Renavam Consulta 2024

Consulta Renavam

Para começar você entender melhor como consultar o Renavam, uma pergunta deve ser esclarecida: O que é RENAVAM?

renavam 2024

Renavam o que é?

A sigla significa Registro Nacional de Veículos Automotores, que nada mais é que um número de identificação, que funciona com o princípio semelhante ao que é a carteira de identidade para nós. Com essa identificação, o veículo fica com todos os dados registrados nos sistemas de todos os Detrans espalhados pelo território nacional.

Os requisitos para o registro do veiculo são padronizados em todo o país, junto com o número do RENAVAM, ou seja, ao obter tal número o proprietário cumpriu todos os requisitos que sugerem a lei. Esta identificação é única de cada veículo, e sob nenhuma circunstância o veiculo poderá mudar a numeração.

Resumindo, o Renavam é um grande banco de dados que contem todos os movimentos de seu carro. É um cadastro que lhe acompanha desde a “origem” do carro (quando o importador ou o fabricante registram as informações originais). Ficará registrado nele também o emplacamento, mudança de características, a mudança de proprietários, mudança de endereço (caso a mudança seja interestadual), ate o dia seu “fim”, quando o veiculo sai de circulação.

Para que serve o RENAVAM?

Alem do que já foi dito sobre ele ser um cadastro que acompanha toda a trajetória do carro, em todos os DETRANs que existem no país, o RENAVAM também pode ser usado para a consulta de multas entre outros serviços onde será cobrado tal número.

Para aqueles que ficaram interessados em efetuar a consulta de multas pelo Renavam, basta acessar o site do DETRAN de seu estado e fazer a pesquisa. Normalmente o boleto já é disponibilizado pelo próprio site.

consultar-renavam 2024

Consultar Multas pelo RENAVAM

Consultar multas no DETRAN é fácil, simples, rápido e descomplicado. Não há mais desculpas para não fazer isso. Você pode consultar multas no Detran pelo número do Renavam em qualquer lugar, seja do seu lar, trabalho, escritório ou até mesmo durante uma viagem, em outro país.

Não arrisque ter problemas maiores e multas que se protraem no tempo, e que vão ficando cada vez mais caras quando não são pagas já durante a notificação.

Aliás, consultando multas no DETRAN você vai saber exatamente qual é o prazo para interposição de recurso nas chamadas JARI, as Juntas de Trânsito competentes para avaliar e conceder ou não o resulto que foi interposto em face das multas.

Com isso, você pode até se livrar daquela multa que te fará perder a carteira. As pessoas não costumam recorrer de multas, mas isso é muito importante. Sabia que se for a sua primeira multa você pode trocá-la por uma advertência por escrito? Pois é. Muita gente também não sabe e acaba perdendo essa oportunidade de se livrar dos pontos e do pagamento de altas taxas no bolso.

Assim, fique atento e não deixe de observar o site do DETRAN do seu Estado. Faça uma consulta agora mesmo!

Para mais informações sobre as utilidades do RENAVAM, ou outras dúvidas que possam surgir, é aconselhável que procure o DETRAN mais próximo de sua residência ou busque suporte online pelo site do DETRAN de seu estado.


Se gostou, curta e compartilhe: