O que é DETRAN? 2024

Detran o que é?

A palavra DETRAN significa Departamento Estadual de Trânsito, e foi criado para fiscalizar o trânsito de veículos no território Brasileiro. É função do DETRAN também determinar as normas que servem de avaliação para a formação e fiscalização de novos condutores – motoristas.

Em todo o Brasil, quando uma pessoa quer conseguir a sua habilitação para carro, caminhão ou moto (e outros veículos terrestres automotores) é ao DETRAN de sua região que ela deve ir. Cada autoescola, ou escola de formação de condutores no país está subordinada de certa forma às normas do DETRAN. Nas escolas se aprende a base do que será examinado pelo DETRAN nas provas teóricas, que capacitarão o candidato a fazer a prova prática mais tarde. Confira a seguir o que é e para que serve o Detran.

detran-o-que-e 2024

São avaliados ainda a capacidade física, mental e psicológica dos candidatos que querem conseguir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Dentre os exames, há o oftalmológico, que indica se o candidato tem necessidade de usar óculos para dirigir, por exemplo.

Outra atribuição do DETRAN, é o credenciamento de fabricantes de placas e tarjetas em cada estado. Para serem credenciadas as empresas devem estar capacitadas técnica, legal e juridicamente, sem contar que devem estar sem nenhuma pendencia fiscal ou financeira para conseguirem o aval para a produção das placas e tarjetas seguindo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN).

Os despachantes que cuidam da documentação de veículos também são de responsabilidade do DETRAN, cada despachante deve ser credenciado pelo DETRAN de seu estado antes de começar a trabalhar. Cada Estado tem seu próprio DETRAN, acesse: www.denatran.gov.br e vá para a página nacional do DETRAN – DENATRAN – o Departamento Nacional de Trânsito.

O DETRAN ainda é responsável também pela fiscalização da quantidade de fumaça emitida pelos veículos, e pela conhecida aplicação de multas. Na verdade, a maioria das pessoas quando pensa em DETRAN, pensa em “carteira de habilitação” e “multas de trânsito”.

A fiscalização dos poluentes é feita pelo opacímetro, um aparelho utilizado para medir o índice k e opacidade da fumaça expelida pelo escapamento. Isto faz parte também das vistorias que os funcionários do DETRAN fazem eventualmente nos veículos. A vistoria feita pelo DETRAN tem o objetivo de garantir a segurança veicular, já que um automóvel sem boas condições pode representar um risco não apenas ao condutor, mas também aos motoristas que estão perto dele.

O DETRAN cuida também de registrar, emplacar, selar a placa, e licenciar veículos, fornecendo o Certificado de Registro e o Licenciamento. O DETRAN conta com a ajuda da Policia Militar na fiscalização ou melhor, no policiamento ostensivo, no trânsito. É a polícia militar quem recebe informações quanto a habilitação suspensa, e também faz a apreensão no caso de o condutor dirigir sem condições.

Quando o governo precisa saber quais as estatísticas do trânsito em uma região especifica, é ao DETRAN que isto é pedido, e com isto, é possível fazer alterações quanto a rotas, e a velocidade nas vias – um exemplo é a recente redução no limite de velocidade de algumas vias em São Paulo, o que segundo o DETRAN, ajudou a reduzir o índice de mortes resultantes de acidentes de trânsito nas regiões onde houve a alteração.

Para acesso ao DETRAN de sua região, escolha o DETRAN de seu estado:


Se gostou, curta e compartilhe: