Em alguns casos, os valores podem ultrapassar os 3 mil reais. Dessa forma, a população mais vulnerável tem uma grande dificuldade em adquirir o documento.
Pensando nisso, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, isto é, o SEST/ SENAT, criou o programa popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.
Frequentemente, são custeados pelo programa CNH Social todos os gastos para confecção da primeira CNH ou mesmo da troca de categoria. Por exemplo:
- Exame físico
- Cadastro de biometria
- Exame psicológico
- Aulas teóricas sobre trânsito e segurança
- Licença de aprendizagem e direção veicular
- Aulas práticas com carro ou moto
CNH Social: quem pode realizar as inscrições?
Como dito anteriormente, os processos que envolvem a aquisição da Carteira Nacional de habilitação têm valor bem elevado.
Isso porque o candidato precisa arcar com os custos:
- Dos exames médicos e psicotécnicos: onde os valores ultrapassam os R$300
- As taxas do DETRAN: considerando o Cadastro Inicial no RENACH, a Prova Teórica, a Licença de Aprendizagem de Direção e a Prova prática de direção, os valores ultrapassam os R$ 250
- Da auto escola: os custos com a auto escola são os mais significativos. O candidato precisa pagar pelas aulas teórica, pelos materiais utilizados no curso teórico e na prova teórica. Além disso, é preciso pagar as aulas no simulador de direção, os serviços de emissão da LADV e as aulas práticas de direção. O aluno ainda precisa arcar com o serviço de marcação do exame de direção e com o aluguel do veículo para o exame de direção. Os custos podem chegar aos 2 mil reais nessa etapa. Tudo isso considerando que o aluno seja aprovado na primeira tentativa.
De antemão, para participar do processo seletivo do programa CNH Social, é preciso principalmente viver em situação de vulnerabilidade social.
No entanto, os requisitos podem oscilar de acordo com cada estado. Isso porque, é o estado que oferece as vagas para a CNH Social. Além disso, o cidadão interessado a participar do programa CNH Social 2024, junto ao Detran SP, precisa:
- Ter idade mínima de 18 anos completos
- Ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico
- Saber ler e escrever
- Ter renda familiar interior à 3 salários mínimos;
- Morar no estado de São Paulo por um período de, no mínimo, 2 anos
- Se cadastrado em algum programa social do Governo Federal
CNH Social 2024 Detran SP: como se inscrever?
Muitos departamentos estaduais de trânsito vêm oferecendo vagas no programa da CNH Social. No entanto, o departamento do estado de São Paulo não quis aderir ao projeto.
Segundo o Detran SP todos os cidadãos que desejam adquirir a habilitação devem efetuar o pagamento de todas as taxas. Isto é, tanto para solicitar a primeira habilitação, a renovação, a segunda via, a adição ou mesmo, a mudança de categoria.
Ainda de acordo com o Detran SP, não existem programas sociais autorizados pelo órgão. Em outras palavras, desconfie dos programas conhecidos como, CNH Popular, CNH do Povo, Habilita SP e CNH Social.
As gratuidades oferecidas pelo Detran SP são apenas as que são asseguradas pela legislação. Ou seja, a emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação e a 2ª via da carteira de identidade.
Vale ressaltar que para conseguir a emissão sem custos, é preciso que os condutores sejam registrados no estado de São Paulo.
Além disso, é preciso que eles tenham suas respectivas moradias atingidas por acidentes naturais. Como enchentes e deslizamentos de terra, por exemplo.
Por fim, o departamento de trânsito do estado de São Paulo ainda não aderiu ao programa CNH Social 2024. Dessa forma, a inscrição para participar do programa está vedada.
A princípio de forma permanente, no entanto, é possível que novas novidades apareçam em breve.
O interessado que não puder esperar pela abertura das inscrições, deve procurar por uma autoescola. E, dessa forma, fazer a aquisição da CNH de modo particular.
Por fim, é recomendado que o candidato a habilitação procure por uma instituição séria e credenciada. Assim, ele não perderá tempo e tampouco, um dinheiro que pode fazer falta no orçamento familiar por bastante tempo.
Mais sobre o DETRAN
Se gostou, curta e compartilhe: