IPVA 2024 atrasado Detran GO: Pagamento e Licenciamento 2024

Antes de tudo, o proprietário de um veículo precisa entender a importância de fazer o pagamento do IPVA e do licenciamento nas datas corretas. O dinheiro arrecadado com essas taxas, é utilizado para subsidiar uma série de investimentos no estado e no município. Dentre eles, a manutenção das vias públicas, a saúde, a educação e a segurança. No entanto, imprevistos podem acontecer. Dessa forma, o proprietário pode quitar o IPVA e o licenciamento atrasado juntamente de multas e juros. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra como pagar o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran GO.

IPVA-2024-atrasado-detran-licenciamento-1 2024

Afinal, como fazer o pagamento do IPVA 2024 atrasado junto ao Detran GO?

Normalmente, o departamento de trânsito do estado de Goiás disponibiliza, no início do ano, um calendário para que os proprietários façam o pagamento do IPVA nas datas corretas. Além disso, o valor do imposto sobre a propriedade de veículos automotores pode ser parcelado em até dez vezes.

IPVA-2024-atrasado-detran-GO 2024

Mesmo com tamanha facilidade existem proprietários que perdem o prazo e ficam com o IPVA 2024 atrasado junto ao Detran GO. De modo a resolver essa situação da maneira mesmo burocrática possível, o departamento estadual de trânsito oferece ao morador de Goiás, algumas alternativas. Efetuar o pagamento do IPVA por meio dos canais digitais ou em um banco conveniado.

Canais digitais

Emitir e pagar um boleto IPVA 2024 atrasado Detran GO é bem simples e o processo é feito de forma totalmente remota. Basta que o proprietário do veículo:

O proprietário do veículo será automaticamente disponibilizado para onde a DARE será emitida. É recomendável que o cidadão faça o download do documento de arrecadação. Para fazer o pagamento da DARE basta acessar o aplicativo de uma instituição bancária conveniada e confirmar o pagamento.

Normalmente, é necessário um prazo de aproximadamente 48 horas para que o sistema do departamento estadual de trânsito reconheça o pagamento. E, consequentemente, libere a taxa de licenciamento para ser regularizada.

Por fim, vale dizer que site disponibiliza a função “simular parcelamento”. Assim, o proprietário do veículo pode verificar qual a melhor alternativa para quitar a pendência financeira. Isto é, à vista ou em até 6 parcelas.

Banco conveniado

O proprietário do veículo também pode efetuar o pagamento do IPVA diretamente em bancos como Sicoob, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Para isso, basta que o interessado:

  • Vá até uma agência
  • Encontre, no menu principal do terminal eletrônico, a opção “pagamentos”
  • Na sequência, clique em “impostos e taxas”
  • Logo após, selecione a opção “débitos de veículos”
  • Em seguida, escolha a opção “Goiás”
  • Depois, informe se o pagamento do IPVA será feito em cota única ou parcelado
  • Por fim, faça o pagamento da taxa
  • Assim como no pagamento do IPVA, o banco solicita um prazo de até 48 horas para que o sistema do departamento estadual de trânsito reconheça que o proprietário fez o pagamento. E, na sequência, libere a taxa de licenciamento para ser regularizada.

IPVA 2024 atrasado Detran GO:  licenciamento

Assim como o calendário do IPVA é disponibilizado no começo do ano, o calendário do licenciamento também é.

pagamento-IPVA-2024-atrasado-detran-GO 2024

Os que não conseguiram efetuar o pagamento do licenciamento, por quaisquer motivos, dentro do prazo estipulado, também podem fazer o pagamento do licenciamento assim que o IPVA for quitado. Para emitir a taxa de licenciamento do veículo junto ao Detran GO:

  • Acesse o site do Detran GO ou clique aqui para ser direcionado automaticamente
  • Clique em “consulta de veículos”
  • Informe a placa e o RENAVAM do veículo
  • Na sequência, clique em consultar
  • Por fim, basta selecionar a taxa a ser paga

Em resumo, o proprietário do veículo pode fazer o pagamento da taxa de licenciamento através do internet banking ou em um terminal de autoatendimento. O banco solicita um prazo de aproximadamente 48 horas para que o sistema do departamento estadual de trânsito reconheça o pagamento da taxa e, libere o CRLV para download.

Agência bancária

Caso o proprietário tenha alguma dificuldade para efetuar o pagamento do licenciamento por meio do internet banking, ele pode ir presencialmente a uma agência bancária. Junto ao terminal de atendimento, basta que ele:

  • Procure a opção “pagamentos”
  • Clique em “impostos e taxas”
  • Selecione a opção “débitos de veículos”
  • Em seguida, clique na opção “Goiás”
  • informe se o pagamento do licenciamento será feito em cota única ou de forma parcelada
  • Por fim, faça o pagamento do boleto

O prazo estipulado para que o sistema do departamento estadual de trânsito reconheça que o proprietário fez o pagamento é de 48 horas. Após esse período, o proprietário pode fazer o download do CRLV no site do Detran GO.


Se gostou, curta e compartilhe: