Renovação CNH DETRAN MT 2024

DETRAN MT Renovação de CNH

Você tem carteira nacional de Habilitação (CNH) e percebeu que ela venceu ou está prestes ao vencimento?  Precisa renová-la, mas não sabe como fazer? Se mora em Mato Grosso saiba como fazer a renovação da CNH no Detran MT.

renovacao-cnh-detran-mt 2024

O DETRAN-MT tem inclusive um canal que informa como fazer isto , um serviço de atendimento online do próprio DETRAN que orienta, tira dúvidas e dá informações não só sobre como renovar a carteira, mas outros assuntos. A ferramenta foi criada justamente para orientar, mas também evitar os deslocamentos desnecessários ao endereço físico do DETRAN. Estima-se que 60% dos atendimentos do DETRAN sejam para tirar dúvidas e pedir informações e este serviço online reduz este tipo de atendimento e agiliza outros atendimentos que precisam ser presenciais.

Confira também: Consultar Multas de Trânsito

Para renovar a carteira de habilitação o condutor não tem jeito e precisa ir ao DETRAN MT e levar em mãos cópias e originais do CPF e RG e comprovante de residência em seu nome ou em nome dos pais. No DETRAN MT a taxa de renovação da CNH é de R$ 80. Para renovar a carteira ainda é necessário passar por exame médico que tem uma taxa de R$ 70 e, em caso de troca provisória para definitiva não é necessário fazer exame novamente e somente efetua o pagamento de uma taxa que é relativa ao custo de confecção da carteira.

Mas, há ainda os condutores que tiraram a carteira de habilitação antes de 1998 estes precisam passar por curso de atualização e para regularizar a situação devem passar por todo um processo que pode ser feito em quatro opções: presencial integral, para condutores que desejam passar por todo o processo desde a aula de direção defensiva e primeiros socorros (com carga horária de 10horas/aula e 5/aula a de primeiros socorros) e após estas aulas fazer um teste teórico com questões referentes às matérias do curso; presencial parcial para os condutores que querem fazer apenas as matérias de direção defensiva e que já tenham feito o curso de primeiros socorros e tenha comprovante disso; aproveitamento de estudos, para condutores que já tenham feito o curso anterior, ou seja, fizeram o curso para transportes especiais e para isso precisam apresentar certificado de que fizeram este curso; e a opção autodidata e que prefiram estudar por conta própria e passar no exame teórico. Por isso, se esta for sua última opção é bom comprar apostilas atualizadas de direção, código de transito e estudar bastante, pois a prova costuma ser puxada.


Se gostou, curta e compartilhe: