Recibo Vencido de Veículo – Multa 2024
Multa Recibo Vencido de Veículo
Você sabe o que pode acontecer com o recibo vencido de veículo? Esta é uma documentação em caso de venda de veículo e que normalmente deve ser expedida no ato da compra do veículo e que o vendedor fica obrigado no prazo de até 30 dias fazer o registro de venda de veículo no DETRAN. Mas existem casos não tão incomuns que isto não é feito e o novo proprietário do veículo se surpreende com multas e infrações por infrações que não cometeram (no caso de veículos seminovos).
Quando este fato acontece, dificilmente se chega ao responsável se já se passou do prazo de registro, mas o proprietário deve ficar atento também no prazo de 30 dias contados da aquisição do veículo de providenciar a transferência do veículo para seu nome e também é obrigado o reconhecimento de firma do proprietário que adquiriu e do vendedor. Na sequência deve comunicar a venda ao DETRAN anexado cópia deste recibo e somente desta forma, o novo proprietário estará livre de qualquer responsabilidade sobre o veículo anterior a sua venda. Se não fizer todo este processo, pode incorrer em o novo proprietário ter eu pagar multas e até ter pontos em sua carteira referente infrações anteriores.
Outros dados devem ser mostrados no DETRAN no caso de venda de veículo, como a mudança de endereço dos proprietários que fica de responsabilidade do DETRAN e atualizar o cadastro dos veículos e que esta atualização não seja feita apenas no período de renovação da carteira. Esta atualização é muito importante para que toda a comunicação feita entre os órgãos de trânsito e o proprietário do veículo seja feita de maneira satisfatória, inclusive documentações como IPVA e demais tributos. Segundo o Artigo 282 do Código de Trânsito Brasileiro as notificações sobre o veículo ou ao infrator por meio de correio e são devolvidas no caso de desatualização de endereço e o que pode ser prejudicial para o proprietário do veículo percam prazos de recursos se não receberem suas notificações via correio.
Confira também: Como saber se o carro tem multa
Por isso se vai comprar um veículo deve ficar atento sobre o vendedor vai fazer a transferência de propriedade e também o recibo vencido de veículo que vai garantir que o novo proprietário não receberá multas e demais dores de cabeça de proprietário anterior.
Para transferência de propriedade de veículo vai precisar de CRV original do veículo, documento de identificação do proprietário original e cópia. Mais informações consulte a unidade DETRAN SP mais próximo.
Mais sobre o DETRAN
Se gostou, curta e compartilhe:
ola sou alessandro de goiania tenho uma pergunta,demorei a fazer a minha transferência de uma moto, ganhei 5 ponto, infração grave agora eu estou querendo fazer minha mudança de categoria b para d so que não posso porque tenho essas pontuações ,a pergunta é posso abrir um processo junto au detran porque essa pontuação não foi multa de transito.
eu tenho uma xr 200 comprei 2024 e fiquei com uma multa de recibo mais tem outa multa de recibo 2008 de outra pessoa essa multa de 2008 tenho que pagar? e da pra fazer a vistoria sem pagar a multa de 2008?
Minha esposa adquiriu um veiculo de Pessoa Jurídica, apresentei toda a documentação exigida e a cópia simples do contrato social da mesma com o protocolo da Junta Comercial do Estado de São Paulo. Porém a Ciretran de Mirassol-SP exigiu a cópia do contrato social autenticada.
Ora se o contrato dessa empresa foi consolidado e foi extraido do próprio site da junta comercial com o protocolo de entrega devidamente em dia, qual a razão de uma cópia autenticada??? O site da Junta Comercial que é o órgão responsável pela legitimidade do documento e o Detran (no caso Ciretran) não pode receber cópia simples desse Documento ??? Não seria apenas uma consulta no site ???
Estamos tratando de exigência de documentos que são recebidas e emitidas do Próprio Governo do Estado de São Paulo, ou seja, são documentos públicos sendo assim caberia apenas consulta por parte dos Detrans e /ciretrans.
Solicito por gentileza resposta sobre esse assunto, pois estou com os documentos parados desse veiculo.
Estou em BH e o carro é de SP, Comprei um carro no leilão e foi feito todo procedimento solicitado pelo DETRAN, paguei IPVA, DPVT, MULTAS, mas na hora de pagar o Licenciamento o DETRAN não deixou fazer o pagamento, estava bloqueado no banco, liguei no banco informaram que era no DETRAN liguei no DETRAN de SP “pois estou em BH” me informaram que teria que comparecer no DETRAN SP para verificar o motivo do bloqueio da taxa de licenciamento, então liguei para um despachante em SP para ele verificar para mim no DETRAN de lá, mas na mesma hora ele me informou que é normal devido o ex-proprietario do veiculo der feito à comunicação de venda no DETRAN. Espera ai eu quero fazer a transferência de proprietário à pessoa fez a parte dela que é comunicar ao DETRAN SP que vendeu a carro isso dentro do prazo dos 30 dias, mas o DETRAN SP me bloqueia pagar a taxa de licenciamento como vou transferir o carro, tenho que esta com todos os débitos do veiculo em dia e ai? Ha o despachante me cobra um valor para tirar a comunicação de venda para poder pagar a taxa e ai sim transferir o veiculo. Estou revoltado com este sistema que só serve para gerar gastos e para a população. Há tenho que pagar depois de tudo estando liberado a taxa de transferência que hoje é 129 reais e alguns centavos que não lembro.
Saudações,
Sou de Pindamonhangaba, interior do Estado de São Paulo, ano passado, mais ou menos no final de outubro, troquei o meu carro – Fiesta Sedan 2008- por uma Fiat Strada 2009 numa loja chamada Via Vale Veículos, bom, até agora, março de 2024, o vendedor Sandro, não me entregou a documentação falando que está presa no banco e pior já paguei todo ipva e licenciamento (todas as taxas) e não recebi o documento de 2024. Que faço? Já estou desesperada, ir atrás dele não funciona, só enrola. Agora ele diz que a culpa é da greve do correio, não posso nem pedir segunda via o documento não está no meu nome. Preciso de uma ajuda e rápido.
Aguardo uma resposta.
Atenciosamente,
Profª Adriana Barra