Licenciamento Digital 2024 – Emitir Guia e Fazer Pagamento 2024

Licenciamento Digital: CRLV-E 2024

O licenciamento digital 2024 é a nova maneira de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo que também é conhecido como CRLV. Esse documento é de porte obrigatório e é através dele que o condutor tem permissão para circular com veículo, portanto, é muito importante ter conhecimento sobre como você pode emitir o seu e renovar esse documento, afinal de contas, sem ele o veículo não está liberado para circular.

Uma vez que você não tem esse documento atualizado, alguns problemas podem surgir, como a apreensão do veículo, pois ele se torna irregular a partir do momento em que seu licenciamento digital não está atualizado para o ano vigente. Veja como você pode fazer a emissão dele através da internet e agilize esse processo que há alguns anos sempre foi burocrático, mas com o apoio na internet e também da inovação nos serviços públicos agora é possível fazer de forma online.

licenciamento-digital-detran 2024

Licenciamento Digital DETRAN 2024

O licenciamento anual do veículo está disponível para ser emitido de forma digital. Essa é mais uma novidade que o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN) disponibilizou para todos os condutores, o que gera bastante economia para essas pessoas e também para o próprio atendimento presencial que consegue dar foco em outras atividades que ainda não são possíveis de serem resolvidas através da internet.

É cada vez maior o número de serviços públicos que estão disponíveis pela internet e o cidadão que passa a utilizar e ter conhecimento sobre consegue economizar tempo e também resolver problemas de forma mais fácil. Antes quando não tínhamos o apoio da internet era necessário procurar os atendimentos presenciais e isso gerava bastante gasto de tempo, uma vez que as filas eram bem intensas, o que fazia o atendimento ser demorado.

Essas são as orientações gerais sobre o documento de licenciamento digital, nos próximos tópicos entraremos mais no detalhe de cada etapa:

  • O documento é anual, ou seja, precisa ser renovado todos os anos
  • Agora é possível fazer a emissão de forma digital
  • O pagamento da taxa poderá ser feita no sistema bancário
  • Depois de efetuar o pagamento, o download e também impressão do documento CRLV estará disponível diretamente no portal do Detran
  • No aplicativo da carteira digital de trânsito também é possível emitir esse documento, após o pagamento da taxa
  • Necessário realizar a atualização dos documentos de acordo com o calendário de licenciamento 2024

Com essas orientações gerais é possível se programar para poder renovar o seu licenciamento digital 2024. Sem esse documento o veículo não fica liberado para circular no território brasileiro.

crlv-digital 2024

Licenciamento Digital Emitir Guia 2024

Para emitir a guia do licenciamento digital 2024 não tem segredo, mas separamos algumas orientações para que você possa executar esse processo sem dúvidas e com confiança no que você está fazendo. O serviço já está disponível no site do Detran do Estado de São Paulo e abaixo as orientações explicam como proceder:

  • Acesse o site do Detran: https://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/Licenciamento/licenciamento%20digital
  • Clique no botão “Faça pela internet”
  • Você vai precisar fazer o seu login ou cadastro, caso ainda não seja cadastrado
  • Acesse a seção de verificação de débitos e impedimentos
  • Faça a emissão documento para pagamento
  • Efetue o pagamento na rede bancária

Somente após o pagamento do licenciamento digital 2024 é que esse documento estará disponível para ser emitido no site ou no aplicativo. Como se trata de boleto, precisamos de uma média de até 3 dias úteis para que ele possa ser compensado, mas normalmente pode acontecer antes desse prazo. Não deixe de ir constando para ver a disponibilidade desse documento.

Para demais estados, basta acessar o site do Detran do estado correspondente ao veículo.

licenciamento-digital 2024

Pagamento do Licenciamento Digital 2024

O licenciamento digital é um processo anual que todos os proprietários de veículos precisam realizar para poder deixar o mesmo apto e em condições legais de circular no território brasileiro. Sem esse documento atualizado todos os anos, o veículo acaba ficando irregular, o que pode até gerar apreensão do mesmo.

Existe um calendário que é liberado pelo Detran todos os anos e ele será o seu guia para entender quando é que o seu veículo precisa desse documento atualizado. Você viu acima que a atualização agora está disponível de forma digital, isso significa dizer que você não precisa procurar os atendimentos presenciais para fazer a atualização do mês.

Imprimir Licenciamento Digital CRLV-E 2024

Depois que você emitir a guia online, o próximo passo é fazer o pagamento do CRLV digital 2024. Siga as orientações abaixo para realizar esse procedimento:

  • Faça a emissão da Guia online;
  • O pagamento pode acontecer na rede bancária
  • Através de aplicativo do banco, internet Banking e agências bancárias é possível realizar o pagamento
  • O valor da taxa está a partir de R$98, mas pode sofrer alterações todos os anos

imprimir-licenciamento-digital 2024

Você pode optar por imprimir o licenciamento digital, basta acessar o aplicativo, salva o documento e fazer a impressão. Em uma possível vistoria, você pode mostrar tanto o celular com o QR Code no aplicativo CRLV-E ou pode também mostrar a página impressa caso esteja com o QR Code legível.

O valor do licenciamento digital pode ser ajustado todos os anos, mas conforme você pode verificar acima ele está custando a partir de R$98. E tenha atenção quanto ao prazo de renovação e data de vencimento do boleto de pagamento.


Se gostou, curta e compartilhe: