Advertência por escrito DETRAN SP: Solicitar conversão de multa 2024

Muitos motoristas não sabem, mas é possível realizar a conversão de multa em uma advertência por escrito. E o melhor, esse processo pode ser feito de maneira totalmente remota, isto é, de forma 100% online. Pode ser feita pelo portal do próprio Detran SP e é um serviço totalmente isento de taxas.

advertencia-por-escrito-DETRAN-SP 2024

 

Advertência por escrito DETRAN SP: o que é?

Primeiramente, a advertência por escrito no DETRAN do estado de São Paulo consiste em um requerimento. A solicitação do condutor de converter a infração de trânsito, que muito provavelmente, seria passível de ser punida com multa, em apenas uma advertência por escrito é encaminhada à autoridade de trânsito.

advertencia-por-escrito-conversao-de-multa 2024

Nesse sentido, o Departamento Nacional de Trânsito do estado de São Paulo entende que, vale mais a pena educar e conscientizar o motorista sobre a importância da prudência no trânsito, e não simplesmente puni-lo com uma multa simbólica.

Ainda que a advertência por escrito seja um direito do condutor, não são todos que atendem os requisitos mínimos para ser beneficiado. Para ser capaz de transformar uma multa em uma advertência, o motorista precisa ter o histórico reconhecido como bom. Isto é, não pode ser um condutor que sempre está cometendo infrações no trânsito. Além disso:

  • A infração de trânsito precisa ser de natureza leve ou média
  • O motorista precisa recorrer até a data estipulada
  • A autuação precisa ter sido aplicada pelo Detran SP
  • A carteira de habilitação (CNH) precisa estar em situação regular. Isto é, não pode estar cassada nem suspensa
  • O motorista não pode ter cometido nenhuma infração nos últimos 12 meses

Afinal, diferente da multa, com a advertência por escrito o condutor não precisará efetuar o pagamento do boleto, com o valor referente ao tipo de infração. E, também não terá a pontuação na habilitação do condutor alterada.

Por fim, vale ressaltar que a conversão ​da multa em uma advertência por escrito, só poderá ser feita nos casos onde a infração foi de natureza leve ou média. E que o motorista não tenha cometido nenhuma outra infração no decorrer dos últimos 12 meses.

Advertência por escrito DETRAN SP:  como solicitar a conversão de multa

Atualmente a conversão de multa em advertência por escrito não ocorre de maneira automática. Portanto, o condutor que se encaixar nas exigências e optar por recorrer, precisa fazer a manifestação junto ao DETRAN SP. Para isso, existem 3 formas de oficializar o desejo:

DETRAN-SP-solicitar-conversao-de-multa 2024

Site DETRAN SP

Talvez essa seja a maneira que gere menos transtornos. Basta que o condutor:

  • Acesse o site no DENTRAN SP ou clique aqui
  • Realize o login no portal, inserindo CPF e senha
  • Procure, no menu do lado superior direito, por infrações
  • Em seguida, selecione a opção defesa e recursos
  • Clique em advertência por escrito
  • Leia com atenção as orientações e siga corretamente.

A recomendação do órgão é para que os requerentes não deixem para enviar o recurso na última hora. Isso porque podem existir dúvidas, indisponibilidade e oscilações no sistema ou na internet, bem como, outros imprevistos.

Correios

Para encaminhar um recurso por intermédio dos Correios, o condutor precisa ter atenção. A solicitação de advertência deve ser encaminhada por escrito e por carta registrada. No requerimento também precisa constar o aviso de recebimento e todos os documentos exigidos.

Os moradores da capital paulista podem encaminhar o manifesto para a Rua Boa Vista, 150 – 9º andar – Centro – São Paulo/SP – CEP 01014-000. Já os condutores que residem eu outras cidades do estado, pode encaminhar a solicitação para qualquer unidade de atendimento do DETRAN SP

Pessoalmente

Existe quem prefere visitar a agência e fazer a solicitação pessoalmente. Nesse contexto, é de suma importância realizar um agendamento. Esse agendamento pode ser feito no site do DETRAN SP, e o cidadão pode escolher a unidade que fica mais cômoda para ele. Geralmente o condutor da capital paulista é atendido no Postos Poupatempo Alesp, na Sé, em Itaquera, na Lapa, na Cidade Ademar ou no Santo Amaro.

De posse de todos os documentos solicitados, o motorista pode comparecer no local, no dia e horário marcados.

Os moradores das demais cidades do estado de São Paulo, podem visitar qualquer unidade de atendimento do Detran SP, desde que, devidamente agendado e levando todos os documentos solicitados.

Lista de documentos necessários

O condutor infrator precisa apresentar os seguintes documentos, originais e cópias, para solicitar a conversão da multa para advertência por escrito:

  • Documento de identificação pessoal com foto
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
  • Notificação de autuação de infração de trânsito
  • A solicitação de advertência preenchida e assinada
  • Certidão de pontos na CNH referente os últimos 12 meses
  • Outros documentos comprobatórios pertinentes ao caso

por fim, de modo a facilitar ainda mais a vida do bom motorista, o DETRAN SP informa que o próprio condutor pode levar a solicitação ou alguém em quem ele deposita sua confiança.


Se gostou, curta e compartilhe: