Licenciamento de Moto Detran 2024

Detran Licenciamento de Moto

Os motoristas que compram qualquer veículo, seja uma moto um carro, não podem simplesmente adquirir o veículo e sair andando com ele pelas ruas de qualquer cidade do Brasil, mesmo que esteja legalmente habilitado para isso. Confira como fazer o licenciamento de moto no Detran.

licenciamento-de-moto-detran 2024

Todos os veículos que circulam por qualquer cidade do Brasil precisam passar por um procedimento chamado Licenciamento. E este procedimento vale tanto para carros quanto para motos, não existe uma diferença de processos em relação a isso, apenas algumas diferenças em relação aos valores que devem ser pagos pelos consumidores que compraram o produto e que precisam encaminhar toda a documentação do carro ou da moto.

É importante lembrar aos motoristas que a lei não permite que qualquer veículo esteja circulando pelas ruas sem que ele esteja licenciado. Caso o motorista seja parado em alguma blitz e não tenha os documentos que comprovem que o carro se encontra em situação regularizada, o motorista será multado e ainda poderá perder o veículo, que será guinchado.

Para fazer o licenciamento de um carro ou de uma moto as pessoas devem procurar o Detran do seu estado que esteja mais próximo de sua residência. Somente o Departamento Estadual de Trânsito está habilitado legalmente a fazer este procedimento. Existem duas condicionantes para que o licenciamento de qualquer veículo seja liberado pelo Detran: Ele precisa estar com o seu IPVA daquele ano pago (no caso se for uma moto usada ela precisa estar com todos os IPVAs pagos) e também precisa estar com o seguro obrigatório também pago. Aqueles que estão comprando uma moto devem ficar atentos porque o valor do seguro obrigatório é mais caro para os motociclistas do que para os que andam de carro.

Em relação as taxas que devem ser pagas, cada estado possui um valor diferente para a cobrança dos motoristas, e portanto será necessário checar no Detran do seu estado qual o valor que deve ser pago para que a moto seja licenciada. Além disso existe um prazo que também varia que deve ser esperado até que o motorista consiga o seu licenciamento da moto.


Se gostou, curta e compartilhe: