Transferência de Veículos SC – Como fazer, Documentos, Valor 2024

Como fazer Transferência de Veículos SC

Comprar um veículo é um verdadeiro sonho de muitas pessoas, porém muitas vezes quem tem esta grande vontade não tem condições de comprar um carro zero, e opta por comprar um veículo usado de um amigo, parente ou até mesmo nas concessionárias para que possa pagar um valor um pouco menor por este novo automóvel, para começar a sua vida motorizado e futuramente quem sabe pegar um veículo novo. Confira como é feita a transferência de veículos no Detran de Santa Catarina.

transferencia-de-veiculos-sc 2024

Ao realizar esta compra ou venda é preciso primeiramente se fazer uma chamada transferência de propriedade do veículo, esta que deverá ser feita através de um centro de Registro de Veículos Automotores, o chamado CRVA em um prazo máximo de 30 dias, contados a partir da data de homologação da compra, na cidade que residir, vale lembrar que este prazo é estipulado por lei, caso não seja respeitado é passível de multa tanto para o novo proprietário como para o antigo dono do veículo, desta forma é preciso uma relação de documentos para que seja realizada a Transferência de Veículos SC veja como fazer a seguir.

Para realizar esta transferência é necessário alguns documentos como por exemplo:

Cópias de documentos pessoais como CPF, RG, comprovante de residência, o certificado de registro do veículo o chamado CRV do proprietário anterior que deverá estar preenchido em nome do novo comprador, com os preços de venda fixado e a firma reconhecida por autenticidade.

Este certificado de registro e licenciamento de veículo no Detran SC, o CRVL e também seus comprovantes de quitação de IPVA, licenciamento e multas todos estes documentos que deverão ser fornecidos através do ex proprietário, além do chassi do veículo.

O Detran SC realiza algumas recomendações para os proprietários, que o vendedor deverá ficar com uma cópia autenticada de documentos de transferência assim como realizar uma comunicação de venda em um CRVA, logo que efetivado o negócio. Vale lembrar que o prazo para realização é de 30 dias, caso isto não ocorra é necessário se pagar o valor de R$ 85 ou R$ 95 dependendo da situação do automóvel. Realizando estas trocas o vendedor não será responsabilizado por multas do novo proprietário.


Se gostou, curta e compartilhe: