Nova Validade CNH 2024

Novo Prazo para Renovação de CNH no DETRAN

Acompanhar as mudanças nas leis de trânsito nem sempre é uma tarefa fácil. Mas é arriscado não se informar sobre, pois pode receber uma multa pela nova lei. Ou ter pontos na carteira pelo mesmo motivo. Recentemente houve algumas mudanças substanciais quanto à lei de trânsito. Nessa mudança a validade da CNH foi alterada e aumentou. Mas se você ainda não sabe as informações de como ficará a validade da CNH com a nova lei, abaixo iremos falar um pouco mais sobre o assunto para te auxiliar.

nova-cnh-emissao-validade 2024

Validade da CNH – Lei antiga

Se você se lembra bem a regra antiga da validade CNH era de 5 anos até os 70 anos. E acima de 70 anos a validade passava para três anos. Além do vencimento você poderia perder sua carteira por pontuação. A pontuação para suspensão da carteira era de 20 pontos. Esses pontos ficavam no período de 12 meses registrados na carteira.

Nesses dois casos você precisaria ir até o DETRAN do seu estado e renovar sua carteira. O que era muito tempo e recursos financeiros investidos nos dois casos. Por esses e outros motivos houve mudança nessa regra em 2019. Para ficar atualizado quanto às mudanças nas leis de trânsito você pode acessar os site do DETRAN ou acompanhar noticiários. Como já foi dito é muito importante que você entenda as novas regras. Assim irá evitar de levar uma multa, pontuação ou perder a carteira por desconhecimento da nova lei.

Validade da CNH – Nova lei

Com a nova lei a validade da CNH mudou. Antes sua carteira valia até 5 anos se você tivesse até 50 anos. Agora essa validade passa para 10 anos. E se você tem entre 50 e 70 anos a validade volta a ter 5 anos. E para pessoas com mais de 70 o vencimento é de 3 anos. E se você é um motorista profissional a validade é de 10 anos. Portanto agora a validade da carteira aumentou. Porém depois que esse período passa você ainda precisa ir ao DETRAN realizar a renovação. Então fique atento a data de validade.

Outra mudança é da pontuação da CNH. Ela será suspensa apenas com 40 pontos na carteira. Se você não tiver nenhuma infração gravíssima a regra dos 40 pontos se aplica no seu caso. Se tiver apenas uma infração gravíssima passa a poder ter no máximo 30 pontos. E se já tem duas ou mais infrações gravíssimas na carteira a pontuação máxima voltar para 20. Para motoristas profissionais a lei diz que a pontuação é de 40 pontos independentes de infrações gravíssimas.

Com essa nova lei você demora mais tempo para precisar retornar ao DETRAN e atualizar sua carteira. Te poupando tempo e dinheiro em alguns casos. Mas fique atento a quantidade de pontuação ainda poderá suspender sua carteira de motorista.

nova-validade-cnh 2024

Outras mudanças com a nova lei

A nova lei mudou outras regras além da validade da CNH. Entre essas regras estão o uso da cadeirinha para crianças de até 10 anos. Esse uso começará a ser determinado pelo peso e altura da criança. Porém o transporte sem a cadeirinha apropriada ainda é considerada infração gravíssima.

O transporte de bebidas alcoólicas no veículo também ficou vetado. Só poderá ser transportada vedada e no bagageiro ou no porta malas. Nessa situação, inclusive passageiros estão proibidos de consumir bebidas alcoólicas dentro do carro. Sendo o motorista sujeito a multa nesses casos.

Acidentes de trânsito que envolve vítimas e motoristas embriagado ou sob efeito de substância também mudou. Agora o motorista irá responder por homicídio culposo ou lesão corporal grave ou gravíssima. Além de ser vetado que o mesmo cumpra a pena de outra forma como com serviço comunitário.

Outra mudança é a conversão de multas médias e leves para pontuação na carteira. Antes você poderia realizar essa conversão caso não tivesse nenhuma infração de igual natureza nos últimos 12 meses. Com a nova lei você não pode ter tido nenhuma outra infração nos últimos doze meses para realizar a conversão de multas e pontos.

Além dessas podem ocorrer outras mudanças nas leis de trânsito. Para conhecer essas leis você precisa ter acesso a notícias. Além dos noticiários pode acessar o diário oficial da união. É lá onde o governo federal informa as mudanças que estão ocorrendo no brasil.

renovacao-nova-cnh-validade 2024

Para ter mais informações sobre a lei você tem algumas alternativas. Pode por exemplo ir até um dos Detrans da sua cidade. Lembrando que tem um sempre próximo de você oferecendo serviços e informações sempre que preciso. Além da presencial o DETRAN sempre disponibiliza novas informações no site da instituição. Além das informações você pode ter acesso a serviços online. Cada estado tem um site específico do DETRAN para tais informações e serviços. Além de encontrar telefones para contato endereço e outros.


Se gostou, curta e compartilhe: