Moto de leilão pode rodar? Vale a pena comprar? 2024

A princípio, o cidadão que adquirir uma moto de leilão pode rodar com ela normalmente. Isto é, se o veículo estiver devidamente regularizado e em boas condições de uso. No entanto, para que a comprada moto de leilão seja realmente vantajosa, o potencial comprador de analisar alguns detalhes importantes. Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura desse artigo e descubra se vale a pena comprar uma moto de leilão.

moto-de-leilao-pode-rodar 2024

Leilão de motocicletas

De antemão, comprar uma moto de leilão pode ser bastante vantajoso. Afinal, a relação custo benefício quando comparado aos veículos de concessionárias, é bem mais interessante.

vale-a-pena-comprar-moto-de-leilao 2024

Embora pouca gente saiba, o leilão de motos é feito pelo poder público. Normalmente, os veículos leiloados são aqueles que foram apreendidos, pelos policiais ou agentes de trânsito, por motivos de infrações ou não pagamento de financiamentos.

Em outras palavras, as motos que foram apreendidas e que não foram resgatadas em tempo hábil, são leiloadas. Com o leilão é possível arrecadar dinheiro para o poder público e esvaziar as garagens.

De acordo com o código de trânsito brasileiro (CTB), os leilões são totalmente legais. Ou seja, ele sempre pode acontecer quando o proprietário de um veículo apreendido ou removido não faz as devidas reclamações dentro do prazo de sessenta dias. O prazo começa a ser contabilizado a partir da data de recolhimento.

Enfim, se após o período estipulado o proprietário não recorrer ao órgão executivo para ter de volta seu automóvel, o poder público irá avaliar as condições do veículo e levá-lo a leilão.

Por fim, o leilão de motos acontece exatamente como nos moldes já conhecidos. Isto é, cada veículo é exposto como um lance inicial e vendido pelo lance final.

Afinal, moto de leilão pode rodar?

Existem, basicamente, 2 tipos de motos de leilão. As sucatas e as conservadas. A princípio, as motos consideradas sucatas não podem rodar. Ao arrematar um veículo dessa natureza, o cidadão deve utilizá-la para remover as peças que ainda estão boas.

moto-de-leilao 2024

As motos de leilão que se encontram em bom estado de conservação podem rodar tranquilamente. Isto é, se a documentação do veículo também estiver devidamente regularizada.

É importante destacar que, comprar uma moto de leilão pode ser bastante vantajoso. Isso porque, se o veículo estiver em bom estado de conservação, costuma ser bem fácil regularizar a parte burocrática. Geralmente, para regularizar uma moto de leilão para poder rodar tranquilamente pelas vias públicas, o comprador deve:

  • Verificar toda a documentação: a princípio, a documentação da moto de leilão só pode ser regularizada quando constar pequena ou média monta em seu documento. Afinal, os danos sofridos pelo veículo são considerados reversíveis. E, consequentemente, não comprometem o funcionamento da motocicleta;
  • Realizar a vistoria junto ao Detran e consiga o Certificado de Segurança Veicular: a princípio, o Certificado de Segurança Veicular, emitido pelo Detran, é utilizado para declarar que a motocicleta pode voltar a circular. Na vistoria são analisados os itens de segurança como o sistema elétrico e se o veículo está alinhado e balanceado.

Por fim, com a moto de leilão regularizada junto ao departamento estadual de trânsito, o comprador pode rodar com a motocicleta, em segurança, pelas vias públicas do território nacional.

Vale a pena comprar uma moto de leilão?

Para saber se vale a pena comprar uma moto de leilão é necessário avaliar cautelosamente o veículo em questão. Assim como é complicado comprar uma moto usada em qualquer situação, as motocicletas advindas de leilões também têm suas particularidades. Isso porque, embora as motos passam por um certo filtro antes da venda acontecer, não existe muita categorização e informação sobre o produto.

No entanto, os preços das motos de leilão tender a estar muito abaixo da tabela FIPE. Dessa forma, o proprietário pode, inclusive, desmontar o veículo e revender as peças. Por fim, para ter vantagens ao comprar uma moto de leilão, o cidadão deve:

  • Procurar um leilão confiável: o cidadão deve, principalmente, verificar se o leilão escolhido está de acordo com as normas do departamento estadual de trânsito e de alguma instituição financeira;
  • Faça pesquisa rápidas: embora o tempo do leilão seja muito rápido, é muito importante que o potencial comprador verifique a placa antes de arrematar o veículo. Dessa forma, o cidadão pode encontrar eventuais processos sobre o veículo;
  • Avaliar o estado da motocicleta: para não ter grandes prejuízos com a moto de leilão é importante que o cidadão verifique o estado geral da motocicleta. Afinal, observar itens da carenagem e do motor, ainda que superficialmente, pode ser muito importante para não comprar uma sucata;
  • Observar o preço: ainda que a grande vantagem do leilão seja encontrar valores abaixo da tabela FIPE, o cidadão deve se atentar se o preço estiver muito abaixo. Afinal, quanto menor o preço maior a chance de o veículo ter muitos problemas.

Por fim, é importante verificar todos esses itens para que seja realmente vantajosa a compra de uma moto de leilão.


Se gostou, curta e compartilhe: