CNH Social 2024 Detran SP: Inscrições 2024

Antes de tudo, a CNH Social consiste em uma maneira de ajudar o jovem de baixa renda a conseguir adquirir a tão sonhada carteira de habilitação. Isso porque, via de regra, nenhum dos custos envolvidos no processo, são arcados pelo cidadão.  Quer saber se finalmente a CNH Social 2024 chegou ao Detran SP? Veja como é possível fazer as inscrições.

CNH-social-2024-detran-sp 2024

CNH Social 2024: o que é?

A princípio, conseguir a Carteira Nacional de habilitação é o sonho de muitos brasileiros.Alguns desejam adquirir o documento devido a questões pessoais, outros, no entanto, precisam para questões profissionais. Fato é, que grande maioria dos jovens de São Paulo, pretendem fazer a aquisição do documento em um futuro próximo.

inscricao-detran-sp-CNH-social-2024 2024

No entanto, o processo de habilitação na capital paulista tem o valor bastante elevado. Em alguns casos, os valores podem ultrapassar os 3 mil reais. Dessa forma, a população mais vulnerável tem uma grande dificuldade em adquirir o documento.

Pensando nisso, o Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte, isto é, o SEST/ SENAT, criou o programa popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores.

Frequentemente, são custeados pelo programa CNH Social todos os gastos para confecção da primeira CNH ou mesmo da troca de categoria. Por exemplo:

  • Exame físico
  • Cadastro de biometria
  • Exame psicológico
  • Aulas teóricas sobre trânsito e segurança
  • Licença de aprendizagem e direção veicular
  • Aulas práticas com carro ou moto

CNH Social: quem pode realizar as inscrições?

Como dito anteriormente, os processos que envolvem a aquisição da Carteira Nacional de habilitação têm valor bem elevado.

detran-sp-CNH-social-2024 2024

Isso porque o candidato precisa arcar com os custos:

  • Dos exames médicos e psicotécnicos: onde os valores ultrapassam os R$300
  • As taxas do DETRAN: considerando o Cadastro Inicial no RENACH, a Prova Teórica, a Licença de Aprendizagem de Direção e a Prova prática de direção, os valores ultrapassam os R$ 250
  • Da auto escola: os custos com a auto escola são os mais significativos. O candidato precisa pagar pelas aulas teórica, pelos materiais utilizados no curso teórico e na prova teórica. Além disso, é preciso pagar as aulas no simulador de direção, os serviços de emissão da LADV e as aulas práticas de direção. O aluno ainda precisa arcar com o serviço de marcação do exame de direção e com o aluguel do veículo para o exame de direção.  Os custos podem chegar aos 2 mil reais nessa etapa. Tudo isso considerando que o aluno seja aprovado na primeira tentativa.

De antemão, para participar do processo seletivo do programa CNH Social, é preciso principalmente viver em situação de vulnerabilidade social.

No entanto, os requisitos podem oscilar de acordo com cada estado. Isso porque, é o estado que oferece as vagas para a CNH Social. Além disso, o cidadão interessado a participar do programa CNH Social 2024, junto ao Detran SP, precisa:

  • Ter idade mínima de 18 anos completos
  • Ter inscrição ativa e atualizada no CadÚnico
  • Saber ler e escrever
  • Ter renda familiar interior à 3 salários mínimos;
  • Morar no estado de São Paulo por um período de, no mínimo, 2 anos
  • Se cadastrado em algum programa social do Governo Federal

CNH Social 2024 Detran SP: como se inscrever?

Muitos departamentos estaduais de trânsito vêm oferecendo vagas no programa da CNH Social. No entanto, o departamento do estado de São Paulo não quis aderir ao projeto.

Segundo o Detran SP todos os cidadãos que desejam adquirir a habilitação devem efetuar o pagamento de todas as taxas. Isto é, tanto para solicitar a primeira habilitação, a renovação, a segunda via, a adição ou mesmo, a mudança de categoria.

Ainda de acordo com o Detran SP, não existem programas sociais autorizados pelo órgão. Em outras palavras, desconfie dos programas conhecidos como, CNH Popular, CNH do Povo, Habilita SP e CNH Social.

As gratuidades oferecidas pelo Detran SP são apenas as que são asseguradas pela legislação. Ou seja, a emissão da 2ª via da Carteira Nacional de Habilitação e a 2ª via da carteira de identidade.

Vale ressaltar que para conseguir a emissão sem custos, é preciso que os condutores sejam registrados no estado de São Paulo.

Além disso, é preciso que eles tenham suas respectivas moradias atingidas por acidentes naturais. Como enchentes e deslizamentos de terra, por exemplo.

Por fim, o departamento de trânsito do estado de São Paulo ainda não aderiu ao programa CNH Social 2024. Dessa forma, a inscrição para participar do programa está vedada.

A princípio de forma permanente, no entanto, é possível que novas novidades apareçam em breve.

O interessado que não puder esperar pela abertura das inscrições, deve procurar por uma autoescola. E, dessa forma, fazer a aquisição da CNH de modo particular.

Por fim, é recomendado que o candidato a habilitação procure por uma instituição séria e credenciada. Assim, ele não perderá tempo e tampouco, um dinheiro que pode fazer falta no orçamento familiar por bastante tempo.


Se gostou, curta e compartilhe: