Aulas de Direção Noturna 2024

Emissão de CNH – Aulas noturnas

Muitos jovens e adultos sonham com o dia em que terão em mãos a carteira de habilitação, e consequentemente, o direito de dirigir. Para isso, o candidato deve obter pontos suficientes nas provas de teoria e prática que realizar. Em fevereiro de 2010, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) uma lei que torna obrigatória a execução de aulas noturnas, além das diurnas, para a retirada da Carteira Nacional de Trânsito. A nova regra vale tanto para motocicletas quanto para automóveis.

aula-de-direcao-noturna 2024

Na época em que a lei foi criada, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deveria decidir quantas aulas noturnas os aspirantes a motoristas precisavam realizar e comprovar. Foi decidido que 20 aulas deveriam ser comprovadas, e entre elas, quatro deveriam ser noturnas. A regra foi criada para ajudar na melhoraria da formação de condutores, e assim diminuir acidentes de trânsito.

Há quem acredite que as aulas noturnas quase não ajudam na prevenção de acidentes, pois a maioria deles acontece por causa de condutores embriagados, drogadas ou imprudentes.

Por outro lado, Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) apoiou a nova lei, pois quando os motoristas conseguem sua primeira carteira de habilitação, não tem nenhuma ideia de como devem proceder à noite na direção. Esta é a opinião do diretor Dirceu Rodrigues Alves Junior. Segundo a instituição, cerca de 40% dos acidentes em São Paulo ocorrem à noite.

Apesar de ter surgido a para ajudar, a lei que prevê aulas noturnas obrigatórias precisou ter a quantidade de aulas reduzidas, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito. Antes, entre as 20 aulas obrigatórias, quatro deveriam ser feitas à noite, mas esse número foi reduzido para uma aula noturna somente, de 50 minutos.

Entre as reclamações em manter as aulas noturnas, estão os perigos de trabalhar entre 19h e 23h, a dificuldade para contratar instrutores e obtenção de mais veículos.

O dono da Auto Moto Escola Bela Vista teve de fechar uma filial por ter sofrido dois assaltos seguidos. Quando os instrutores saiam para as aulas, ele ficava sozinho. O prejuízo ficou em torno de R$ 4.000.

Para a proprietária de uma Autoescola em Santo André, Elisabeth Maltempe, as aulas de direção noturna não oferecem benefício ao aluno, pois devido ao horário se pico, o maior tempo é passado no trânsito do que em aula. Quando chegam ao local, já é hora de voltar. Para ela, a falta de instrução à noite não é problema, pois na maioria das vezes, a causa dos acidentes é a bebida.


Se gostou, curta e compartilhe: