Suspensão da CNH – Novas Regras, Pontos 2024

Novas Regras Suspensão da CNH

Se você está preocupado em ter a carteira suspensa ou se enquadra nessa situação, veja as novas regras para perder CNH. Em geral, a população foi beneficiada com leis mais brandas, especialmente com relação a multas de trânsito. Há alterações em multas, pontos na carteira, suspensão, renovação da CNH, benefícios e muito mais, a fim de facilitar a vida dos motoristas, especialmente aqueles profissionais, os quais possuem maior probabilidade de fazer multas. Saiba mais informações sobre as novas regras de pontuação da CNH no DETRAN.

novas-regras-pontuacao-cnh 2024

Lei 40 Pontos da CNH

Há uma lei recente aprovada pelo Congresso Nacional, a qual flexibiliza o Código Nacional de Trânsito. Essa regra altera muitas questões de preocupações de brasileiros que usam veículos tanto para trabalhar como para se deslocar todos os dias. Algumas das questões de maior importância são o fato de que o limite de 40 pontos para suspensão da carteira valerá agora. Outro ponto é que a validade da carteira terá mais de 10 anos. Por fim, multas sem papel terão desconto de 10% sob o seu valor.

pontos-para-suspensao-da-cnh 2024

Novas regras lei 40 pontos

As regras foram alteradas. Desse modo, aqueles que ganham o pão como sendo motoristas poderão ter até 40 pontos na carteira relacionado a multas, já que possuem mais risco de, sem querer, cometer infrações, justamente por passarem mais tempo no volante. Para outras pessoas da população em geral, se estas não tiverem infrações gravíssimas, poderão ter até 30 pontos. 30, de outro lado, para quem cometer a infração máxima e 20 pontos se uma pessoa tiver ao menos duas multas gravíssimas.

novas-regras-cnh 2024

Quantos Pontos pode ter na CNH 2024?

Abaixo selecionamos uma tabela com a pontuação que você pode ter em sua CNH para não estourar e perder o direito de dirigir de acordo com as novas regras:

  • Sem Infração Gravíssima: 40 Pontos
  • 1 Infração Gravíssima: 30 Pontos
  • 2 ou mais Infrações Gravíssimas: 20 Pontos

Portanto o motorista tem que ficar atento, pois uma multa gravíssima pode te prejudicar bastante.

Novas regras para renovar CNH 2024

As novas regras são que a CNH valerá por ao menos 10 anos. Caso o motorista tenha mais de 50 anos de idade, por questões de saúde do indivíduo, terá de realizar o procedimento a cada 5 anos. Por fim, aqueles que possuem mais de 70 anos e, assim, tenham mais riscos, especialmente quanto à visão, o período de renovação será de até 3 anos. Outra mudança é a de que multas leves e médias poderão, na primeira vez de sua ocorrência no prazo de 12 meses, ser convertidas para advertência. Era possível fazer isso apenas com as leves. Como se vê, são inúmeras as tentativas de alteração das leis, as quais não são exatamente bem vistas por todas as autoridades.

Limite de pontos na CNH 2024

As mudanças na CNH são polêmicas. Alguns especialistas na segurança de trânsito entendem que as novas estipulações podem acabar beneficiando pessoas que não são boas motoristas. De outro lado, muito se questiona sobre o interesse do DETRAN em arrecadar recursos por meio de multas e de infrações, além de renovações de CNH. Assim sendo, é preciso testar o novo sistema para que se possa tecer uma opinião sobre isso.

pontuacao-cnh 2024

Quantos Pontos na CNH Cada Multa?

Confira a pontuação que leva de acordo com cada tipo de multa:

  • 7 Pontos – Infração Gravíssima
  • 5 Pontos – Infração Grave
  • 4 Pontos – Infração Média
  • 3 Pontos – Infração Média

Novas regras para tirar CNH 2024

Se você ainda não possui carteira de motorista, precisa saber que é preciso realizar uma autoescola. Há a possibilidade de que essa norma seja alterada. O governo prevê que pessoas que já sabem dirigir não precisem passar pelo caro e duro processo de fazer aulas em escolas especializadas. Isso se refere a uma economia de tempo e dinheiro, já que os custos para isso podem passar de três dígitos. Assim, ser cuidadoso e estar atento a essas regras pode dar menos dor de cabeça aos trabalhadores.

Mudanças na CNH

Quanto à reciclagem, até 2017 esta servia como forma de punição para maus motoristas, os quais deviam realizar um curso específico junto ao DETRAN ou a outros órgãos, como o poder Judiciário, a fim de ter mais responsabilidade no trânsito. Era uma forma de o motorista renovar a sua carteira após tê-la suspensa. Entretanto, após esse período, passou a ser algo facultativo, para que o condutor pudesse zerar os seus pontos. Tal questão ainda permanece nas novas regras, ou seja, não sofreu alterações.

Exame toxicológico CNH 2024

Talvez o governo e o Congresso alterem a necessidade de motoristas que possuem habilitação para conduzir veículos grandes de maneira profissional, deixem de realizar este exame. Porém, ainda seria necessário fazer o teste a cada 2 anos. Isso evita que motoristas dirijam alcoolizados ou com o uso de entorpecentes, evitando acidentes e vítimas fatais no trânsito. Agora, entretanto, talvez seja estipulado que se o motorista não fizer tal exame no período de 2 anos, poderá ter suspensão da CNH por até 3 meses e pagar uma multa enorme.

https://detran.blog.br/exame-toxicologico-gratuito-detran-onde-fazer.html

Há DETRAN em todos os estados. Vários desses órgãos possuem atendimentos quase de uma completude de serviços totalmente online. Assim, se você deseja algum serviço, antes de se deslocar até o do seu Estado, verifique qual é a forma de atendimento. Alguns atendem apenas por meio de agendamento. Como as regras podem mudar de Estado para Estado é bom consultar para não perder nenhum prazo e não levar maior prejuízo financeiro com multas e taxas.


Se gostou, curta e compartilhe: