Calendário IPVA 2024 SP – DETRAN SP IPVA 2024 – Boleto 2024

IPVA 2024 SP

A internet vem a facilitar vida dos cidadãos, ainda mais nos serviços online do DETRAN o que é uma facilidade que não dá para desperdiçar. Uma das funções que o DETRAN SP fornece online é o valor a ser pago no IPVA 2024 de acordo com os dados que você fornece do seu veículo. Confira a seguir o calendário de pagamento do IPVA 2024 SP.

ipva-detran-sp 2024

O IPVA, imposto pago anualmente sobre os veículos automotores e cuja taxa também vai variar de acordo com a localidade onde o automóvel foi cadastrado, pelo tipo de veículo; o valor também varia de acordo com o valor do automóvel, pelo ano de fabricação. Já o vencimento do imposto varia de acordo com o final da placa do veículo, (placa pode ter final de 0 a 9), e tem como vencimento os meses de dezembro a abril.

Calendário de Pagamento IPVA 2024 DETRAN SP

No site da Fazenda do Estado de São Paulo dá para acessar o valor do IPVA 2024 como solicitar o boleto por meio da informação do número do RENAVAN e do CPF (ou CNPF) do proprietário do veículo. No site há o acesso de outras opções quanto ao IPVA como de exercícios anteriores, problemas de cadastro junto ao DETRAN aeronave e embarcações, veículo novo, locadores de veículos, entre outras opções.

Um ícone importante para se acessar é o “Saiba Mais sobre” que fornece informações sobre o imposto, disposições, base de cálculo, imposto devido, alíquotas, restituição, isenção do IPVA 2024, dispensa, etc.

Qual valor do IPVA 2024 DETRAN SP?

O valor do IPVA Detran SP muda de acordo com o ano e modelo do veículo e dessa forma não há uniformidade entre os preços.

O contribuinte pode consultar o valor do IPVA do seu carro no site do órgão que disponibiliza uma opção denominada de “Consulta de Débitos”. Nessa mesma opção é possível fazer consultas de outros débitos tais como multas em aberto, seguro e afins.

Saiba mais acessando a página: www.ipva.net/ipva-sp.htm

Como pagar IPVA 2024 DETRAN SP?

O contribuinte que deseja pagar IPVA DETRAN SP deve acessar o site Consulta IPVA e analisar em qual situação seu veículo se enquadra para então selecionar a opção desejada que podem ser as seguintes:

  • Veículos usados – O boleto para pagamento é emitido através do site IPVA DETRAN SP e requer apenas que seja informado o número do RENAVAM do veículo. Com o documento em mãos o pagamento pode ser realizado na rede de bancos autorizados através do guichê do caixa, internet banking, caixa de auto-atendimento, débito agendado ou em Casas Lotéricas.
  • Locadora de veículos ou veículos novos – Nesses casos o pagamento é realizado por meio de GARE/IPVA que é uma guia de recolhimento que pode ser paga em casas lotéricas ou em qualquer banco da rede credenciada ou ainda pelo internet banking. É necessário apenas informar o número do RENAVAM do automóvel e efetuar o pagamento do valor exato.
  • O IPVA de veículos novos e usados pode ser realizada com o cartão de crédito a vista ou parcelado, porém o débito não deve constar na dívida ativa do contribuinte. O pagamento pode ser realizado na rede de atendimento credenciada que são as seguintes: Parcelenahora, Vamos Parcelas, Taki e PinPag.

detran-sp-ipva-2 2024

Consulta IPVA DETRAN SP

A consulta que é realmente solicitada pelos condutores é sobre o IPVA DETRAN SP. É possível fazer a consulta do saldo atualizado do IPVA SP pelo site do DETRAN SP ou, ainda, emitir a guia para pagamento IPVA SP por meio do site da Secretaria da Fazenda de São Paulo.

É importante manter o pagamento do IPVA em dia, sob pena de que seu carro seja retido em uma batida policial, por exemplo, por ausência de pagamento do imposto.

A base de cálculo do IPVA 2024 é o valor do veículo que é obtido pelo valor médio do veículo no mercado, vigente até o mês de setembro, prazo para cálculo do imposto que é gerado em dezembro e com vencimento até janeiro do ano seguinte. Pelo site do DETRAN SP é possível ver o vencimento do IPVA SP que vão varia pelo final da placa e pelo tipo de veículo. Lembrando que os veículos novos, o IPVA vence após 30 dias da emissão da nota fiscal; a segunda parcela do veículo novo acontece 30 dias após, a primeira parcela e assim por diante, com a terceira e última parcela do IPVA 2024 SP. Fique sempre atento a essa cobrança.

Onde Pagar o IPVA DETRAN SP?

O pagamento do IPVA DETRAN SP pode ser realizado pelo internet banking, caixas eletrônicos de atendimento rápido, casas lotéricas e agências bancárias de instituições bancárias credenciadas.

Os bancos que fazem parte da rede autorizada são os seguintes: Santander, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bancoob, Daycoval, Rendimento, Itaú, Mercantil e Safra.

O pagamento de IPVA de carros usados pode ser feita através do RENAVAM e tem sua baixa imediata, porém no caso de carros novos e de locadoras, a baixa é realizada em até 3 dias úteis.

O DETRAN SP é uma autarquia estadual que tem por finalidade conduzir e fiscalizar as normas e processos relativos ao trânsito do Estado de São Paulo. Por meio do DETRAN SP são retiradas carteiras de motorista, realizado curso de reciclagem, solicitação de documentos, transferência de veículos e muito mais.

Para saber exatamente sobre quais serviços são prestados pelo Detran SP, não deixe de acessar o site do órgão. Lá você pode solicitar extrato de multas, recursos, defesas de multas, documentos, dar entrada em solicitação de apresentação de condutor para transferência de multas, emitir boletos de licenciamento e outras taxas, realizar início do procedimento de emplacamento e muito mais.


Se gostou, curta e compartilhe: